Nova aposta da Globoplay, série Aruanas vai além dos problemas do Brasil

Globoplay aposta em Aruanas

Na manhã do dia 27 de junho, a Globoplay – em parceria com a Rede Globo – apresentou seu novo seriado Aruanas. Estrelada por Taís Araújo, Débora Falabella, Leandra Leal e Thainá Duarte, Aruanas tem tudo para ser sucesso no streaming.

Repleto de temas atuais e um tanto polêmicos, o seriado narra a história de quatro protagonistas fortes e que farão o impossível para proteger o meio ambiente. Embora o seriado se passe grande parte no Amazonas, e trate muito sobre a crise do meio ambiente, é nítido que ele não toma partido algum. Seu foco é apenas falar sobre algo de suma importância para a atualidade.

“A questão ambiental está sendo discutida há muito tempo, no mundo todo. Um dos trunfos dessa produção é tentar unir as pessoas em torno de um tema tão importante. Queremos tocar o coração das pessoas com um entretenimento de qualidade”. (Sergio Valente, diretor de Comunicação da Globo)

Trama

Aruanas conta a história de três amigas idealistas (Araújo, Falabella e Leal) que fundam a ONG ambiental Aruana. A partir dela, investigam as atividades de uma mineradora que atua na Amazônia, mais precisamente na cidade fictícia do Cari. O resultado das investigações, entretanto, aponta para um grande esquema criminoso patrocinado por uma mineradora.

É nesta cidade que conhecemos a estagiária Clara (Thainá Duarte). Ela, com olhos leigos e muita disposição para aprender a lutar por seus ideias, ajudará o trio Luíza (Leandra Leal), Natalie (Deborá Falabella) e Verônica (Taís Araújo). Portanto, elas irão investigar um grande esquema de crimes ambientais envolvendo garimpos ilegais e uma renomada mineradora da região.

Imagem: TV Globo/Divulgação

Mas Aruanas não abordará somente isso. Assim, teremos dramas pessoais dignos de um bom novelão mexicano e muitas reviravoltas. Temas como adultério, relacionamento abusivo, e traição de amizade estarão presentes. Bem como, uma briga judicial pela guarda de crianças. Tudo isso agitará os 10 episódios da primeira temporada.

O seriado terá uma dupla de vilões de peso. Tal dupla é formada por Camila Pitanga, como a lobista Olga, que atua no sentido de neutralizar as ações da Aruana, e Luiz Carlos Vasconcelos, que promete causar transtornos às protagonistas. Outro destaque na trama é o empresário Miguel, dono da KM, uma das maiores e mais poderosas mineradoras do país. Além disso, ele promete roubar as cenas na temporada.

E será que Aruanas poderá ganhar uma segunda temporada? Bom, se depender do elenco e dos criadores Estela Renner e Marcos Nisti, Aruanas poderá ganhar inúmeras temporadas, mas isso se conquistar o público.

Coletiva em São Paulo

Durante a coletiva, o elenco e os criadores se mostraram conscientes sobre a importância da proteção do meio ambiente. O assunto foi bastante debatido durante o painel do seriado. De acordo com Estela Renner, o meio ambiente é um assunto atual. E, além disso, de suma importância que deveria ser mais abordado. Para Renner, não existe uma verdade universal, apenas formas diferentes de como o ser humano vê o meio ambiente.

“Como atriz, me sinto melhor depois de gravar essa série. Sofremos uma transformação ao fazermos parte deste lindo e grande projeto. É uma grande oportunidade para engajar o público na questão ambiental através da história dessas mulheres, das Aruanas”, declarou Deborá Falabella.

O Mix de Séries teve o privilégio de assistir um resumo dos primeiros episódios de Aruanas. Bem como, o quinto episódio na íntegra. Portanto, o que podemos dizer é que Aruanas é uma mega produção que lembra muito as produções hollywoodianas e tem tudo para ser um sucesso.

Com excelentes atuações e um elenco de primeira, Aruanas merece um voto de confiança. O grande destaque do seriado é Taís Araújo que consegue transformar a sua personagem, a advogada Verônica, numa espécie de Annalise Keating (How to Get Away with Murder) brasileira.

“Minha personagem é totalmente inspirada numa advogada amiga de Estela e Marcos. É incrível o quanto ela é certeira no tribunal e, para mim, é uma grande honra atuar num seriado como Aruanas“. (Taís Araújo durante a coletiva)

Além da Amazônia

Aruanas também estreará no exterior. O seriado poderá ser visto em um ambiente administrado pela plataforma Vimeo, que contará com legendas em onze idiomas: inglês, espanhol, francês, italiano, alemão, holandês, russo, árabe, hindi, turco e coreano.

Cinquenta porcento do resultado das vendas no período de julho a outubro será doado para uma entidade de proteção da floresta amazônica a ser escolhida pelos produtores.

Escrita com o apoio de de 28 ONGs internacionais, o seriado contou com a parceria do Greenpeace. Inclusive, Thainá Duarte fez trabalho voluntário com os ativistas da Greenpeace para poder entender um pouco mais sobre o tema.

“As protagonistas de Aruanas são ativistas corajosas e competentes, e ao mesmo tempo mulheres com questões complexas e universais, com as quais muitas pessoas podem se identificar, em qualquer lugar”, pontua Estela Renner.

Aruanas chegaria no Globoplay no dia 02 de julho, mas teve estreia antecipada e já está disponível. Além disso, o primeiro episódio irá ao ar na Rede Globo no dia 03 de julho, na Sessão Globoplay.

Share this post

Gabriella Siggia

Quem eu sou? Eu sou uma em um milhão: escritora nas horas vagas, seriadora de coração, cinemática de plantão e amante da literatura. Divertida, alto astral e bastante bem humorada. Só não achei ainda minha outra pessoa. Ah, música faz parte da minha vida.