Nos 25 anos de Friends, confira lista com 10 episódios essenciais

Clássica comédia celebra 25 anos de sua estreia

Se você nunca assistiu a um episódio de Friends, saiba que é uma das poucas pessoas da face da Terra a ter feito isso. A famosa sitcom estreou no dia 22 de setembro de 1994 na NBC e, de lá para cá, conquistou uma legião de fãs. Com suas dez temporadas disponíveis na Netflix, muitos passaram a admirar ainda mais a atração. É impossível não dar uma risada assistindo a um episódio, mesmo que aleatoriamente. E, igual ao clássico “Chaves”, mesmo você sabendo das piadas você irá rir. Com uma história simples, Friends acompanha a vida de seis amigos em Nova Iorque, no começo de seus vinte anos, e então seus dramas, amores, família, e claro, suas diversões.

Na celebração dos 25 anos de Friends, o Mix de Séries pensou em uma lista essencial de 10 episódios para ver ou rever. Dicas de capítulos que todo fã iniciante poderia ver, mas também todo fã veterano poderia aproveitar para matar as saudades.

1 – The One Where Monica Gets a Roommate (Temporada 1, episódio 1).

Toda maratona, não importa quantos episódios seja, deve-se começar do início. Logo, o primeiro episódio de Friends é essencial. É aqui que encontramos o grupo icônico pela primeira vez: os irmãos Monica (Courteney Cox) e Ross Geller (David Schwimmer) e seus três amigos mais próximos, Phoebe Buffay (Lisa Kudrow), Chandler Bing (Matthew Perry) e Joey Tribbiani (Matt LeBlanc). A turma está desfrutando de uma tarde em seu café favorito nas proximidades, o Central Perk, quando Rachel Green (Jennifer Aniston), vestida de noiva, corre entra frenética para atrapalhar o momento. Rachel cresceu com Monica e Ross e fugiu para Nova York no dia do casamento ao perceber que não estava apaixonada por seu futuro marido, Barry. Rachel, então, se muda com Monica e lá vamos nós.

Nos 25 anos de Friends, confira lista com 10 episódios essenciais

Imagem: NBC/Divulgação.

2 – The One With the List (Temporada 2, episódio 8).

O sonho de Ross de estar com Rachel finalmente está se tornando realidade depois que eles tiveram seu primeiro beijo mágico. Há apenas um pequeno problema: Ross ainda está namorando Julie, que é ótima. E como alguém resolve essa situação? Ao ouvir a horrível sugestão de Chandler, ele faz uma lista de prós e contras de cada mulher! De qualquer forma, Ross finalmente decide terminar com Julie porque “ela não é Rachel“. É claro que Rachel encontra a lista e fica imediatamente, e com razão, irritada com isso.

3 – The One with the Football (Temporada 3, episódio 9).

Um episódio que é quase um “presente de natal” para os fãs de Friends. Um grupo de pessoas está focado na culinária, enquanto o outro está focado em assistir futebol na TV. Depois, há a rivalidade entre Monica e Ross durante o que deveria ser um jogo amigável que os fará lembrar os piores instintos das pessoas competitivas em seu grupo de amigos. Momentos icônicos da série são apresentados aqui.

4 – The One Where Ross and Rachel Take a Break (Temporada 3, episódio 15).

É o aniversário de Ross e Rachel, e Ross decide levar a comemoração para o trabalho da moça. Entretanto, ela está atarefada e é a partir disso que tudo começa a dar errado. Uma briga se inicia com Rachel concluindo que eles precisam fazer uma pausa. Para Ross, isso significa desabafar, ficando bêbado com Joey e Chandler e passar a noite com uma mulher que ele mal conhece. O episódio termina no clássico estilo “Continua”. Não é até o próximo episódio que recebemos a súplica de Ross (e que está prestes a ser uma piada): “nós estávamos dando um tempo”. Durante a próxima briga, que realmente as coisas terminam entre eles, é definido os rumos da série para as próximas temporadas.

Nos 25 anos de Friends, confira lista com 10 episódios essenciais

Imagem: Divulgação/NBC

5 – The One with Ross’s Wedding Parts 1 and 2 (Temporada 4, episódios 23 e 24).

Ross, Monica, Chandler e Joey vão a Londres para o casamento de Ross com sua noiva britânica, Emily. Phoebe não pode comparecer porque está grávida como barriga de aluguel do irmão, e Rachel recusa porque não consegue ver Ross se casar com outra pessoa. Rachel tenta se distrair de seus verdadeiros sentimentos por Ross, mas ela não consegue superá-lo. Então, ela sai para Londres no último minuto, esperando recuperar Ross antes que ele se case com Emily. Rachel aparece logo antes da cerimônia e muda de ideia sobre se declarar para Ross ao ver o quão feliz ele está com Emily. Mas não há como as coisas terminarem de maneira tão simples para o nosso casal favorito, eles querendo ou não. Momentos depois, Ross pronuncia o infame “Eu, Ross, te aceito, Rachel …“, logo antes do término dos créditos…

6 – The One Where Everybody Finds Out (Temporada 5, episódio 14)

Estamos a doze episódios do momento onde o relacionamento de Monica e Chandler começou. Nesse momento, Joey e Rachel já descobriram e Phoebe descobre quando os vê juntos em um apartamento que Ross está vendo que fica em frente ao prédio de Monica. Phoebe decide mexer com os amantes ocultos, dando em cima de Chandler. Mas tudo era pra, na verdade, fazer com que eles se revelassem. E o famoso “eles sabem” se destaca em momentos hilários.

Resultado de imagem para The One Where Everybody Finds Out

Imagem: NBC/Divulgação.

7 – The One That Could Have Been Parts 1 and 2 (Temporada 6, episódios 15 e 16)

Episódios de flashback acontecem em todos os tipos de programas, mas versões alternativas da realidade são menos comuns. Rachel, recebe notícias de que seu ex-noivo Barry está se divorciando de sua ex-melhor amiga Mindy, com quem ele a estava traindo,. Esse é o ponto que desencadeia o jogo do “e se?”. Nesta versão, Rachel se casou com Barry, Ross ainda está com Carol, Chandler é um escritor de comédia fracassado e Monica continua acima do peso. Enquanto isso, Joey (famoso ator de novela) e Phoebe (profissional de finanças) são as histórias de sucesso na carreira.

8 – The One with the Proposal Parts 1 and 2 (Temporada 6, episódios 24 e 25)

Chandler tem o noivado perfeito planejado para Monica: um belo anel, um jantar adorável, Champagne caro e cada passo planejado. Mas, obviamente, isso não seria uma proposta de sitcom sem alguns imprevistos. O ex-namorado de Monica, Richard (Tom Selleck), aparece no mesmo restaurante da proposta, jogando os planos de Chandler pela janela. Para piorar, o cara ainda vai até o trabalho de Monica e a diz que ele ainda a ama. Chandler, então, passa a dizer que odeia casamentos. O desastre é evitado quando Monica decide resolver o assunto com suas próprias mãos – depois que Joey diz que Chandler estava apenas fingindo não querer se casar – e faz uma proposta surpresa.

9 – The One with the Red Sweater (Temporada 8, episódio 2)

Rachel está grávida, mas apenas Phoebe e Monica sabem. Ela nem contou ao pai, nem disse aos amigos quem é o pai. Enquanto ela tenta decidir se deve ou não contar ao pai, Rachel apresenta uma história a Joey e, em seguida, eles têm que manter a mentira de que Phoebe é a grávida. Joey propõe a Phoebe evitar que ela crie o filho sozinha, forçando Monica a dizer que não podem se casar porque Rachel é quem está grávida. Joey lembra que Rachel (sua colega de quarto) dormiu com um homem cerca de um mês antes e que ele deixou para trás um suéter vermelho. Mais tarde, Ross aparece – enquanto Rachel se foi – e vê o suéter vermelho. “Ei, meu suéter. Estou procurando isso há um mês”, diz Ross, para o choque de todos os presentes.

10 – The Last One (Temporada 10, episódios 17 e 18)

Chandler, Monica e seus gêmeos recém-nascidos adotados estão se mudando para os subúrbios. Joey e Chandler devem quebrar a mesa de pebolim que sempre tiveram, porque um pintinho e um pato estão presos nela. Rachel está saindo de Nova York para um novo emprego em Paris. Todas as coisas boas devem chegar ao fim. Mas Ross não quer que tudo termine. Ele está muito apaixonado por Rachel e quer que ela fique, então ele corre para o aeroporto para detê-la. Apesar de implorar, Rachel embarca no voo. As coisas não podem terminar de maneira tão simples. Ross chega em casa e é recebido por uma mensagem na secretária eletrônica de Rachel dizendo que ela o ama e quer ficar juntos. Assim que a secretária eletrônica cede, Rachel aparece na porta e os dois se abraçam. É o fim de uma era.

Imagem relacionada

Imagem: NBC/Divulgação.

E então, o que acharam da nossa seleção de episódios de Friends? Qual a sua? Trocaria algum episódio? Deixe nos comentários…

Tags Friends
Anderson Narciso

Anderson Narciso

Mestre em História, apaixonado por mídias, é o editor responsável e idealizador do Mix de Séries. Eterno órfão de Friends, One Tree Hill e ER, acompanha séries desde que se entende por gente. No Mix é editor de colunas e de notícias, escreve a coluna 5 Razões e resenha a série Gotham.

No comments

Add yours