Netflix é acusada de trocar capas de conteúdo devido a etnia do usuário

Em nota, Netflix manifestou sobre acusações sobre troca de capas devido a etnia de usuários.

Imagem: Pexels.com/Divulgação
Imagem: Pexels.com

Usuários da Netflix fizeram “reclamação” no Twitter

A Netflix vem sendo acusada por alguns usuários do Twitter de trocar a capa de filmes e séries, de acordo com a etnia do usuário que a usa.

O levantamento foi feito por uma coluna do Uol Entretenimento, após algumas reclamações de assinantes, incluindo a autora Stacia L. Brown.

Brown, negra, detalhou no Twitter que passou pela situação mais de uma vez. Ela começou a notar que a Netflix colocava coadjuvantes negros na capa de produções protagonizadas por brancos. Nessas ocasiões, os atores negros quase não apareciam em cena.

PUBLICIDADE

Um exemplo que ela deu foi o filme “Tal Pai, Tal Filha“, protagonizado por Kristen Bell (“The Good Place”) e Kelsey Grammer (“Frasier”) – ambos, brancos. Mas na capa, para ela, aparecia dois negros coadjuvantes.

Imagem postada pela autora, mostrando o acontecido. Imagem: Twitter.

[spacer height=”10px”]

Para outros usuários negros da Netflix: o de vocês faz isso? Gerar pôsteres com integrantes negros do elenco para tentar fazer você querer assistir? Esse filme tem Kristen Bell e Kelsey Grammer e esses atores [do pôster] aparecem uns dez minutos, somados, nas telas, com no máximo 20 falas entre eles“, questionou o autora.

Muitos usuários do Twitter, então, começaram a alegar que já passaram por situação parecida, mais de uma vez.

Netflix se posicionou

Da mesma forma, após o caso ser extremamente compartilhado no Twitter, a Netflix resolveu emitir uma nota oficial sobre o assunto para a BBC.

Nós não pedimos para os nossos usuários informarem suas etnias ou seus gêneros no cadastro“, disse a Netflix. “Não podemos usar essa informação para personalizar sua experiência no site“.

A única informação que temos é o histórico de visualização do usuário. Não usamos nenhum outro dado demográfico. As artes de cada filme e série são mudadas regularmente, a fim de ajudar o usuário a decidir o que assistir“, finalizou.

Mesmo assim, vários usuários continuam insistindo na “troca de capas” que tem causado desconforto para estes mesmos assinantes.

Depois dessa nota, a Netflix não mais comentou o caso.

Leia também: 7 séries que estrearam na Netflix em 2018 e que você precisa assistir

Sobre o autor

Anderson Narciso

Editor-chefe

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal que está no ar desde 2014. Autor na internet desde 2011, passou pelos portais Tele Séries e Box de Séries, antes de criar o Mix. Formado em História pela UFJF e Mestre em História da Saúde pela Fiocruz/RJ, Anderson Narciso se aventurou no mundo da criação de conteúdo para Internet há 15 anos, onde passou a estudar sobre Google, SEO e outras técnicas de produção para web. É também certificado em Gestão Completa de Redes Sociais pela E-Dialog Comunicação Digital, além de estudar a prática de Growth Hack desde 2018, em que é certificado. Com o crescimento do site, e sua parceria com o portal UOL, passou a atuar na cobertura jornalística, realizando entrevistas nacionais e internacionais, cobertura de eventos para as redes sociais do Mix de Séries, entre outros. Atua como repórter no Rio de Janeiro e São Paulo, e pelo Mix já cobriu eventos como CCXP, Rock in Rio, além de ser convidados para coberturas e entrevistas presenciais nos Estúdios Globo, Netflix, Prime Vídeo, entre outros. No Mix de Séries, com experiência de dez anos, se especializou no nicho de séries e filmes. Hoje, como editor chefe, é o responsável por eleger as pautas diárias do portal, escolhendo os temas mais relevantes que ganham destaque tanto nas notícias quanto nas matérias especiais e críticas. Também atua como mediador entre a equipe, que está espalhada por todo o Brasil. Atuante no portal Mix de Séries diariamente, também atende trabalhos solicitados envolvendo crescimento de redes sociais, produção de textos para internet e web writing voltado para todos os nichos.