Narcos – 1×02 – The Sword of Simón Bolívar

Narcos-2

Imagem: Netflix

 

Pouca oferta e muita demanda – 5 bilhões de dólares por ano. Gustavo Gaviria, primo de Pablo, trouxe da Alemanha produtos químicos para diluir a cocaína e colocar em produtos, um ‘blend‘ maluco. E quando achávamos que a dimensão do negócio não poderia aumentar, ela aumenta. Foi o dinheiro que chamou a atenção dos governos e autoridades. Então, como uma pessoa intelectualmente sã, Pablo resolve lavar o dinheiro do tráfico, mas como lavar tanto dinheiro? (pelo menos nessa não mencionaram o Brasil) – Táxis e Esmeraldas?

Continua após a publicidade

Não foi suficiente, GENTE, NÃO FOI SUFICIENTE! Terei de ir a Colômbia agora cavar na floresta e ver se acho alguma Plata. Eles tinham um MA-PA do tesouro. E aqui voltamos ao realismo mágico, um fato inacreditável em uma história real. Você ri enquanto assiste, da audácia dessa turma. O país ficou pequeno, até ‘piratas’ apareceram pelo tesouro. Claro, onde existe dinheiro, existe ladrão, ou nesse caso, comunistas. M-19 (grupo comunista formado por estudantes e intelectuais) entrou na história para dividir esse dinheiro todo com o povo. Mas seus fins justificavam os meios? Hum, não.

Escobar não estava na lista deles porque era conhecido como um Homem do Povo! Ele fazia questão de doar dinheiro aos pobres, comparado muitas vezes ao Robin Hood. Ele mascarou sua verdadeira atividade, dando o que tinha de sobra, dinheiro e carisma. Esperto. Casou-se, e adentrou a política. Queria ser presidente e sabia que poderia comprar cada degrau até lá! Tata, sua esposa, nos pareceu submissa e um tanto quanto triste. Nós sabemos o porquê. Valeria Velez (Stephanie Sigman – próxima Bond Girl) nos foi apresentada, jornalista, que existiu na história de Pablo, mas com o nome de Virginia Vallejo – mudaram o nome porque ela vive até hoje em Miami. Foi amante dele e escreveu sua biografia.

Um episódio de cães e gatos com certeza, e peitos também. Lembram que falamos sobre a falta de tecnologia? Então, você também deu aquela suspirada, quando a turma de Pablo ficou sabendo da entrada de Murphy na Colômbia no mesmo instante em que ele pisou no país. Espertos demais. Porém, temos policiais com experiência em Guerra dos Tronos, que através da prática de suas atividades do emprego passado, conseguiram informações de dentro da turma de Pablo. Sim, Javier Peña. Mulher nada fraca aquela que entregou uma reunião ‘secreta’ disfarçada de festa. Claro, o sequestro de Martha Ochoa havia chamado a atenção dos Narcos para a M-19.

Então, a turma de Pablo tornou-se oficialmente um Cartel, na cidade de Medellín, território de Escobar. Dizimaram a M-19, e a reação do chefe Ivan representou meu sentimento perante o episódio, nojo puro. Murphy e Peña reuniram as fotos do encontro e montaram um fluxograma do Cartel – adoro pessoas organizadas -, e começaram a riscar as carinhas sem vida. Estilo Revenge de ser! Mas Murphy recebeu sua primeira notificação por perturbar o sossego alheio. Justo agora que ele tinha se enturmado. Só esperando ele ganhar a ordem de despejo. Nem a Espada de Simón Bolívar vai salvar a Colômbia de Pablo! Pelo menos não por enquanto, com essa rede tão forte em torno dele.

A indiferença de Pablo Escobar com as mortes é bizarra, bem fora do normal. Apesar do sotaque de Wagner, não podemos deixar de elogiar sua atuação. Mas já notaram que Pablo não é o protagonista, certo? E que a série não é latina! Ela é pelo menos uns 70% americana, na língua inglesa da narração off, feita pelo Steve Murphy (o real protagonista). José Padilha é o produtor executivo, mas o showrunner Chris Brancato (roteirista de Hannibal) é o criador da série, junto com Adam Fierro (The Walking Dead). Portanto: americana SIM! Mencionando os EUA como apoiador das ditaduras na América para afastar o comunismo. Narcos desencavou uma história que merecia ser contada, e dá uma pontinha de orgulho ter esse toque brasileiro em toda a produção.

Obs. 1: Vocês também ficaram pensando naquela ‘Coca-Cola’ lá do começo do episódio?

Obs. 2: Mata quem quiser, mas deixem os animais em paz, obrigada!

Tags Narcos
Caroline Marques

Caroline Marques

Engenheira de Alimentos, mestre em química de alimentos, um tanto quanto viciada em séries, filmes e livros. Fã de Hannibal, Dexter, Grey's Anatomy, Demolidor, Sherlock e Stranger Things. Reviewer de Chicago PD.

No comments

Add yours