O final de Ozark, 4ª temporada Parte 1 explicado com spoilers

Tudo sobre o final da 4ª temporada de Ozark.

Ozark serie final 4 temporada
Continua após publicidade

Desde que estreou na Netflix em 2017, Ozark cativou o público com as histórias loucas de Marty e Wendy Byrde, interpretados respectivamente por Jason Bateman e Laura Linney. No episódio piloto da série, um cartel de drogas força Marty a mudar sua família de Chicago para Ozarks, a fim de lavar grandes quantidades de dinheiro sujo das drogas.

Continua após publicidade

Nos anos após o início do esquema de lavagem de dinheiro, Marty e Wendy adicionam uma infinidade de empresas e funcionários à sua operação, incluindo uma jovem problemática chamada Ruth Langmore (Julia Garner) e seus próprios filhos, Charlotte Byrde (Sofia Hublitz) e Jonah Byrde (Skylar Gaertner).

Ao longo da série, Marty e Wendy foram forçados a tomar uma série de decisões difíceis de “negócios”. Incluindo uma que resulta na morte do irmão mentalmente doente de Wendy, Ben (Tom Pelphrey). À medida que a série chega ao fim, essas decisões de “negócios” crescem em número (assim como a contagem de corpos associada). Então, poucos nos Ozarks são poupados pela família Byrde. Aqui é onde terminamos a primeira parte da quarta temporada de Ozark e o que tudo isso pode significar para o final da série.

Continua após publicidade
Continua após publicidade

Javi é protegido pelo FBI enquanto seu tio está na prisão em Ozark

Grande parte da primeira metade da quarta temporada de Ozark se concentra no novo objetivo do chefe de Marty, Navarro (Felix Solis). Pouco depois de assassinar Helen Pierce (Janet McTeer) nos momentos finais da terceira temporada, Navarro anuncia que planeja se aposentar do cartel de drogas. Mais importante, ele quer que Marty e Wendy garantam a ele um acordo de imunidade com o governo dos Estados Unidos. Tal acordo lhe permitirá a liberdade de entrar e sair dos Estados Unidos como desejar durante a aposentadoria. Depois de muito trabalho, Marty e Wendy chegam muito perto de realizar essa tarefa (algo que eles inicialmente rotularam de “impossível”). Com a única diferença substancial sendo que Navarro liderará o cartel como informante do FBI por mais cinco anos. No entanto, quando o negócio parece estar completo, a agente do FBI Maya Miller (Jessica Frances Dukes) os trai ao prender Navarro.

Leia também: Ozark, eis o resumo e o que lembrar antes da 4ª temporada

Sempre aparentemente capazes de fazer um milagre do nada, os Byrdes conseguem negociar um acordo equivalente do FBI para o sucessor de Navarro, Javi Elizonndro (Alfonso Herrera). Em troca de quantias consideráveis ​​de dinheiro do cartel ao longo de uma década, o FBI concorda em permitir que Javi opere o cartel livremente. Apesar do desgosto óbvio de Marty e Wendy por Javi, o sucesso da missão acaba preparando a família infeliz para o que poderia eventualmente ser um futuro brilhante fora dos Ozarks. Infelizmente, a instabilidade de Javi parece significar problemas adicionais e inesperados para a família.

Continua após publicidade
Ozark serie final 4 temporada
Imagem: Divulgação.

Ruth nunca esteve mais sozinha

Claro que o maior desenvolvimento da temporada de Ozark até agora é a execução repentina de Wyatt Langmore (Charlie Tahan) e Darlene Snell-Langmore (Lisa Emery) no episódio 7 da 4ª temporada (“Santified”). Depois que Darlene se recusa repetidamente a cessar a venda de heroína, Javi descobre que a operação de Darlene permitiu que os Byrdes o prejudicassem. Em retaliação, Javi mata Darlene e Wyatt em sua casa e deixa seus corpos para Ruth encontrar. Enquanto Ruth está inicialmente convencida de que Frank Cosgrove Jr. (Joseph Sikora) é o homem responsável por suas mortes, ela rapidamente chega à conclusão de que tudo de ruim leva de volta à família Byrde.

Continua após publicidade

Leia também: O real motivo que fez Kreese permitir Kenny no Cobra Kai

Empunhando um rifle e um pesado conjunto de lágrimas, Ruth insiste que Marty diga a ela quem matou seu primo. Ela o chama de mentiroso e diz que vai atirar nele se ele não lhe der um nome. Enquanto Marty e Wendy sabem muito bem quem é o responsável, eles se recusam a desistir de Javi. Apesar dos protestos de sua mãe e pai, Jonah rapidamente nomeia Javi como o assassino de Wyatt. Como a vida de todos na família agora depende do acordo de imunidade de Javi com o FBI, Marty implora a Ruth que não machuque Javi. No entanto, Ruth rapidamente decide que terminou de ouvir Marty. Determinada a vingar sua prima, Ruth grita na cara de Marty: “Se você quer me parar, você vai ter que me matar!”

Continua após publicidade

A virada de Ruth contra Marty representa uma grande mudança nas lealdades. Na 1ª temporada, Ruth passa a ver Marty como uma figura paterna, mesmo escolhendo matar seus tios para salvá-lo. Nas temporadas mais recentes, as circunstâncias fizeram com que os dois ficassem mais distantes, mas Marty sempre manteve um fraquinho por ela. No entanto, a última decisão de Ruth parece indicar uma ruptura ainda mais definitiva em seu relacionamento. Marty certamente não está disposto a permitir que Ruth mate Javi. Mas Ruth também não está disposta a permitir que a morte de Wyatt fique sem resposta.

Continua após publicidade
Ozark serie final 4 temporada
Imagem: Divulgação.

Jonas está se voltando contra seus pais em Ozark

Um tema recorrente em Ozark é a tendência da família de usar e abusar de pessoas que chamam de amigos e familiares. Enquanto eles colocam um sorriso feliz para as câmeras, os Byrdes também parecem chover morte e destruição onde quer que vão. Este tema torna-se especialmente potente na terceira temporada de Ozark, quando Wendy entrega seu irmão doente mental ao cartel. Apesar de sua morte no final da terceira temporada, Ben lança uma longa sombra sobre grande parte da quarta temporada. Em grande parte por causa das pessoas que o amavam genuinamente.

Continua após publicidade

Leia também: Fãs de Chicago PD acham que a 9ª temporada é tão especial

Depois que Jonah descobre o papel de sua mãe na morte de Ben, ele começa a se voltar contra o resto de sua família. No início da temporada, Jonah entrega as cinzas de Ben para Ruth, decidindo que o amor de Ruth por Ben era mais legítimo do que o de sua mãe. Essa troca eventualmente leva Jonah a lavar dinheiro para a operação Snell/Langmore, um movimento que perturba muito seus pais. Wendy fica tão furiosa com a rebelião de Jonah que ela até sabota sua operação de lavagem de dinheiro. Racionalizando suas ações enfatizando que Jonah provavelmente nunca passaria um tempo substancial na prisão.

Após a traição de Wendy, Jonah anuncia que está deixando a família. Mas se junta a eles quando a ameaça do cartel contra suas vidas parece estar no auge. Jonah depois solidifica sua distância recém-descoberta com o resto de sua família, revelando o nome de Javi para Ruth. Tudo isso, contra os desejos expressos de seus pais. Apesar de claramente traçar uma linha na areia, um flash do futuro no início da temporada parece indicar que Jonah relutantemente se juntará a seus pais e irmã em algum momento.

Ozark serie final 4 temporada
Imagem: Divulgação.

O futuro da família Byrde é incerto

Paradoxalmente, a cena mais reveladora sobre o final de Ozark ocorre bem no início da 4ª temporada. Enquanto os quatro membros da família Byrde viajam pela estrada em uma minivan Honda, os quatro ouvem os sons de “Bring It On” de Sam Cooke. Enquanto Wendy observa o quanto ela ama a voz de Cooke, Marty diz a ela que eles estão todos prontos para uma reunião “fria” com o FBI amanhã.

Wendy ansiosamente diz “mais 48 horas” e depois se vira para seus filhos, comentando: “Vou ligar para a empresa de mudanças esta tarde“. Charlotte responde: “Tanto faz. Jonah e eu fazemos as malas“, provocando gemidos dos outros três membros de sua família. Charlotte sarcasticamente pergunta: “Muito cedo?” Seu pai responde: “Sim. Muito.“.

Ozark serie final 4 temporada
Imagem: Divulgação.

Depois de um pouco mais de discussão, Charlotte de repente percebe que um enorme caminhão semi-reboque entrou em sua pista e grita pouco antes de Marty desviar para perdê-lo. Infelizmente, a super correção resultante faz com que o veículo fique fora de controle. O veículo bate violentamente do lado de fora de uma floresta próxima fora da estrada.

Claro, essa cena é mostrada totalmente livre de contexto. Mas os parâmetros da cena introduzem uma infinidade de perguntas que ficam sem resposta até o final da primeira parte da 4ª temporada. Por que os Byrdes estão se reunindo com o FBI agora? E além disso, por que um caminhão está dirigindo do lado errado da estrada? Por que Jonas está de volta com sua família? Para onde vão os Byrdes? O que acontece com os pertences de Charlotte e Jonah?

Certamente esperamos que a maioria dessas perguntas seja respondida quando a Netflix lançar a segunda metade da temporada final em algum momento ainda este ano.

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal. Especialista em SEO e construção de textos para internet, também atua como webwriter com foco em textos para o Google. Autor na internet desde 2011, passou pelos portais TeleSéries e Box de Séries. Fã de carteirinha de Friends, ER e One Tree Hill, é aficionado pelo mundo dos seriados. Também é fã de procedurais, sabendo tudo sobre o universo das séries Chicago, Grey's Anatomy, e séries de sucesso como La Casa de Papel e Lucifer. Também é fã da DC Comics, e acompanha produções inspiradas em personagens da editora, como Titans e até o mais recente produto da editora, Sweet Tooth.