Modern Family – 8×13 – Do It Yourself

Imagem: Arquivo pessoal

“É chamado de tensão dramática.”

É para levantar as mãos e agradecer mesmo! Depois de semanas com episódios bem fracos, Modern Family trouxe algo bom. “Do It Yourself” foi um respiro na maré baixa da sitcom e nos garantiu bons 20 minutos (inclusive, há tempos não assistia um episódio sem contar os minutos para acabar).

Seguindo a linha do “faça você mesmo” e trabalhando com quatro tramas em paralelo, à exceção de Alex, todos os membros da família apareceram no episódio, o que significa que sim, minha Lily tá viva! E já que falamos nela, cenas impagáveis as proporcionadas pelos Tucker-Pritchett. Indignados com o fato de Lily ter contratado através de um aplicativo uma mulher para limpar seu quarto, Cam e Mitch depois de uma rápida autoavaliação decidiram  que estava na hora de ensinar a filha a fazer tarefas por conta própria. Mas é claro que haveria uma performance de Cam e  toda um resgate de suas histórias da infância e da juventude no Missouri. O resultado da picada da vespa foi um extra cômico.

Para os lados dos Delgado-Pritchett, uma coisa está se consolidando: Jay não está sabendo envelhecer e está trazendo o seu lado mais carrancudo à tona. Muito comportamento de macho-alfa se incomodar por Gloria ter contratado um treinador para ajudar o pequeno Joe a treinar suas habilidades no basebol. Dali para o treinador ajudar em alguns serviços na casa foi pura cortesia. Jay se sentiu ameaçado e se espinhou porque sua família achou alguém que fizesse o que ele não estava fazendo, não porque não queria, mas porque, por exemplo, não tem paciência para as lamúrias de Manny. Quando tentou fazer algo, Jay fez para provar que poderia fazê-lo. Acabou encurralado no próprio orgulho. Mas assim podemos ter a ótima reação de Gloria achando que o marido havia morrido! No fim das contas, Gary ajudou Jay a perceber o seu próprio valor.

Na casa dos Dunphys, Phil tentava provar a si (e a todos) que era capaz de consertar pelo menos uma coisa na vida, que possui habilidades manuais. Foi um misto de graça e fofura vê-lo suando frio e se gabando de ter conseguido ajeitar a secadora da casa. Aliás, ponto para a direção da série que encheu a casa da família Dunphy de roupas por secar.

Mais sobre Phil e a secadora, era óbvio que algo daria errado. Mas por ora era a confiança que ele precisava para dar início ao seu projeto de infância, a Torre Dunphy, e ver Jay o ajudando a realizá-lo foi um respiro nessa maré chata que tomou conta do patriarca, sobre a qual falamos há pouco. Óbvio também que Phil enfrentaria algumas inseguranças, ainda mais depois que a secadora voltou a dar erro. Phil saiu de um dos melhores dias da sua vida (impagável a reação de Claire depois da transa) para um dos dias mais assustadores. Calma, Phil, segura o nervosismo que você consegue!

Lá na casa dos Dunphys ainda, a família se desesperava com o novo passatempo culinário de Claire. Todos confiaram em Haley para trazer a verdade para Claire e revelar que o dom culinário passou longe dali. Todavia, extremamente sensível e madura a postura de Haley de não magoar a mãe. Família, né, gente, nos tiram do sério, mas são nosso amor.

Melina Galante

Melina Galante

Produtora e realizadora audiovisual, no momento em processo acadêmico. 99% seriadora com aquele 1% noveleira. Divide as fases da vida em Buffy, a Caça-Vampiros, Gilmore Girls e Grey's Anatomy. Sua menina dos olhos, porém, é Penny Dreadful. No Mix de Séries escreve as reviews de Modern Family, Orange is the New Black, Scandal e o que vier.

No comments

Add yours