Mulheres de Azul Episódio 1 Explicado: Quem é o assassino?

Confira a explicação com spoilers do primeiro episódio da série Mulheres de Azul, nova produção mexicana da Apple TV+.

Mulheres de Azul série episodio 1 explicado
Imagem: Divulgação.

Mulheres de Azul“, a nova série da Apple TV+ em espanhol, é inspirada em eventos reais de 1971, mas sua relevância ressoa até os dias de hoje. Em 1971, quando um serial killer tomou conta da capital mexicana, o governo decidiu iniciar uma nova campanha de recrutamento de policiais femininas para desviar a atenção da força policial ineficaz.

O que essas mulheres não sabem é que todo o treinamento rigoroso e o trabalho árduo que estão enfrentando são apenas uma jogada publicitária para salvar a imagem do governo.

Quem é o assassino de Mulheres de Azul?

Mulheres de Azul série episodio 1 explicado
Imagem: Divulgação.

Na Cidade do México de 1971, um serial killer está à solta, matando mulheres e deixando-as amarradas e despidas em locais públicos. Após três assassinatos, o serial killer é apelidado de “The Undresser”, e logo protestos tomam as ruas, pois a polícia não está fazendo nada para proteger as mulheres da cidade. Essas mulheres estão sendo capturadas por alguém em quem confiam e gostam – algo que o público sabe, mas só no final do primeiro episódio algo pode surgir dessa observação.

PUBLICIDADE

O novo chefe de polícia, Emilio Escobedo, nomeado pelo presidente do país, decide desviar a atenção dos crimes hediondos desse assassino e focar mais nas mulheres do México. Ele faz um grande anúncio televisionado sobre como a nova década significa mudança e que agora é a hora das mulheres do México se juntarem à força policial. Claro, as mulheres do país estão entusiasmadas com essa oportunidade, mas não percebem que isso é apenas uma jogada publicitária do governo.

Quem é Romandia?

Após fazer seu grande anúncio, Escobedo recruta Octavio Romandia, um ex-policial que era excelente no trabalho, mas acabou sendo suspenso indefinidamente por quebrar o nariz do chefe de polícia na época e por várias contagens de insubordinação. Romandia pede a Escobedo para mantê-lo como detetive mesmo se o plano falhar, e Escobedo concorda.

No entanto, Romandia parece realmente querer ajudar essas mulheres e trabalhar ao lado delas. Ele não as trata de maneira diferente do que trataria policiais masculinos e as incentiva a serem fortes. Esperemos que essa atitude continue.

Quem São as Quatro Personagens Principais?

Mulheres de Azul série episodio 1 explicado
Imagem: Divulgação.

Maria

Na vida de Maria, a única coisa que importa é sua família. Ela é uma dona de casa com um marido amoroso, Alejandro, que é arquiteto, e dois lindos filhos. No entanto, no aniversário de Alejandro, Maria descobre que seu marido, que está frequentemente fora em projetos, a está traindo. Ferida pela situação, Maria decide deixar sua casa e ingressar no campo de treinamento policial.

Valentina

Valentina, a irmã rebelde de Maria, é um pouco desajustada. Ela vive como uma hippie e é uma grande parte dos protestos contra a polícia em relação ao “The Undresser”. Apesar das diferenças, as irmãs têm uma conexão forte, e Valentina incentiva Maria a mostrar ao marido como será sua vida sem ela.

Gabina

Gabina vem de uma família de policiais, mas deveria estar em casa ajudando a mãe. Conhecida como “Curly” na família, ela está sempre na estação competindo com os irmãos para mostrar suas habilidades naturais de policiamento. Seu irmão mais velho, embora siga cegamente os desejos do pai, também sente uma certa inveja dos instintos de Gabina.

Angeles

Angeles vive com sua avó e descobre que seu fogão está quebrado. Trabalhando no mesmo lugar há três anos, sem perspectivas de progressão na carreira, ela decide mudar de rumo. Angeles perdeu os pais em um assalto quando era jovem e é a nerd do grupo.

O Primeiro Episódio

No primeiro episódio de “Mulheres de Azul“, as quatro mulheres, junto com outras, decidem se juntar ao treinamento policial. Após um campo de treinamento exaustivo, 16 mulheres são selecionadas, incluindo nossas quatro protagonistas. Quando as mulheres fazem a seleção, “The Undresser” ataca novamente, com uma quarta vítima encontrada em uma piscina.

Por Que Maria Dá o Salto?

Quando o marido de Maria descobre o que ela fez em “Mulheres de Azul“, ele decide trazer flores e pedir desculpas por fazê-la acreditar que ele não a ama. Maria o perdoa, mas também diz que ser detetive era seu sonho de infância. Ela desistiu desse sonho ao decidir se casar e começar uma vida juntos, mas agora pretende alcançar seus objetivos com o apoio de sua família amorosa. Quando é convidada a saltar de um avião para provar que pode ser destemida, ela diz a Romandia que não quer ser policial por obrigação, mas porque isso é o que ela deseja.

Apoio a Gabina

O irmão de Gabina aparece no acampamento e tenta levá-la de volta para casa, mas as mulheres se unem e a defendem, mostrando já ser uma força que se destaca.

No final do episódio, as mulheres se formam no acampamento com uniformes azuis, incluindo uma saia curta e desconfortável. Enquanto isso, uma mulher chamada Paola deixa o trabalho tarde da noite, entra em um carro e desaparece. Provavelmente a última vez que sua colega a verá.

Mulheres de Azul” promete ser uma série emocionante e relevante, abordando temas como igualdade de gênero, corrupção e a luta contra o crime, tudo isso inspirado por eventos reais. Não perca os próximos episódios desta envolvente série da Apple TV+.

Sobre o autor

Anderson Narciso

Editor-chefe

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal que está no ar desde 2014. Autor na internet desde 2011, passou pelos portais Tele Séries e Box de Séries, antes de criar o Mix. Formado em História pela UFJF e Mestre em História da Saúde pela Fiocruz/RJ, Anderson Narciso se aventurou no mundo da criação de conteúdo para Internet há 15 anos, onde passou a estudar sobre Google, SEO e outras técnicas de produção para web. É também certificado em Gestão Completa de Redes Sociais pela E-Dialog Comunicação Digital, além de estudar a prática de Growth Hack desde 2018, em que é certificado. Com o crescimento do site, e sua parceria com o portal UOL, passou a atuar na cobertura jornalística, realizando entrevistas nacionais e internacionais, cobertura de eventos para as redes sociais do Mix de Séries, entre outros. Atua como repórter no Rio de Janeiro e São Paulo, e pelo Mix já cobriu eventos como CCXP, Rock in Rio, além de ser convidados para coberturas e entrevistas presenciais nos Estúdios Globo, Netflix, Prime Vídeo, entre outros. No Mix de Séries, com experiência de dez anos, se especializou no nicho de séries e filmes. Hoje, como editor chefe, é o responsável por eleger as pautas diárias do portal, escolhendo os temas mais relevantes que ganham destaque tanto nas notícias quanto nas matérias especiais e críticas. Também atua como mediador entre a equipe, que está espalhada por todo o Brasil. Atuante no portal Mix de Séries diariamente, também atende trabalhos solicitados envolvendo crescimento de redes sociais, produção de textos para internet e web writing voltado para todos os nichos.