O Famoso Alfaiate: série da Netflix tem história real; Descubra
Autora por trás da história de O Famoso Alfaiate se inspirou em tramas reais para escrever a série. Entenda detalhes.
O Famoso Alfaiate da Netflix (também conhecido como ‘Terzi’) é uma série dramática de mistério em língua turca criada por Onur Güvenatam e dirigida por Cem Karci.
A história segue Peyami Dokumacı, um famoso alfaiate tentando proteger um segredo obscuro de seu passado. No entanto, a vida de Peyami vira de cabeça para baixo quando ele se envolve contra a vontade com Esvet, uma jovem com seus próprios segredos.
Dado alguns detalhes da série sobre relacionamentos interpessoais complexos e o estudo do comportamento humano, os espectadores estão se perguntando se ela é baseada em eventos reais. Então, eis a verdade.
O Famoso Alfaiate tem história real na Netflix?
O Famoso Alfaiate é parcialmente baseada em uma história real. A série de televisão se origina de uma história da autora Gülseren Budayıcıoğlu. E ela foi adaptada para um roteiro pelos roteiristas Rana Mamatlıoğlu e Bekir Baran Sıtkı. O diretor Cem Karci dirigiu o projeto e Onur Güvenatam é creditado como o criador da série. Portanto, é seguro dizer que o quarteto criativo é responsável por moldar a série de televisão.
A série não é uma representação direta de eventos reais, como várias fontes afirmaram. Mas sim, várias histórias reais inspiraram a autora a criar a trama de O Famoso Alfaiate.
Leia também: O ator de O Famoso Alfaiate na Netflix: eis quem faz o Peyami
Gülseren Budayıcıoğlu desenvolveu a história básica da série. Budayıcıoğlu é um célebre autor turco e escritor de televisão. No entanto, ela começou sua carreira como psiquiatra antes de se tornar apresentadora de televisão e depois publicar seus próprios romances. Vários romances de Budayıcıoğlu, como ‘Madalyonun İçi’, ‘Camdaki Kız’ e ‘Hayata Dön’ serviram como fonte de material para vários programas de televisão de sucesso – incluindo, O Famoso Alfaiate.
Algumas fontes afirmaram que O Famoso Alfaiate é uma adaptação do terceiro livro publicado, ‘Hayata Dön’. O livro, publicado pela primeira vez em 2011, conta a história de uma jovem chamada Ala e suas experiências traumáticas.
Ele também apresenta várias anedotas e histórias que a autoar usa para moldar a narrativa. No entanto, O Famoso Alfaiate não parece ser uma adaptação direta do livro, pois sua narrativa difere da história de Ala. Em vez disso, o programa provavelmente é inspirado por algumas das outras interações de Budayıcıoğlu com seus pacientes. Em uma entrevista de 2023, Budayıcıoğlu falou sobre suas outras adaptações em uma entrevista. A autora explicou que se inspira em pessoas reais com quem interage. No entanto, Budayıcıoğlu também revelou que evita mostrar suas pessoas reais e suas vidas para proteger suas identidades. No entanto, ela consegue criar personagens realistas.
Histórias reais estavam no blog da autora
Budayıcıoğlu mantém um blog para o site Hurriyet e lá compartilha sua experiência como psiquiatra e aumenta a conscientização sobre saúde mental.
Ela também compartilha seus pensamentos sobre cartas escritas a ela por pessoas com problemas de saúde mental. É possível que uma dessas cartas tenha servido de inspiração primária para a série de televisão. No entanto, como mencionado acima, Budayıcıoğlu ficcionaliza certas pessoas e eventos, o que significa que ‘O Famoso Alfaiate é uma história fictícia – embora, se inspire em alguns acontecimentos reais.
A história de O Famoso Alfaiate
O Famoso Alfaiate explora o passado traumático de seu protagonista Peyami Dokumacı, que luta contra os problemas de saúde mental de seu pai. Enquanto isso, Esvet é uma jovem que é forçada a se casar com um parceiro abusivo por seus pais. Assim, a série explora a correlação entre o efeito fisiológico das ações dos pais sobre seus filhos. Posteriormente, a série explora assuntos tabus e relacionamentos complexos que ressoam emocionalmente com o público.
Em última análise, O Famoso Alfaiate é uma série de televisão profundamente interessada em explorar os estados psicológicos de seus personagens. Esses personagens podem ou não ter inspirações em pessoas reais, mas parecem retratar emoções realistas devido à compreensão de Budayıcıoğlu sobre a natureza humana. Ele explora temas complexos, como violência doméstica, saúde mental, casamento, adoção e paternidade.
Portanto, apesar da narrativa fortemente dramatizada e complicada, a série mantém uma aparência de realismo, e bebeu na fonte de histórias reais que a autora ouviu.