Morre renomada atriz da série Law & Order SVU
Estrela que participou de mais de 40 episódios de Law & Order SVU faleceu. Notícia foi confirmada nesta terça-feira, 17.
Joanna Merlin, conhecida por seus papéis na Broadway, no filme “Fama” e como a intransigente Juíza Lena Petrovsky na série de TV Law & Order SVU, faleceu aos 92 anos.
Seu falecimento veio de um anúncio do Programa de Atuação de Pós-graduação da Tisch da Universidade de Nova York, onde ela foi membro do corpo docente desde 1998.
“Joanna era atriz, mestre professora de Chekhov e ex-diretora de elenco para Harold Prince, Stephen Sondheim, Bernardo Bertolucci e James Ivory”, disse o comunicado da NYU. “Joanna será profundamente sentida no Grad Acting, pela comunidade Chekhov e pelas muitas pessoas que ela tocou através de sua arte.”
Merlin, renomada por seu trabalho como diretora de elenco, teve um papel crucial na escolha dos atores para várias produções icônicas da Broadway de Stephen Sondheim. Ela serviu como a confiável diretora de elenco para Harold Prince por muitos anos.
Ainda não confirmaram a causa específica da morte.
Do palco para a TV
Nascida Joann Ratner em Chicago, em 15 de julho de 1931, ela adotou um nome artístico ao embarcar em sua jornada no mundo do entretenimento. Sua carreira a levou ao palco da Broadway, onde atuou em três produções notáveis. Entre elas a versão original de “Becket” de 1960, com Laurence Olivier e Anthony Quinn. Bem como a produção original de “A Far Country” de 1961, estrelada por Kim Stanley.
Leia também: Law & Order SVU: episódio deixou atriz sem palavras e aos prantos
No entanto, o grande momento de Merlin no palco ocorreu em 1964 quando ela interpretou Tzeitel, a filha mais velha do leiteiro Tevye. Foi no musical de sucesso “Um Violinista no Telhado“. O desejo de seu personagem de se casar com o pobre alfaiate Motel foi um elemento crucial na história, e ela fez parte do memorável número musical “Matchmaker, Matchmaker“.
Após seu papel em “Um Violinista no Telhado“, Merlin voltou seu foco para a direção de elenco, particularmente na Broadway. Ela escolheu atores para papéis cruciais em alguns dos musicais mais significativos de Stephen Sondheim. Incluindo “Company“, “Follies“, “A Little Night Music“, “Pacific Overtures“, além disso “Sweeney Todd” e mais.
Law & Order SVU foi destaque na carreira da atriz
A carreira de Merlin na tela começou com seu papel como a filha de Jetro em “Os Dez Mandamentos” de Cecil B. DeMille (1956), seguida por papéis menores na televisão e no cinema durante os anos 1960 e 70. Entre eles “Naked City” e, além disso, “All That Jazz” de Bob Fosse.
Merlin, da mesma forma, teve participações especiais ou pequenos papéis em filmes como “Mr. Wonderful” e “The Wackness“. Bem como apareceu em séries de televisão posteriores, como New York Undercover, All My Children, The Good Wife e Homeland.
Para os fãs de TV, ela será eternamente lembrada por seu papel na franquia Law & Order. Embora tenha aparecido na série original em meados dos anos 1990, sua interpretação marcante foi em mais de 40 episódios de Law & Order SVU, de 2000 a 2011, como a intransigente e formidável Juíza Lena Petrovsky. Esse, sem dúvidas, foi o papel definidor de sua carreira.