O final de Peaky Blinders e quando estreia o filme

Peaky Blinders tem desfecho no final da sexta temporada; veja o que acontece, e como filme vai continuar história.

Peaky Blinders filme

O final da 6ª temporada de Peaky Blinders foi ao ar na Inglaterra e nele os fãs se deparam com Finn Shelby e Duke se enfrentando. Da mesma forma, essa competição continuará no filme que ainda irá estrar, e que certamente redefinirá o nome Shelby. Ou o encerrará por completo. 

Vale ressaltar que o final da sexta temporada de Peaky Blinders marca o fim da série, no entanto, muitos dos Shelbys terminam a trama com negócios inacabados. Então, todas essas pendências serão resolvidas no filme. A intenção original era que Peaky Blinders cobrisse o tempo entre a primeira e a segunda guerras mundiais, por isso o elenco estará mais velho no filme, dando tempo para o ressentimento de Finn e Duke crescer.

O que acontece no final de Peaky Blinders?

No final, depois de retornar à Inglaterra e ter a Arrow House destruída para dar lugar às casas dos trabalhadores de Birmingham, Tommy oferece um jantar de despedida com seus amigos e familiares. O gângster então parte para viver em uma caravana com seus cavalos e planeja se matar, depois que ele descobre ter uma doença que está progredindo.

PUBLICIDADE

Leia também: Peaky Blinders 6ª temporada na Netflix, data de estreia e mais

Mas enquanto ele aponta uma arma para sua cabeça, Tommy alucina e uma visão de sua filha lhe diz que ele não está realmente doente. Olhando para um jornal queimado, Tommy percebe que o médico que o diagnosticou era um amigo próximo de Mosley. E que ele mentiu sobre sua doença com a esperança de que Tommy acabasse com sua própria vida.

Depois de confrontar o médico ele decide a contragosto, deixá-lo viver. Então, Tommy vê que sua caravana com todas as memórias de sua vida passada, de Grace, Polly e outros, foi incendiada. Então, em vez de combater o fogo, Tommy cavalga em seu cavalo para o que quer que o futuro reserve.

O conflito final

Mas um outro ponto mais importante no desfecho. No final da 6ª temporada de Peaky Blinders, o filho há muito perdido de Tommy Shelby, Duke, é encarregado de lidar com Billy Grade, o informante da organização Shelby. Infelizmente, o irmão mais novo de Shelby, Finn, é amigo de Billy e não mostrou a mesma atitude em relação aos negócios que seus irmãos. 

Leia também: Fãs de Peaky Blinders estão viciados em nova série na Netflix

Quando Duke dá a Finn a ordem de matar Billy, Finn dispara duas câmaras vazias em direção a Duke. Dessa forma, Finn prova que é incapaz de cumprir as ordens de Shelby e é banido da família por Duke.

Peaky Blinders filme
Imagem: Divulgação.

Após seu banimento, Finn jura a Duke: “Eu voltarei por você”. Isso torna incrivelmente provável que esse conflito continue além da sexta temporada de Peaky Blinders e ressurja no filme. 

A dinâmica entre Finn e Duke é representativa de como a família Shelby se vê agora. Não é mais suficiente ser apenas um Shelby pelo nome, como Finn é. Para ser um membro da família, a lealdade à família é primordial. Assim, a família evoluiu para se expandir para aqueles que não usam o nome Shelby. O próximo conflito de Duke e Finn também representa o possível fim da família Shelby. Isso, se Finn for vitorioso, pois parece que Duke agora é o herdeiro aparente de Tommy.

Quando estreia o filme de Peaky Blinders e qual a história?

O filme de Peaky Blinders irá entrar em produção entre o final de 2022 e o começo de 2023. Por isso, é possível que a estreia do filme aconteça somente em 2024.

Em uma entrevista (via Esquire), Steven Knight disse que grande parte do filme Peaky Blinders será sobre a “nova geração” que Duke e Finn representam.

Embora o filho de Tommy, Charles, e o filho de Ada, Karl, também possam fazer parte dessa geração, ambos notaram seu desdém pelo trabalho de Tommy. Além disso, suas mães provavelmente tentariam impedir qualquer envolvimento na parte violenta da empresa. Tornando muito mais provável que a “nova geração” se refira a Duke e Finn. 

Peaky Blinders filme
Imagem: Divulgação.

Com Finn exilado da empresa, Duke parece ser o sucessor de longo prazo de Tommy. Como a declaração escrita de Arthur de que “onde você está indo, Tommy, eu estarei.“. Isso sugere que ele também estará ausente dos negócios da família. A posição de Duke é reforçada por ser filho de Tommy, e o fato de ele rejeitar o nome Shelby não parece importante, já que ele cumpriu suas ordens ao lidar com Finn e Billy.

A nova posição de Duke na família prova que a empresa Shelby agora valoriza a lealdade e o compromisso acima dos laços familiares. Johnny Dogs e Jeremiah também são prova desse valor. Finn, enquanto isso, existe no outro extremo do espectro – ele é um Shelby pelo nome, mas não por natureza. Ele prioriza seu amigo Billy acima de sua família, é influenciado por sua nova esposa Mary e não se preocupa em aprender a língua romani. 

Dessa forma, o conflito entre Finn e Duke revelará se os Shelbys terão futuro depois que Tommy e Arthur seguirem em frente. A sexta temporada de Peaky Blinders demonstra que apenas os Shelbys são capazes de arruinar sua família e a si mesmos, e agora é apenas Finn que tem a capacidade de acabar com os Shelbys de uma vez por todas no filme Peaky Blinders.

Sobre o autor

Anderson Narciso

Editor-chefe

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal que está no ar desde 2014. Autor na internet desde 2011, passou pelos portais Tele Séries e Box de Séries, antes de criar o Mix. Formado em História pela UFJF e Mestre em História da Saúde pela Fiocruz/RJ, Anderson Narciso se aventurou no mundo da criação de conteúdo para Internet há 15 anos, onde passou a estudar sobre Google, SEO e outras técnicas de produção para web. É também certificado em Gestão Completa de Redes Sociais pela E-Dialog Comunicação Digital, além de estudar a prática de Growth Hack desde 2018, em que é certificado. Com o crescimento do site, e sua parceria com o portal UOL, passou a atuar na cobertura jornalística, realizando entrevistas nacionais e internacionais, cobertura de eventos para as redes sociais do Mix de Séries, entre outros. Atua como repórter no Rio de Janeiro e São Paulo, e pelo Mix já cobriu eventos como CCXP, Rock in Rio, além de ser convidados para coberturas e entrevistas presenciais nos Estúdios Globo, Netflix, Prime Vídeo, entre outros. No Mix de Séries, com experiência de dez anos, se especializou no nicho de séries e filmes. Hoje, como editor chefe, é o responsável por eleger as pautas diárias do portal, escolhendo os temas mais relevantes que ganham destaque tanto nas notícias quanto nas matérias especiais e críticas. Também atua como mediador entre a equipe, que está espalhada por todo o Brasil. Atuante no portal Mix de Séries diariamente, também atende trabalhos solicitados envolvendo crescimento de redes sociais, produção de textos para internet e web writing voltado para todos os nichos.