Netflix: grande mudança afeta Wandinha, Stranger Things e mais

Netflix anunciou grande mudança sobre métricas de visualizações que vai mudar o seu Top 10, e fez Wandinha ultrapassar Stranger Things.

Wandinha Stranger Things mudança Netflix

A Netflix anunciou nesta terça-feira, 20 de junho, uma grande mudança sobre a forma como ela medirá as visualizações do seu Top 10 – e isso impacta diretamente em séries consolidadas como Wandinha e Stranger Things.

De acordo com o The Hollywood Reporter, a Netflix mudou a forma de métricas dentro da plataforma. E, com isso, o sucesso de Jenna Ortega, Wandinha, ultrapassou Stranger Things 4 pela primeira vez em termos de audiência e se tornou a série de língua-inglesa mais vista da plataforma.

Mesmo com a mudança, no entanto, Round 6 permanece ainda no primeiro lugar geral, com 265,2 milhões de visualizações.

PUBLICIDADE

Como é a mudança da Netflix, e como ela impacta as séries

Wandinha Stranger Things mudança Netflix
Imagem: Divulgação.

A Netflix está mudando a forma como avalia seus 10 principais lançamentos. Ou seja, a métrica do Top 10 que aparece na plataforma para cada usuário.

Leia também: Wandinha quebrou a maior regra das produções de Tim Burton

Anteriormente, a Netflix classificava seus principais programas e filmes com base no total de horas assistidas. A Netflix, agora, classificará seus títulos com base no total de visualizações, o que significa o total de horas assistidas dividido pelo tempo de execução de um projeto.

A mudança foi feita para que esses números fossem mais fáceis de entender para a imprensa. Assim, títulos mais longos vão deixar de ter vantagem no sistema. Por isso, é possível que novelas extensas, como Chiquititas, deixem o Top 10 das séries.

Essa nova mudança não substituirá completamente o sistema top 10 da empresa. Agora, as visualizações totais e o tempo de execução serão adicionados às listas dos 10 melhores da Netflix.

Além disso, a empresa mudará a forma como avalia suas listas mais populares. Antes, as listas monitoravam os títulos nos primeiros 28 dias. Agora, isso será expandido para 91 dias.

Wandinha e Stranger Things tiveram maior impacto na mudança

strangert_things_foto_divulgacao_netflix
Imagem: Divulgação.

Usando essas novas métricas, Wandinha ultrapassou Stranger Things 4 pela primeira vez na lista das séries mais vistas em língua inglesa. Ela agora obtém 252,1 milhões de visualizações contra 140,7 milhões de visualizações.

Dahmer, no entanto, permanece em terceiro lugar com 115,6 milhões de visualizações. Em sequência, está a primeira temporada de Bridgerton com 113,3 milhões de visualizações e, além disso, em quinto lugar O Gambito da Rainha, com 112,8 milhões de visualizações.

Leia também: Wandinha: Jenna Ortega confirma mudança da 2ª temporada

No lado do filme em inglês, “Red Notice” é o filme da Netflix mais visto de todos os tempos, com 230,9 milhões de visualizações. “Don’t Look Up” ocupa o segundo lugar (171,4 milhões), seguido por “The Adam Project” em terceiro lugar (157,6 milhões), “Bird Box” em quarto (157,4 milhões) e “The Gray Man” em quinto lugar (139,3 milhões).

Round 6 ainda é o título mais visto da plataforma, entre filmes e séries. A primeira temporada foi vista 265,2 milhões de vezes. Entre os títulos em língua não-inglesa, estão La Casa de Papel 4 (106 milhões), Lupin Parte 1 (99,5 milhões), La Casa de Papel Parte 5 (99,2 milhões) e La Casa de Papel Parte 3 (80 milhões).

Sobre o autor

Anderson Narciso

Editor-chefe

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal que está no ar desde 2014. Autor na internet desde 2011, passou pelos portais Tele Séries e Box de Séries, antes de criar o Mix. Formado em História pela UFJF e Mestre em História da Saúde pela Fiocruz/RJ, Anderson Narciso se aventurou no mundo da criação de conteúdo para Internet há 15 anos, onde passou a estudar sobre Google, SEO e outras técnicas de produção para web. É também certificado em Gestão Completa de Redes Sociais pela E-Dialog Comunicação Digital, além de estudar a prática de Growth Hack desde 2018, em que é certificado. Com o crescimento do site, e sua parceria com o portal UOL, passou a atuar na cobertura jornalística, realizando entrevistas nacionais e internacionais, cobertura de eventos para as redes sociais do Mix de Séries, entre outros. Atua como repórter no Rio de Janeiro e São Paulo, e pelo Mix já cobriu eventos como CCXP, Rock in Rio, além de ser convidados para coberturas e entrevistas presenciais nos Estúdios Globo, Netflix, Prime Vídeo, entre outros. No Mix de Séries, com experiência de dez anos, se especializou no nicho de séries e filmes. Hoje, como editor chefe, é o responsável por eleger as pautas diárias do portal, escolhendo os temas mais relevantes que ganham destaque tanto nas notícias quanto nas matérias especiais e críticas. Também atua como mediador entre a equipe, que está espalhada por todo o Brasil. Atuante no portal Mix de Séries diariamente, também atende trabalhos solicitados envolvendo crescimento de redes sociais, produção de textos para internet e web writing voltado para todos os nichos.