Netflix evitará cenas de cigarros em suas produções após reclamações de fãs

Fãs de Stranger Things reclamaram sobre exagero de cenas de cigarro

A Netflix respondeu um relatório que mostrou que as cenas de tabagismo em suas séries triplicou desde o ano passado. De acordo com o IndieWire, o relatório motivou muitos fãs de Stranger Things a reclamarem sobre o excesso de tais cenas na série adolescente. Em resposta, a Netflix prometeu que vai evitar cenas envolvendo cigarros em produções recomendadas para idades de 13 e 14 anos.

Continua após publicidade

Stranger Things apareceu entre as séries que mais apresenta cenas de cigarro, bem como Orange Is The New Black. E até mesmo séries voltada para o público infantil como Fuller House também apresentam tais cenas.

Continua após a publicidade

A Netflix apoia fortemente a expressão artística. Também reconhecemos que fumar é prejudicial e quando retratado positivamente na tela pode influenciar adversamente os jovens.”, disse a plataforma em nota à EW. “No futuro, todas as atrações recomendadas para crianças de 13, 14 anos – ou menos – serão livres de cigarro. Exceto por razões de precisão histórica, ou factual.”.

Continua após publicidade

Infrações com tabaco

O relatório foi encomendado pelo grupo anti-tabagismo, o Truth Initiative. Tal relatório, portanto, aponta para várias descobertas interessantes. Uma delas é de que os jovens são muito mais propensos a começar a fumar se virem seus personagens favoritos fazendo isso na TV.

De acordo com o Surgeon General, pessoas com mais exposição ao tabaco em filmes são duas vezes mais propensos a começar a fumar. Isso, se comparado com aqueles com menos exposição. Assim, pelo segundo ano consecutivo, a Netflix foi nomeada como a pior infratora. Além disso, suas representações de uso de tabaco quase triplicaram no último ano.

Continua após publicidade

Sob pressão do Truth Initiative, em 2007, a Associação de Cinema dos Estados Unidos acrescentou que o tabagismo é um fator determinante na classificação de filmes, juntamente com sexo, violência e palavrões. No entanto, serviços de streaming como Netflix, Hulu e Amazon não estão sujeitos às mesmas restrições de conteúdo que a televisão aberta, levando a mais cenas de sexo, violência, palavrões e uso de tabaco. A programação adulta, entretanto, não terá restrições tão rígidas, mas os criadores terão que justificar suas escolhas.

“Nas séries de maiores classificações, nem cigarro eletrônico será incluído. A menos que seja essencial para a visão criativa, ou porque é um definidor do histórico do personagem. Além disso, a partir deste ano, nossas classificações de atrações da Netflix terão o tabagismo incluído para que os nossos membros saibam mais sobre essas informações na atração que vão assistir.“, completou um porta voz. Em contato com outros veículos, entretanto, a Netflix recusou-se a comentar o caso.

Continua após a publicidade
O MIX DE SÉRIES atingiu 10 milhões de visitas mensais e vamos ensinar tudo que aprendemos nessa caminhada! Aumente o tráfego do seu site com técnicas avançadas de SEO.
Faça seu pré-cadastro aqui!

A nova temporada de Stranger Things, com muitas cenas de cigarro, já está disponível na Netflix.

Leia também: As séries da Netflix renovadas e canceladas na temporada 2019