Novas perspectivas, outra trama e um destino: 12 Monkeys e sua 3º Temporada

Imagem: Promo/Syfy
Imagem: Syfy/Reprodução

[spacer height=”20px”]

Continua após publicidade

Chegamos à terceira temporada de 12 Monkeys, série do canal norte-americano Syfy, com uma mudança de contexto na proposta da série. Diferente do que vimos em sua primeira temporada e em boa parte da segunda, a série que faz referência ao filme homônimo lançado em 1995 e que tinha em seu elenco Bruce Willis e Brad Pitt, se embrenhou pelos caminhos da praticidade ao ter as relações pessoais dos personagens como sustentação de seu novo plot.

Continua após a publicidade

Quando surgiu, como uma grata surpresa na grade de séries de 2015, 12 Monkeys se destacava como um dos primeiros acertos do canal por assinatura Syfy. O canal pertencente à NBC/Universal e exclusivo para produções de ficção científica cometia, até então, pecados atrás de pecados quando o assunto era produção. Foram diversas as séries canceladas ainda em sua primeira temporada pelo fraco roteiro e as insistentes superproduções gráficas. Nesse sentido a série passou então a se destacar por um enredo sóbrio – a incessante busca de Cole por salvar o mundo e destruir o exército dos doze macacos – e também por uma sobriedade no aspecto técnico de sua produção.

Continua após publicidade

Outra referência, tirando a principal, está no destaque a busca de Ramse a testemunha – que se mostra, mas pra frente, uma missão para eliminar Cass, a mãe da testemunha – onde podemos fazer uma clara relação com o filme O Exterminador do Futuro (1985) onde um assassino do futuro é enviado para matar Sarah Connor, mãe daquele que viria a ser o líder da humanidade em um futuro utópico, John Connor. Guardadas as devidas ressalvas que devem ser feitas a essa comparação, a missão de Ramse acabaria também por não atingir seu objetivo final.

A série viajou até o passado em busca da testemunha e tornou o seu presente uma das experiências mais desagradáveis possíveis para o expectador. O contexto da narrativa que existia no presente – o futuro apocalíptico da série – se diluiu tão facilmente quanto o péssimo desenvolvimento desse conceito o tornara possível. O ponto chave da trama tornou-se então o passado, representado em grande parte pelo hall do Emerson Hotel. Um passado em que se inseriam os mais fantásticos figurinos de época e que acabaria por remeter a trama a um universo completamente distante e muito mais atraente em relação ao futuro apocalíptico de 2035. E podemos observar isso mesmo no futuro, quando Cassandra permaneceu trancafiada em Titan em um quarto onde o que se destacava eram os trajes e uma cenografia que remetia ao período medieval.

Continua após publicidade

Voltando a mudança da narrativa da série, podemos destacar como um ponto-chave para essa transição a nova referência que Cassandra Railly passaria a ter dentro da história. Vindo de uma coadjuvante e, de certo modo, até menos que uma na primeira temporada, ao destaque dentro da trama, quando Cole passa a lutar pelo seu resgate como algo mais importante até mesmo que a sua missão primordial. Nesse sentido, várias outras relações começam a ser instituídas na trama. E o que se limitava, de maneira mais específica, a relação de Ramse com seu filho, passava ao retorno da filha de Jones – também de seu contexto amoroso ainda na segunda temporada – e culminando na vinculação da história da própria testemunha a de Cole e Cass.

Nesse sentido diminuiu-se muito o campo de probabilidades e de potenciais surpresas ao longo da série. Encurtou-se um universo que no filme nos dava a impressão de uma dimensão imensurável de questões que poderiam ser trabalhadas nesta eventual série. O destaque, no fim das contas, é mais negativo do que positivo, apesar da trama ainda trabalhar essas relações de uma forma um tanto atraente, da estética ter se tornado mais sóbria e de se ter diminuído – pelo próprio encurtamento do contexto da história – a chance de alguém fazer uma porcaria.

Continua após a publicidade
O MIX DE SÉRIES atingiu 10 milhões de visitas mensais e vamos ensinar tudo que aprendemos nessa caminhada! Aumente o tráfego do seu site com técnicas avançadas de SEO.
Faça seu pré-cadastro aqui!