Netflix vai ter propaganda: novo plano começa em novembro

Netflix faz importante anúncio e afirma que, a partir de novembro, um novo plano entrará em circulação. Agora, plataforma terá propagandas.

Netflix

Se você quiser pagar um pouco menos pela Netflix, em breve poderá fazê-lo – mas terá que assistir a alguns anúncios para fazer isso.

A gigante do streaming lançará uma opção suportada por anúncios em 12 países ao redor do mundo, incluindo o Brasil. O novo nível, chamado “Básico com anúncios”, custará US$ 6,99 por mês nos EUA e R$ 18,90 no Brasil. 

“Estamos confiantes de que, com a Netflix a partir de US$ 6,99 por mês, agora temos um preço e um plano para cada fã”, disse a empresa em comunicado. “Embora ainda seja muito cedo, estamos satisfeitos com o interesse dos consumidores e da comunidade publicitária – e não poderíamos estar mais animados com o que está por vir”.

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Como será o novo formato?

A camada suportada por anúncios terá entre 4 e 5 minutos de anúncios por hora, cada um com 15 ou 30 segundos de duração, que serão reproduzidos antes e durante programas de TV e filmes. Além disso, os usuários dessa camada não poderão baixar programas de TV e filmes, e “um número limitado” de títulos não estará disponível no lançamento “devido a restrições de licenciamento”.

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A Netflix também fez parceria com a Nielsen, que medirá a audiência do streamer usando seu produto Digital Ad Ratings a partir do próximo ano. A ideia de um nível suportado por anúncios foi lançada pela primeira vez em abril, com o co-CEO Reed Hastings revelando que o streamer estava pensando em adicionar esse nível “nos próximos um ou dois anos”.

Netflix precisou recorrer às propagandas para seguir 

A chegada dos anúncios na Netflix levou um bom tempo para acontecer. Na verdade, não conseguimos entender como a plataforma passou tanto tempo sem usar propagandas. Isso porque a empresa não tem outras fontes de renda como alguns gigantes do mercado. O Prime Video e a Apple TV+, por exemplo, têm a Amazon e a Apple por trás, bancando seus eventuais problemas e aventuras. 

O mesmo ocorre com a HBO Max, que tinha o canal HBO e a Warner por trás. Star+ é outra plataforma que possui uma grande empresa por trás. Empresas estas que trabalham e produzem publicidade há muito tempo. 

Bridgerton

Publicidade deve garantir saltos positivos e mais produção para a Netflix

Desta forma, a Netflix estava sozinha em um mundo utópico. Para eles, não havia um grande canal, loja ou empresa por trás. Era “apenas” uma plataforma de streaming produzindo e distribuindo conteúdos em larga escala e fazendo dinheiro majoritariamente das assinaturas. O problema é que, no ritmo em que a empresa estava criando, só os planos de assinantes não estavam sendo suficientes. Assim, não há o varejo (como a Amazon) ou a venda de eletrônicos (como a Apple) para arcar com as dívidas e projetos. 

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Trazer anúncios, então, é uma escolha natural e aceitável. Para o bem ou para o mal, nada se consome sem propagandas. E a Netflix pode aumentar – e muito – receita. Isso porque anunciar na plataforma seria como um “tiro de canhão” em um público-alvo interessantíssimo. É uma grande parcela de pessoas das mais variadas idades e locais. Qualquer empresa de qualquer ramo adoraria anunciar alguns segundos na maior plataforma de streaming do mundo. 

Sobre o autor

Matheus Pereira

Coordenação editorial

Matheus Pereira é Jornalista e mora em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Depois de quase seguir carreira na Arquitetura, enveredou para o campo da Comunicação, pelo qual sempre nutriu grande paixão. Escritor assíduo na época dos blogs, Matheus desenvolveu seus textos e conhecimentos em Cinema e TV numa experiência que já soma quase 15 anos. Destes, quase dez são dedicados ao Mix de Séries. No Mix, onde é redator desde 2014, já escreveu inúmeras resenhas, notícias, criou e desenvolveu colunas e aperfeiçoou seus conhecimentos televisivos. Sempre versando pelo senso crítico e pela riqueza da informação, já cobriu eventos, acompanha premiações, as notícias mais quentes e joga luz em nomes e produções que muitas vezes estão fora dos grandes holofotes. Além disso, trabalha há mais de dez anos no campo da comunicação e marketing educacional, sendo assessor de imprensa e publicidade em grandes escolas e instituições de ensino. Assim, se divide entre dois pilares que representam a sua carreira: de um lado, a educação; de outro, as séries de TV e o Cinema.