Mr. Robot – 2×04 – eps2.2_init_1.asec

426507
Imagem: Banco de Séries

[spacer size = “20”]

Continua após publicidade

O episódio iniciou mostrando o nascimento do Mr. Robot. Elliot, até então, era um cara normal que morava com sua irmã, pelo o que deu a entender, e não tinha um emprego. Ele levava uma vida tranquila e mansa que gostava de assistir um filme gore com sua irmã. É nesse filme a inspiração para o homem da máscara, símbolo da fsociety. Também vimos o momento em que Elliot veste o uniforme do seu pai (cujo apelido era Mr. Robot) e, a partir desse momento, Elliot se transforma totalmente! Usando o uniforme de Mr. Robot, Elliot arquiteta em derrubar a Evil Corp com o intuito de salvar o mundo. Foi interessante observamos a influência da figura do seu pai em sua vida. Elliot tem o seu pai como herói e é grande uma referência na sua vida. Vimos na temporada passada que o pai de Elliot Alderson era um grande problematizador que criticava a sociedade em geral com o pequeno Elliot.

Continua após a publicidade

A genialidade da série está por conta das teorias que podemos criar e até mesmo duvidar do que está acontecendo. Por exemplo, eu não acredito de verdade que tudo aquilo mostrado está realmente se sucedendo, pois acho que é parte da imaginação de Elliot conforme já mencionei nas reviews anteriores. A suspeita de que Elliot se encontra ou num lugar psiquiátrico ou numa prisão está se confirmando cada vez mais à medida que venho acompanhando os episódios. Vou tentar enumerar o porquê:

Continua após publicidade

1) Já repararam na cor do quarto do Elliot e na quantidade de janelas existentes? A cor é cinza que é usada em quartos dos pacientes (instituição psiquiátrica) ou de presos (prisão). Em ambos, usa-se cinza. No quarto do Elliot há uma só janela e isso dá impressão de um lugar claustrofóbico como um quarto de uma prisão ou instituto de psiquiátrica;

2) Repararam que ele não interage com ninguém do mundo exterior a não ser pelo telefone? Por que Darlene usa um telefone para comunicar algo tão importante com o Elliot? Por que eles não se encontraram em um lugar seguro para conversar sobre isso? Reparem que foi a Darlene quem foi visitar o Elliot e não ele. Outra: por que quando ela foi o visitar, eles ficaram o tempo todo sentado numa mesa? Parecia que eles tinham tempo para conversarem.

Continua após publicidade

3) Repararam que Elliot não tem o seu computador a seu redor? Como um programador fica longe do seu computador? Para isso ele tem que ter um motivo, porque programadores trabalham com computador. Elliot só tem acesso a um diário e uma caneta. Por que ele não tem acesso a computador?.

4) Repararam que Elliot não sai e tem a mesma rotina com as mesmas pessoas?

Continua após a publicidade
O MIX DE SÉRIES atingiu 10 milhões de visitas mensais e vamos ensinar tudo que aprendemos nessa caminhada! Aumente o tráfego do seu site com técnicas avançadas de SEO.
Faça seu pré-cadastro aqui!

5) A cena do xadrez entre Elliot e Mr. Robot foi numa praça que não tinha ninguém ao redor. A mim deu a entender que foi na parte exterior da clínica ou prisão, num jardim mesmo. Não me pareceu que foi numa praça pública.

Eu ainda acho que Elliot se encontra numa clínica psiquiátrica do que numa prisão porque ele pode ter sido preso e terem o declarado como esquizofrênico por ouvir vozes do Mr. Robot. São especulações e especulações que ganham cada vez mais força. Se for isso mesmo, Mr. Robot foi genial.

A cena mais triste desse quarto episódio foi a do Alderson falando do seu futuro. Eu fiquei tão triste porque me identifiquei com o dilema de Elliot. Todos nós também queremos estar junto de quem amamos e desejamos nos reunir com eles numa mesa para comermos juntos. Os seres humanos não foram criados para ficarem só; nós não conseguimos ficar sozinhos porque precisamos nos comunicar e nos sentir amados de alguma forma. É desse jeito que Elliot se sente: ele também quer sentir esse amor pelo outro e dar amor também. O Mr. Robot seria essa figura paterna que lhe deu amor e ensinou a enxergar o mundo criticamente como o Elliot enxerga hoje. Fica aí o grande questionamento de Mr. Robot. Aliás nessa parte, Elliot nos inclui na mesa do encontro das suas pessoas queridas e isso foi tão lindo! É como se nós fôssemos os cúmplices das suas decisões e por isso merecemos uma cadeira naquela mesa.

Rami Malek, você merece todos os Emmys e Globo de Ouro porque já disse várias vezes que não consigo imaginar outro ator dando vida a Elliot Alderson. É incrível a maestria do Malek ao conduzir seu personagem, pois a gente torce e entra nas paranoias do Elliot. Rami tá destruindo forninhos nessa segunda temporada de Mr. Robot.

[spacer size = “20”]

PS1: Angela tá chata demais e nem vou ficar perdendo o meu tempo falando sobre o plot dela.
PS2: “I’m hacking the FBI” Caraaaaaaaca!!!! Ferrou de vez!!! The monster is back. Só quero ver como isso se desenrolará.