Netflix poderá trocar o lançamento de temporada completa por episódios semanais

Filmes na Netflix que mostram jogos de cassino
Imagem: B9/Release.

Um novo formato chegando a Gigante do Streaming?

Desde que revolucionou o modo em assistir séries de TV, a Netflix definiu um formato padrão para o lançamento de suas atrações no streaming. O referido tipo é o lançamento da temporada completa, para que o assinante possa desfrutar todos os episódios de uma só vez. Foi assim que nasceu o já popular hábito de maratonas. Entretanto, parece que a Netflix está apta a trocar o seu famoso formato e tentar algo diferente.

Continua após publicidade

Tudo indica que a Netflix estará fazendo testes, nos próximos meses, para começar a liberar suas séries semanalmente, ao invés de temporadas completas. Quem apontou o dado foi o Comic Book, em recente artigo publicado. Segundo informações, a Netflix estará realizando o teste em múltiplos formatos – reality show, séries e programas, para medir a resposta do público. 

Continua após a publicidade

O primeiro título a receber essa mudança será a nova temporada do The Great British Baking Show. A plataforma sempre lançou a temporada completa nos Estados Unidos, diferentemente da transmissão original na Inglaterra. Entretanto, a partir de agora, ela exibirá os episódios semanalmente. Outra atração que também será liberada semanalmente é Rhythm & Flow, uma série de competições de rap com T.I., Cardi B e Chance the Rapper como jurados.

Continua após publicidade

Nós do Mix de Séries entendemos que esta talvez seja uma forma para que o serviço conduza uma pesquisa e avalie se o público assiste mais uma atração caso os episódios sejam entregues aos poucos, do que de uma só vez. Certamente, a Netflix está testando a receptividade do público com suas séries, repensando também nos investimentos de suas atrações originais. 

Podemos levantar alguns fatores que interferem nesse comportamento, e poderiam mudar as decisões de renovação e cancelamento das séries. Sabemos, por exemplo, que existe uma pressão de ter vários episódios, de uma só vez. Muitas pessoas sentem-se com pendências, caso a temporada não seja toda consumida de uma só vez. Assim, o lazer acaba virando uma obrigação. Além disso, a necessidade de estar em dia para evitar pegar Spoilers é outro fator decisivo. Portanto, ae a temporada completa faz o público deixar de assistir algum título, pode ser que ela precise investir na mudança de formato para fidelizar alguns nichos. E, consequentemente, poder renovar mais atrações. 

Continua após publicidade

Pressão externa

O Mix de Séries também aponta outro fator que poderá estar fazendo com que a Netflix mude de formato. Entre eles, está a chegada do Disney +, que já anunciou o formato de lançamento de episódios semanais. Assim, caso a plataforma comece a retirar muito público da atual “gigante do streaming“, a necessidade de se adequar a uma nova realidade não está descartada. 

Nos Estados Unidos, alguns streamings como o CBS All Acess e o Hulu liberam episódios de formas semanais. Assim, grandes sucessos como The Good Fight e The Handmaid’s Tale são entregues ao público de formas dosadas. 

Continua após a publicidade
O MIX DE SÉRIES atingiu 10 milhões de visitas mensais e vamos ensinar tudo que aprendemos nessa caminhada! Aumente o tráfego do seu site com técnicas avançadas de SEO.
Faça seu pré-cadastro aqui!

Também há informações de que o novo streaming da Warner, o HBO Max, adote esse formato semanal.

E então, vocês acham que esse novo formato poderá ser melhor ou pior para quem consome as atrações da Netflix?