Novos episódios de O Jogo que Mudou a História desaceleram

Review dos episódios 3 e 4 de O Jogo que Mudou a História, uma série original Globoplay em parceria com AfroReggae

O Jogo que Mudou a História

Episódios 3 e 4 focam no desenvolvimento dos personagem

Depois de uma estreia eletrizante, cheia de ação e acontecimentos chocantes, O Jogo que Mudou a História retorna com novos episódios trazendo mais profundidade para seus personagens. Com o presídio sob o controle da falange vermelha, a diretoria e a equipe de carcereiros precisam lidar com uma nova ordem estabelecida, à medida que combatem as tentativas recorrentes de rebelião e fuga da Ilha Grande. Igualmente, a falange começa a ganhar força além dos muros, ocupando espaços nas comunidades e aumentando o esquema de narcotráfico no Rio de Janeiro.

A emboscada armada para Belmiro (Jaílson Silva) tem repercussões no presídio. Ele é esfaqueado por Lezado em um golpe brutal e inesperado, em uma cena carregada de suspense e violência gráfica, e serve de alerta para mais conflito e instabilidade dentro da penitenciária. Em meio ao caos, Egídio (Ravel Andrade), pressionado por uma dívida com Belmiro, se revolta e esfaqueia Lezado em retaliação. Mas esse ato de violência impulsivo desencadeia uma confusão generalizada.

Diante da situação caótica, o diretor Sampaio (Rogério Blanck) toma medidas drásticas para conter a rebelião. Ele isola Egídio na solitária, reconhecendo a gravidade de suas ações e buscando evitar que a situação se agrave ainda mais. Nesse cenário, Belmiro começa a se aproximar da Irmã Emily (Alli Willow) que está presa em suas próprias questões e dilemas sobre seu trabalho na Ilha Grande.

PUBLICIDADE

Transferências e liberdade de alguns detentos movimentam a penitenciária

Na trama de O Jogo que Mudou a História, enquanto alguns detentos ganham a tão sonhada liberdade, outros são transferidos. Não deixa de ser uma estratégia da diretoria para enfraquecer as facções, mas a longo prazo pode ter efeito reverso. Com uma representante da falange em cada presídio da cidade, a facção tende a ganhar mais força além dos muros.

Em meio à violência e à luta pela sobrevivência, alguns personagens também buscam redenção e uma chance de recomeçar suas vidas. Como é o caso do Mestre (Bukassa Kabengele) que consegue transferência para o regime semiaberto. Um grande dilema sem dúvidas será descobrir como seus desejos irão se confrontar com a dura realidade do sistema prisional e sua conexão com a facção fora da prisão.

Imagem: Divulgação

Mas nem todos têm direito à liberdade em O Jogo que Mudou a História e precisam dar seu próprio jeito para abandonar o “caldeirão do diabo”, como é o caso de Chico da Cavanha (Rômulo Braga) e Nogô (Sérgio Laurentino). Eles não desistem de escapar e articulam um novo plano de fuga. A tensão aumenta ainda mais quando Gilsinho (Jonathan Azevedo), o novo detento, também planeja sua fuga para voltar ao comando do Morro da Promessa.

Gilsinho é um criminoso perigoso devido à sua ambição e inteligência. Propor uma parceria com a falange em seus negócios é uma verdadeira jogada de mestre. Vai ser interessante acompanhar o desdobramento dessa aliança. No episódio 4 ele protagoniza uma cena de fuga de helicóptero cinematográfica, recriando uma cena real que aconteceu em 1985.

Imagem: Divulgação

Novas narrativas mantêm a trama dinâmica e interessante em O Jogo que Mudou a História

No dia de visita, Jacqueline (Tatiana Tiburcio) e Daniella (Kizi Vaz) ambas esposas de detentos, respectivamente Mestre e Chico da Cavanha, aproveitam a oportunidade para desabafar sobre suas vidas. As duas se reconhecem em suas lutas e como mulheres pretas e se apoiam mutuamente. Basicamente a cena também serve como um reflexo da dura realidade vivida por muitas famílias afetadas pelo encarceramento, que sofrem as consequências muitas vezes de forma silenciosa.

Enquanto isso, na comunidade os moradores começam a ganhar espaço trazendo novos conflitos e dramas para a história. Da mesma maneira, alguns detentos fora da prisão e retornando para comunidade, os personagens ganham novas possibilidades. A série ainda tem muito a revelar sobre esses personagens e seus destinos.

Em O Jogo que Mudou a História, o ambiente prisional é dominado por jogos de poder, traições e muitas articulações. Cada personagem busca seus próprios objetivos, muitas vezes utilizando meios questionáveis e arriscando tudo. A violência entre os detentos, a disputa por poder e a falta de controle por parte das autoridades são alguns dos elementos que contribuem para a instabilidade dentro da cadeia. O roteiro explora muito bem essa teia de interesses e conflitos, prendendo a atenção do público a cada episódio.

O Jogo que Mudou a História está em exibição no Globoplay com dois novos episódios ás quintas.

Sobre o autor
Yuri Moraes

Yuri Moraes

Redação

Yuri Moraes é formado em Direito e Marketing Digital e atualmente cursa Produção Cultural. Morador do Rio de Janeiro, sempre foi um grande apaixonado por conteúdo audiovisual e o universo da cultura pop. Um cinéfilo declarado, um seriador nato. Formado em teatro, descobriu sua paixão pela escrita e desde então vem estudando e se capacitando como escritor. Redator do Mix de Séries desde 2016, se desenvolveu como profissional da área e já colaborou com diversos textos em formato de críticas, reviews semanais e notícias. Através de seus textos busca sempre apresentar uma análise pessoal, técnica e sincera das produções que assiste, sem deixar o bom humor de lado. Sempre atualizado nos assuntos do momento, faz cobertura de diversos eventos representando o site. Outra paixão que caminha lado a lado é produção de eventos. Colecionando em seu currículo experiências em grandes eventos, possui verdadeira paixão em fazer parte do processo de construção e execução de eventos culturais. Com isso, equilibra seu trabalho de departamento pessoal com o ofício de escritor e produtor cultural.