Nova série bíblica da Netflix é ruim mas virou gigante sucesso
A crítica não perdoou Testamento: A História de Moisés e desaprovou o programa. Ainda assim, série é um sucesso na Netflix.
A minissérie “Testamento: A História de Moisés”, lançada pela Netflix, rapidamente alcançou o Top 10 global. Dividida em três partes e lançada em 27 de março, a trama explora a vida de Moisés, desde seu período como um renegado até tornar-se um profeta, passando por momentos de assassinato.
Logo na primeira semana após seu lançamento, “Testamento” entrou para o Top 10 da Netflix. Na semana de 25 a 31 de março, a série ficou em segundo lugar no ranking, com 13,5 milhões de visualizações. Na liderança estava a série original da Netflix “O Problema dos 3 Corpos”, de David Benioff e D.B. Weiss, com 15,6 milhões de visualizações.
Leia mais sobre “Testamento: A História de Moisés“:
- Série sobre testamentos de Moisés está dominando a Netflix
- Quem é o ator de Alexandre O Nascimento de um Deus?
- Rainha Cleópatra, tudo sobre a série: história, elenco e mais
O sucesso de “Testamento” na Netflix reflete uma tendência interessante dentro de seu subgênero. Apesar da recepção crítica não ser das melhores, com uma aprovação de apenas 29% no Rotten Tomatoes entre sete críticos, a série conseguiu uma aprovação de público quase idêntica, de 33%. É surpreendente ver uma série com essa taxa de desaprovação obter tanto sucesso na plataforma de streaming.
Esse sucesso inesperado de “Testamento” vem em um momento interessante para conteúdos religiosos na Netflix. Recentemente, o polêmico filme bíblico “Noé”, lançado há uma década, também alcançou o Top 10 da Netflix em março, mostrando uma tendência de sucesso para filmes/séries religiosos na plataforma.
Filmes com temática religiosa, por exemplo, costumam ocupar um lugar peculiar na cultura contemporânea, tanto em streaming quanto em lançamentos nos cinemas. “Testamento”, então, parece seguir um padrão observado nesse tipo de produção, em que a relação entre opinião crítica, opinião do público, sucesso de bilheteria e sucesso em streaming muitas vezes se mostra imprevisível. Essa dinâmica, então, persiste com séries como “Testamento”, que encontram sucesso mesmo diante de críticas mistas.