Netflix lança documentário que conta a história real da série Dirty John

Imagem: Hollywood Reporter/Divulgação

Dirty John ganha extensão em documentário na Netflix

A Netflix lançou uma versão em documentário sobre o verdadeiro crime dramatizado na série Dirty John. Chamado de Dirty John: A Verdade Nua e Crua (Dirty Truth), o filme tem pouco mais de uma hora e explora um pouco mais dos fatos mostrados na série de TV.

A série da Netflix Dirty John foi inspirada na história da vida real de John Meehan e Debra Newell, que se apaixona pelas mentiras e manipulação do sociopata. Ela se envolveu com anestesiologista, antes que ficasse claro que ele não era quem dizia ser. A série possui oito episódios, que variam entre 40 e 50 minutos de duração (leia a crítica do Mix de Séries aqui).

Mas, agora, a Netflix lançou uma nova versão do programa com o verdadeiro crime – contendo entrevistas reais com as pessoas reais do caso, compartilhando suas experiências e novas informações. E aqui está tudo o que você precisa saber sobre o documentário.

O que Dirty John – A Verdade Nua e Crua trata?

O novo documentário é uma imagem mais detalhada do que aconteceu na vida real. Sendo assim, a história não é interpretada por personagens, mas sim por depoimentos reais. Dirty John, The Dirty Truth explora os crimes de John, incluindo entrevistas com pessoas envolvidas no caso. Além disso, outras mulheres que foram enganadas por John também dão depoimento, incluindo uma brasileira que esteve na sua lista de vítimas.

Image may contain: Dirty John: The Dirty Truth, Dirty John, John Meehan, Female, Accessory, Glasses, Accessories, Hair, Face, Human, Person

A primeira esposa de John, antes de Debra, tem grande participação no documentário da Netflix. Imagem: Netflix/Divulgação

A verdadeira Debra Newell aparece no documentário, falando sobre sua experiência com John Meehan. A filha de Debra, Terra Newell, também fala sobre seu “ódio” por John durante o documentário. Ele também apresenta Christopher Goffard, o jornalista do Los Angeles Times que foi o primeiro a divulgar essa história.

O documentário tem 90 minutos de duração, e também tem entrevistas com as duas filhas de John Meehan, que compartilham detalhes sobre a vida privada de John. Além disso, destaca-se a forma como ele se envolveu com o tráfico de drogas, e o número de outras mulheres a quem ele enganou

O documentário também mostra fotos nunca antes vistas de John Meehan, e detalhes de seu caso criminal. As verdadeiras versões de ordens de restrição que foram apresentadas na série de dramas, bem como os relatórios de autópsias.

image

A verdadeira Terra e Debra, com John no meio. Personagens da vida real em Dirty John. Imagem: Harpersbazaar/Release

Posteriormente,

Confira uma linha do tempo dos acontecimentos detalhados no documentário:

Novembro de 1990
John Meehan se casa com sua primeira esposa

John casou-se com a enfermeira Tonia Sells em Dayton, Ohio. Na época, ela tinha 25 anos e ele tinha 31 anos, embora ele tenha dito a ela que tinha 26 anos. Nenhum familiar de John compareceu ao casamento; ele explicou que seus pais eram viciados e ele não queria que estragassem o casamento. O casal teve duas filhas e Tonia ajudou a colocar John na escola de enfermagem.

Julho a setembro de 2000
Tonia descobre a verdade sobre John

Após dez anos de casamento, John disse a Tonia que queria o divórcio. Tonia rastreou a mãe de John, Dolores, embora ele sempre tivesse proibido Tonia de entrar em contato com ela. Dolores revelou que John mentiu sobre seu aniversário e seu nome completo de nascimento, e que ele tinha uma acusação de drogas contra ele na Califórnia.

Depois de pesquisar na casa de Ohio que eles compartilhavam, Tonia encontrou o suprimento oculto de drogas anestésicas cirúrgicas de John, que ela sabia que ele não tinha motivos para possuir fora do hospital. Ela informou a polícia, que iniciou uma investigação sobre John em setembro de 2000.

Janeiro de 2002
Outra investigação sobre John começa

Dennis Luken, um investigador do Gabinete do Xerife do Condado de Warren, em Ohio, começou a investigar John depois que funcionários do hospital relataram tê-lo visto com uma arma na sala de cirurgia e roubado Demerol que ele deveria estar administrando a um paciente. De acordo com o LA Times, Luken mais tarde chamou John de “a pessoa mais desonesta, perigosa e enganadora que já conheci”.

Abril de 2002
John é destituído de sua licença para trabalhar como enfermeiro anestesista

A polícia revistou a casa dele e encontrou uma arma carregada e 45 recipientes vazios para seis remédios diferentes, de acordo com o The Dayton Daily News.

Junho de 2002
Depois de tentar fugir da prisão, John vai para a prisão

John se declarou culpado de roubo de drogas, mas ao invés de se render às autoridades, ele fugiu do estado e se hospedou em um hotel em Michigan, onde a polícia o encontrou inconsciente e cercado por frascos de drogas. John foi condenado a até seis anos de prisão em Michigan por resistir à prisão e posse de drogas. Ele cumpriu 17 meses e foi liberado em 2004.

Fevereiro de 2014
John começa sua rédea do terror contra outras mulheres

John se declarou culpado por perseguir uma brasileira que morava em Laguna Beach, a qual ele conheceu no hospital quando ela estava se recuperando de uma cirurgia no cérebro. Ele se apresentou como anestesiologista, e eles namoraram por um período, até que ela ficou desconfortável com as sugestões de que ela transferisse dinheiro para sua conta bancária “para escondê-lo de seu marido distante”. Quando ela terminou o relacionamento, ele enviou mensagens ameaçadoras para ela e fotos íntimas dela para sua família.

Outubro de 2014
John conhece Debra Newell

John foi libertado da prisão em 8 de outubro depois de cumprir pena por violar uma ordem de restrição. Dois dias depois, ele conheceu a designer de interiores Debra Newell em um site de namoro com mais de 50 anos.

Novembro de 2014
As tensões aumentam com os Newells quando Debra e John se mudam juntos

Debra e John se mudaram para uma casa juntos em Balboa Island, em Newport Beach. A casa estava em nome de Debra porque John não queria o nome dele no contrato. A tensão entre as filhas de John e Debra chegou ao auge no dia anterior a Ação de Graças, quando Terra descobriu que o casal estava morando junto e confrontou sua mãe.

Dezembro de 2014
John e Debra se casam

Apesar da constante tensão familiar, Debra e John se casaram em Las Vegas com menos de dois meses de namoro, enquanto Debra estava em uma viagem de negócios. A cerimônia aconteceu em um tribunal, e nenhum convidado foi chamado.

Image may contain: Dirty John: The Dirty Truth, Dirty John, John Meehan, Debra Newell, Netflix, true crime, Dating, Kiss, Kissing, Make Out, Human, Person

Foto mostra John e Debra em seu casamento. Imagem: Netflix/Divulgação

Março de 2015
Debra descobre a verdade sobre John

O sobrinho de Debra, Shad, ligou para ela para falar sobre John, revelando que ele cumprira pena na prisão e mentiu sobre ser anestesiologista.

Embora Debra tenha agido de maneira despreocupada com Shad, ela começou a investigar os documentos de John e encontrou evidências de sua longa história de seduzir, enganar e assediar mulheres. Transtornada, Debra saiu da casa de Balboa Island, aproveitando a ausência de John enquanto ele estava no hospital para uma cirurgia nas costas.

Junho de 2015
Debra e John se reconciliam

Depois de meses de mensagens e telefonemas em que John implorou a Debra que o levasse de volta e lhe dissesse que ele precisava dela, o casal voltou a ficar juntos. Ele tinha uma explicação para tudo, explicou Debra no podcast Dirty John. “Ele sempre teve uma história. Ele me disse que mentiu porque achava que me perderia, que se sente tão sortudo por eu ser uma pessoa tão generosa, que sou o amor desta vida, que fiz dele uma pessoa melhor.” Debra e John mudaram-se para um novo apartamento em Irvine.

Março de 2016
Debra corta John de sua vida

Depois de um ano e três meses de casamento, Debra ainda tinha suspeitas, e estava cada vez mais desconfortável com o comportamento de John e seu afastamento de sua própria família. A tensão entre Jacquelyn e John havia piorado. Debra chegou a seu limite em março e entrou com um pedido de anulação do casamento em abril. John, agora morando em Nevada, começou a enviar mensagens ameaçadoras, exigindo dinheiro e prometendo arruiná-la.

11 de junho de 2016
John rouba o carro de Debra em uma tentativa de destruí-lo

O Jaguar de Debra desapareceu do estacionamento em frente ao seu escritório em Irvine, e imagens de vigilância mostraram John roubando-o. O carro foi depois encontrado a um quarteirão de distância, encharcado de gasolina e com leve dano de fogo – John tentou e não conseguiu queimá-lo completamente.

20 de agosto de 2016
John ataca Terra fora do seu prédio

Jacquelyn ligou para Terra para avisá-la que John estava na cidade; Na noite anterior, ela o viu esperando do lado de fora do prédio de Jacquelyn em Irvine. Naquela noite, Terra voltou do trabalho e deixou o carro no estacionamento do lado de fora do prédio de apartamentos de Newport Beach. Quando ela saiu do carro, John se aproximou por trás e atacou-a com uma faca. Durante a luta, ela chutou a faca da mão de John, e em seguida, conseguiu agarrá-la e esfaqueá-lo 13 vezes, incluindo uma vez através do olho.

24 de agosto de 2016
John Meehan morre

John Meehan morreu no hospital aos 57, quatro dias depois de sua luta com Terra. Depois que ele foi declarado com morte cerebral, sua irmã Karen tomou a decisão de tirá-lo do suporte de vida. Seu corpo foi cremado e nenhum serviço memorial foi realizado.

Debra disse à Fox que sua experiência de pesadelo com John a inspirou a tentar ajudar vítimas de abuso doméstico. “Há mulheres que provavelmente morrem de medo de ir embora“, disse ela. “[Eles] não veem nenhuma outra maneira de sair do relacionamento e eu quero dar uma voz para eles.”.

Leia também: Conheça a história real que inspirou Dirty John, série da Netflix

Além disso, vou escrever. Entretanto, verde. Todavia, em branco. Entretanto, com palavras. Além disso, completando. Entretanto, o post. Todavia, em branco. Além disso, completando. Entretanto, com palavras. Todavia, com palavras. Ademais, com novas. Aliás, seguindo. Anteriormente, adiante. Certamente, certo. Embora, extenso. Enfim, terminou. Além disso, 

Share this post

Anderson Narciso

Anderson Narciso

Mestre em História, apaixonado por mídias, é o editor responsável e idealizador do Mix de Séries. Eterno órfão de Friends, One Tree Hill e ER, acompanha séries desde que se entende por gente. No Mix é editor de colunas e de notícias, escreve a coluna 5 Razões e resenha a série Gotham.