O Agente Noturno tem história real? Eis a verdade

O Agente Noturno tem inspirações na vida real? Confira as histórias que deram origem à série da Netflix.

O Agente Noturno

Em O Agente Noturno, Peter Sutherland (Gabriel Basso) é recrutado pela agora infame Chefe de Gabinete da Casa Branca, Diane Farr (Hong Chau). Sua missão, então, é monitorar uma linha de emergência se um Agente Noturno precisar de assistência imediata. A linha raramente toca, mas Sutherland é puxado para uma perigosa conspiração governamental. Tudo começa quando Rose Larkin (Luciana Buchanan) liga depois de testemunhar os assassinatos de sua tia e tio.

Acontece, entretanto, que Diane Farr contratou Sutherland com intenções duvidosas. Isso força Rose e Peter a defender as virtudes do país que foram estragadas na cadeia de comando, incluindo o vice-presidente, como consequência. O Agente Noturno expôs uma crise nacional convincente, mas imaginativa, que levou o público a se perguntar sobre o verdadeiro funcionamento interno dos serviços governamentais e a prevalência de programas secretos. O Programa de Ação Noturna existia em O Agente Noturno como uma iniciativa altamente secreta realizada no porão da Casa Branca, cobrindo agentes incógnitos em todo o país, mas quão fiel à realidade é essa agenda do governo?

O programa de ação noturna não é uma agência confirmada pelo FBI

Considerando, contudo, o quanto o FBI é conhecido por ser reservado com certas informações protegidas, não se pode confirmar que uma iniciativa secreta semelhante ao Programa de Ação Noturna seja real. No entanto, pode-se supor que o FBI tenha programas reais estabelecidos para agentes disfarçados entrarem em contato em caso de emergência. O programa e o enredo de O Agente Noturno brotam de várias inspirações da vida real, mas um programa de agência do FBI verdadeiramente idêntico seria difícil de corroborar sem a verificação da própria agência federal.

A inspiração de O Agente Noturno explicada

O Agente Noturno é inspirado no romance de mesmo nome de Matthew Quirk. Em uma entrevista sobre a inspiração para o enredo e conteúdo de O Agente Noturno, Quirk revelou que a inovação em seu thriller de conspiração veio de seu amigo que trabalhava no turno da noite para o FBI, com muito do resto vindo de outras fontes e de sua própria imaginação. Quirk, então, contou ao público sobre seu processo imaginativo dizendo:

Leia também: 7 séries tipo O Agente Noturno que você precisa assistir

Para pesquisa, conversei com meu amigo e o trabalho dele acabou sendo bem mais interessante e secreto do que eu suspeitava. É um dos vários fatores que me levaram a colocar a ação do romance na Sala de Situação da Casa Branca. Também conversei com o pessoal do FBI e da CIA sobre o que acontece nessas vigílias noturnas. E na Sala de Situação durante uma crise. Além de como um cenário de contra-espionagem como o do livro se desenrolaria.

Sua pesquisa e criatividade resultaram em uma série envolvente e indecifrável em O Agente Noturno, da Netflix. A Netflix já confirmou a segunda temporada em resposta à sua incrível audiência e à horda de fãs que conquistou. A segunda temporada de O Agente Noturno deve amarrar várias pontas soltas deixadas de sua temporada de estrei. Além de seguir mais da expedição de Peter Sutherland como um agente noturno de alto escalão.

Sobre o autor
Avatar

Matheus Pereira

Coordenação editorial

Matheus Pereira é Jornalista e mora em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Depois de quase seguir carreira na Arquitetura, enveredou para o campo da Comunicação, pelo qual sempre nutriu grande paixão. Escritor assíduo na época dos blogs, Matheus desenvolveu seus textos e conhecimentos em Cinema e TV numa experiência que já soma quase 15 anos. Destes, quase dez são dedicados ao Mix de Séries. No Mix, onde é redator desde 2014, já escreveu inúmeras resenhas, notícias, criou e desenvolveu colunas e aperfeiçoou seus conhecimentos televisivos. Sempre versando pelo senso crítico e pela riqueza da informação, já cobriu eventos, acompanha premiações, as notícias mais quentes e joga luz em nomes e produções que muitas vezes estão fora dos grandes holofotes. Além disso, trabalha há mais de dez anos no campo da comunicação e marketing educacional, sendo assessor de imprensa e publicidade em grandes escolas e instituições de ensino. Assim, se divide entre dois pilares que representam a sua carreira: de um lado, a educação; de outro, as séries de TV e o Cinema.

Baixe nosso App Oficial

Logo Mix de Séries

Aproveite todo conteúdo do Mix diretamente celular. Baixe já, é de graça!