Netflix poderá trocar o lançamento de temporada completa por episódios semanais

Filmes na Netflix que mostram jogos de cassino

Um novo formato chegando a Gigante do Streaming?

Desde que revolucionou o modo em assistir séries de TV, a Netflix definiu um formato padrão para o lançamento de suas atrações no streaming. O referido tipo é o lançamento da temporada completa, para que o assinante possa desfrutar todos os episódios de uma só vez. Foi assim que nasceu o já popular hábito de maratonas. Entretanto, parece que a Netflix está apta a trocar o seu famoso formato e tentar algo diferente.

Continua após as recomendações

Tudo indica que a Netflix estará fazendo testes, nos próximos meses, para começar a liberar suas séries semanalmente, ao invés de temporadas completas. Quem apontou o dado foi o Comic Book, em recente artigo publicado. Segundo informações, a Netflix estará realizando o teste em múltiplos formatos – reality show, séries e programas, para medir a resposta do público. 

O primeiro título a receber essa mudança será a nova temporada do The Great British Baking Show. A plataforma sempre lançou a temporada completa nos Estados Unidos, diferentemente da transmissão original na Inglaterra. Entretanto, a partir de agora, ela exibirá os episódios semanalmente. Outra atração que também será liberada semanalmente é Rhythm & Flow, uma série de competições de rap com T.I., Cardi B e Chance the Rapper como jurados.

Continua após a publicidade

Nós do Mix de Séries entendemos que esta talvez seja uma forma para que o serviço conduza uma pesquisa e avalie se o público assiste mais uma atração caso os episódios sejam entregues aos poucos, do que de uma só vez. Certamente, a Netflix está testando a receptividade do público com suas séries, repensando também nos investimentos de suas atrações originais. 

Podemos levantar alguns fatores que interferem nesse comportamento, e poderiam mudar as decisões de renovação e cancelamento das séries. Sabemos, por exemplo, que existe uma pressão de ter vários episódios, de uma só vez. Muitas pessoas sentem-se com pendências, caso a temporada não seja toda consumida de uma só vez. Assim, o lazer acaba virando uma obrigação. Além disso, a necessidade de estar em dia para evitar pegar Spoilers é outro fator decisivo. Portanto, ae a temporada completa faz o público deixar de assistir algum título, pode ser que ela precise investir na mudança de formato para fidelizar alguns nichos. E, consequentemente, poder renovar mais atrações. 

Pressão externa

O Mix de Séries também aponta outro fator que poderá estar fazendo com que a Netflix mude de formato. Entre eles, está a chegada do Disney +, que já anunciou o formato de lançamento de episódios semanais. Assim, caso a plataforma comece a retirar muito público da atual “gigante do streaming“, a necessidade de se adequar a uma nova realidade não está descartada. 

Nos Estados Unidos, alguns streamings como o CBS All Acess e o Hulu liberam episódios de formas semanais. Assim, grandes sucessos como The Good Fight e The Handmaid’s Tale são entregues ao público de formas dosadas. 

Também há informações de que o novo streaming da Warner, o HBO Max, adote esse formato semanal.

E então, vocês acham que esse novo formato poderá ser melhor ou pior para quem consome as atrações da Netflix?

Tags Netflix