Netflix tem série incrível sobre atentados do 11 de setembro

Série da Netflix detalha atentados do 11 de setembro.

11 de setembro netflix série

Os atentados do 11 de setembro completam 20 anos neste sábado (11) e muitos estão se perguntando se existe alguma série que aborda o assunto. E a Netflix conseguiu trazer uma produção incrível que já está disponível no seu catálogo.

Continua após publicidade

Ponto de virada – 11 de setembro e a guerra ao terror é um documentário em cinco partes, dirigido por Brian Knappenberger, que examina o que levou aos ataques de 11 de setembro, incluindo os erros e falhas do governo dos EUA ao longo do caminho. Além disso, a série rastreia a longa cauda dos ataques nas guerras do Afeganistão e do Iraque. Bem como o uso da tortura para coleta de inteligência e ainda os ataques como um ponto de viragem na forma como os Estados Unidos tem operado nos 20 anos desde então.

Continua após a publicidade

Embora não seja perfeita – e nós explicamos o motivo, a série tem incríveis momentos visuais. Com isso, ela é uma parada obrigatória para quem quer saber mais sobre os ataques.

Continua após publicidade

Série impactante sobre os atentados do 11 de setembro na Netflix

O primeiro episódio argumenta com razão que antes do ponto de inflexão do 11 de setembro, o ponto de inflexão original que fez o mundo seguir esse caminho foi em 1979, quando os soviéticos invadiram o Afeganistão. Depois de uma longa abertura fria que abrange os ataques a ambas as torres do World Trade Center, com as imagens angustiantes do vôo 11 da American e do vôo 175 da United colidindo com suas respectivas torres, voltamos até a invasão soviética.

Conversando com uma combinação de especialistas e pessoas que estavam engajadas na batalha na época, do líder mujahideen Gulbuddin Hekmatyar a Milton Bearden, um agente da CIA no país, Knappenberger explica como os EUA ajudaram os rebeldes que lutavam contra os soviéticos.

Continua após publicidade

Leia também: Lucifer vai voltar em nova série mas Netflix troca Tom Ellis

Mas logo após a saída dos soviéticos em 1989, houve um vácuo de poder. Dessa forma, com o governo tribal sendo retomado, deixando espaço para Osama bin Laden se juntar a um esforço árabe para lutar na guerra civil resultante do país. Também deixou espaço para um dos grupos religiosos beligerantes, o Talibã, consolidar o poder.

Também é discutido o primeiro atentado do World Trade Center em 1993. Este, liderado por acólitos do que se tornou a Al-Qaeda, e então os primeiros ataques que Bin Laden e a Al-Qaeda foram capazes de executar: Os bombardeios das embaixadas dos EUA no Quênia e na Tanzânia, então o bombardeio do USS Cole. As tramas que foram frustradas no último segundo, porém, fizeram com que parecessem ensaios gerais.

11 de setembro netflix
Imagem: Divulgação.

Série da Netflix vale a pena?

Embora não estivéssemos procurando por outra série de filmagens encontradas minuto a minuto como a do Nat Geo, ficamos um pouco perturbados com a forma como Ponto de Virada trata os ataques. Embora o narrador e os entrevistados digam que é um dos dias mais importantes da história dos EUA, a música e o tom do segmento de abertura fazem com que pareça mais uma série de crimes verdadeiros. E não uma versão reverente de 11 de setembro.

Leia também: Missa da Meia Noite, nova série de terror da Netflix é familiar por motivo intrigante

Ainda é muito cedo para tratar o 11 de setembro como se fosse apenas mais um evento histórico. Obviamente, é necessário falar sobre a Guerra ao Terror que dominou nossa política externa até pelo menos meados da década de 2010. Mas parece que Ponto de Virada leva meia-medida. Com isso, repassando aquele dia em alguns detalhes, mas encobrindo o que realmente o tornou horrível para as pessoas que viveram isso. Ou até mesmo os espectadores de todo o mundo.

Imagem: Divulgação.

E, pelo menos até agora, nenhuma das informações fornecidas sobre como financiamos os mujahideen na década de 1980. Bem como isso voltou a nos afetar à medida que Bin Laden e o Talibã aumentavam suas respectivas esferas de influência é algo novo. Qualquer número de reportagens, análises e documentários, mesmo aqueles que foram criados nos anos imediatamente após o 11 de setembro, forneceram as mesmas informações.

Colocar tudo em um contexto coletivo faz sentido. Mas nos perguntamos se isso é para pessoas cujas cabeças estiveram sob uma grande rocha nas últimas duas décadas.

De qualquer forma, as imagens são impressionante. E assim vale a pena neste dia para homenagearmos as vítimas e revivermos um dia que nunca conseguimos tirar da memória.

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal. Especialista em SEO e construção de textos para internet, também atua como webwriter com foco em textos para o Google. Autor na internet desde 2011, passou pelos portais TeleSéries e Box de Séries. Fã de carteirinha de Friends, ER e One Tree Hill, é aficionado pelo mundo dos seriados. Também é fã de procedurais, sabendo tudo sobre o universo das séries Chicago, Grey's Anatomy, e séries de sucesso como La Casa de Papel e Lucifer. Também é fã da DC Comics, e acompanha produções inspiradas em personagens da editora, como Titans e até o mais recente produto da editora, Sweet Tooth.