Narcos – 1×08 – La Gran Mentira

narcos-8

Imagem: Arquivo Pessoal

Continua após a publicidade

 

Os gênios sempre são rotulados como loucos […] – Pablo Escobar

Um episódio com qualidade estupenda. Carrillo e o Search Bloc não estão nem aí para as negociações de Gaviria com Pablo. Na verdade eles nem sabem direito também, Gaviria tem medo de ser julgado pelas negociações e quer bancar o agente duplo. CIA/DEA estão cada vez mais perto de Pablo, encurralando ele e seus capangas em cada novo esconderijo. Mas ele sempre escapa.

Connie e Murphy estão lidando da melhor forma que podem com o bebê de Jaime – a cobaia da bomba! Até achei engraçadinho ele dois com aquela criança. Diana está negociando sua ajuda a Pablo pela liberação de reféns, mas ele está com o ego cada vez mais inchado, achando que todos tem inveja do seu sucesso. OI? Ninguém tem inveja por você ser o traficante mais procurado do mundo, não!

Até a foto escolhida está em uma vibe House of Cards, porque tudo nesse oitavo episódio parece um tutorial de como fazer um acordo com o diabo. A vantagem de Escobar poderia ter sido retirada, se o Search Bloc não tivesse cometido a maior cagada besteira da vida. Sem querer encontraram o cativeiro de Diana, achando que era esconderijo de Pablo e seus capangas, e como eu disse lá na primeira review, essa polícia não pergunta, chega atirando e quem foi foi. E então foi Diana quem pagou. A guerra já estava declarada, mas a morte dela foi a última gota onde o copo de tolerância do país inteiro transbordou.

Presidente Gaviria ficou em maus lençóis. Ele estava em um jogo perigoso, sabia disso, mas esse resolveu arriscar, blefar. E agora: “Dê ao Escobar o que ele quer!”. Ele vai ficar feliz com o mimo, escutem o que eu digo. Vai atribuir o título – fraqueza – a esse fato e continuar. Para o povo colombiano a fraqueza virá de Pablo ao se ‘entregar’, pois não sabem da Grande Mentira.

Eduardo resumiu todo nosso sentimento, o povo quer paz e os DEA querem exibir Pablo como um troféu, caçá-lo como um animal, para depois ficarem na história por terem matado o maior traficante da América. Agora começava o ‘se vira nos 30’, Pablo para construir seu cárcere luxuoso e a polícia para chegar nele antes disso. Estou prevendo fortes emoções. Moncada e Galeano ficariam na chefia do tráfico, que honra não é mesmo? Pacho começou a dar suas cartas no jogo, recrutou a Valeria do Orgulho Ferido, que entregou uma localização que não devia. Pela primeira vez, vimos pânico nos olhos de Escobar, alguém havia o traído!

Mais traições estavam a caminho. Os irmãos Ochoa entregaram Gustavo Gaviria, braço direito e primo de Pablo, em troca da sua rendição bizarra. Com isso, acabaram também com o romance da irmã. Algum objetivo? Pelo simples prazer de fazer o mal. E ganhar pontos com Pacho. E não se esqueçam: Se você apoia o mal, você é mau! Carrillo rainha, o resto nadinha. Dor e lealdade são coisas muito complexas, nem sempre uma consegue anular a outra. Satisfeitos? Alguém concorda que os Ochoa merecem pagar por isso?!

Escobar não recebeu bem a notícia sobre o primo, mas sua rendição ocorreu de forma suave, logo depois que derrubaram a lei da extradição. Murphy e Peña ficaram só olhando Escobar escapar entre seus dedos. Mas parece que acordaram, agora estariam dispostos a fazer o necessário? O corpo a corpo? Chegamos no ponto da primeira cena da temporada, a morte de Poison e Lagarto. A partir de agora é tiro, grito e bola de fogo, pessoal.

Agora que percebi que já nem lembro mais que Wagner é brasileiro. Ele conseguiu interpretar de um modo a se desprender da pessoa que é. E o ponto alto do realismo mágico no episódio: Pablo planejando seu cárcere – Ah, um campo de futebol aqui … Um bar aqui para os capangas […]. Quanto à Valeria Agente Duplo, sua maquiagem estava tão boa, quanto seus argumentos para passar a perna em Escobar, sem mais.

Tags Narcos
Caroline Marques

Caroline Marques

Engenheira de Alimentos, mestre em química de alimentos, um tanto quanto viciada em séries, filmes e livros. Fã de Hannibal, Dexter, Grey's Anatomy, Demolidor, Sherlock e Stranger Things. Reviewer de Chicago PD.

No comments

Add yours