Netflix revela como será o fim do compartilhamento de senhas
Os espertinhos das senhas Netflix precisam ficar atentos: compartilhamento da plataforma vai acabar. Entenda.
Depois de meses alertando os assinantes de que medidas anti-compartilhamento de senhas estavam chegando à Netflix, a empresa parece estar finalmente pronta para lançá-las.
A Netflix estimou que mais de 100 milhões de usuários em todo o mundo estão usando o serviço através das senhas de login de outra pessoa. Ou seja, ela teria mais de 100 milhões de usuários usando a plataforma, e que não pagam o serviço. Espera que, ao acabar com o compartilhamento de contas, isso gere uma nova injeção de receita para a empresa.
É, essencialmente, a única maneira pela qual a Netflix pode fazer adições significativas de assinantes na América do Norte, onde o serviço atualmente vê sua maior participação no mercado.
Nesta terça-feira, 31, a Netflix dos Estados Unidos revelou alguns detalhes sobre a nova política de compartilhamento de senha, que entra em vigor ainda em 2023. Embora a Netflix do Brasil não tenha feito este anúncio ainda, cogita-se que a plataforma passe a utilizar esse sistema em nosso país ainda este ano.
Quem pode usar uma conta Netflix agora?
As contas da Netflix ainda podem ser compartilhadas, mas apenas dentro de uma família. Para garantir que seus dispositivos estejam associados ao seu local principal, a Netflix agora solicita que os usuários se conectem ao Wi-Fi em seu local principal, abram o aplicativo ou site da Netflix e assistam a algo pelo menos uma vez a cada 31 dias.
Você ainda pode compartilhar o Netflix com alguém que não mora com você?
Não. E esta é uma das principais mudanças. Agora, as contas devem ser usadas apenas em uma família, em uma mesma localidade. A Netflix solicitará que os usuários que tentarem fazer login em sua conta em outro lugar se inscrevam em sua própria conta e bloqueiem o acesso até que o façam.
Leia também: 15 filmes quentes para assistir na Netflix
A Netflix NÃO começará a cobrar automaticamente os titulares de contas cujas informações são usadas fora da sua conta
Outros usuários da sua conta Netflix podem salvar seus perfis?
Sim, a Netflix oferece aos usuários um recurso de transferência de perfil que permite que eles migrem suas recomendações de programas, histórico de exibição e muito mais para suas próprias contas, caso decidam criar uma. Isso dará aos compartilhadores de senhas a oportunidade de preservar seu perfil se eles se inscreverem em suas próprias contas Netflix.
Você ainda pode usar o Netflix enquanto viaja?
Entrar na Netflix fora de casa pode fazer com que o dispositivo em uso seja bloqueado da Netflix. Isso pode impedir que você faça login em novos dispositivos enquanto viaja, mas a Netflix criou uma solução alternativa.
Os usuários viajantes que desejam usar a Netflix em uma smart TV de hotel, laptop da empresa, etc. podem solicitar um código temporário do serviço ao fazer login. Isso lhes dará acesso à conta por sete dias consecutivos.
Como você pode impedir que a Netflix bloqueie seus dispositivos?
Fazer login no Wi-Fi doméstico pelo menos uma vez a cada 31 dias em seus dispositivos os tornará “dispositivos confiáveis”. Dessa forma, a Netflix se lembrará e os deixará desbloqueados.
Leia também: A Garota na Fita: tudo sobre a nova série da Netflix
Se a Netflix bloquear seu dispositivo incorretamente, você precisará entrar em contato com a plataforma para desbloqueá-lo.
Como a Netflix saberá se você não está em sua casa/local principal?
A Netflix usa informações como endereços IP, IDs de dispositivos e atividades da conta para determinar se um dispositivo conectado à sua conta está conectado ao seu local principal.
Se o seu dispositivo estiver sendo usado fora de casa por alguém que você não autorizou, você pode fazer login na sua conta. E então, sair de todos os outros dispositivos. Em seguida, você poderá alterar sua senha.
Quantos dispositivos a Netflix permite que você use simultaneamente em um local?
Tudo depende do plano em que você se inscreveu. A Netflix oferece quatro níveis de preços distintos, e o número de transmissões simultâneas varia de acordo com o nível em que você se inscreve.
Essas medidas parecem primeiros passos cautelosos para evitar um êxodo maciço de usuários de compartilhamento de contas. Se eles não atenderem às expectativas da Netflix em restringir o compartilhamento de senhas, poderão adotar medidas mais duras, como cobrar dos usuários que continuam fornecendo suas informações de login.
A Netflix começou a testar métodos para cobrar US$ 3 dos usuários quando alguém fora de casa acessava sua conta. E esses testes aconteceram em vários países da América Latina em 2022.
Ao discutir os planos da Netflix para restringir o compartilhamento de senhas em meados de janeiro, um dos CEOs da Netflix, Greg Peters, disse que a empresa estava buscando “experimentação cuidadosa para permitir que nossos membros falem conosco em termos de qual conjunto de soluções funciona para eles”.
Agora que os primeiros detalhes sobre essa experimentação são públicos, portanto, tudo o que resta é ver como os usuários respondem.