O Gambito da Rainha, final explicado e spoilers: o que aconteceu?

O Gambito da Rainha Final

O Final de O Gambito da Rainha explicado

No episódio 3 da série da Netflix, O Gambito da Rainha (“The Queen’s Gambit”), a protagonista prodígio do xadrez afirma que foi o tabuleiro que primeiro atraiu sua atenção para o jogo. “É um mundo inteiro de apenas 64 quadrados”, disse ela a um repórter de estilo de vida extremamente inquisitivo. “Eu me sinto seguro nele. E Eu posso controlar isso; Eu posso dominar isso. E é previsível. Então, se eu me machucar, só tenho a mim mesmo para culpar.”.

Continua após as recomendações

Essa estranheza que Beth Harmon (Isla Johnston e Anya Taylor-Joy) sente sobre formar relacionamentos com outras pessoas é a maior fonte de conflito na série. Embora os jogos sejam bastante cheios de suspense e cativantes, seus resultados dificilmente são surpreendentes. E seu problema de abuso de substâncias não é realmente um problema gritante até os últimos episódios. Pelo contrário, eles alimentam sua engenhosidade. Confira abaixo os spoilers de O Gambito da Rainha, assim como seu final explicado (via The CinemaHolic).

Atores de Peaky Blinders e Game of Thrones em nova série Netflix

Imagem: Divulgação.

Continua após a publicidade

A história da série O Gambito da Rainha 

O Gambito da Rainha começa na manhã da segunda partida de Beth com o campeão mundial russo, Vasily Borgov (Marcin Dorocinski), em Paris. Ela está terrivelmente atrasada por causa de toda a bebida que consumiu na noite anterior. Quando ela se senta ao lado de Borgov, a cena corta para um pouco mais de uma década antes, para a morte de sua mãe em um aparente acidente e sua chegada ao Lar Methuen, um orfanato para meninas. Lá, ela conhece Jolene (Moses Ingram), uma jovem espirituosa que é alguns anos mais velha que Beth e se resignou ao fato de que nunca será adotada; Helen Deardorff (Christiane Seidel), a mulher que dirige o lugar; e o Sr. Shaibel (Bill Camp), o zelador do orfanato que dá a Beth suas primeiras aulas de xadrez.

Como a história se passa inicialmente na década de 1950, o orfanato tem permissão legal para dar pílulas tranquilizantes às meninas, das quais Beth desenvolve um vício. Jolene a convence a não tomá-los imediatamente durante o dia, mas a guardá-los durante a noite para aproveitar o efeito colateral. Pouco depois de aprender sobre xadrez, ela tem sua primeira visão induzida por drogas, na qual vê um tabuleiro de xadrez espalhado pelo teto. Nos episódios seguintes, ela passa a depender dos comprimidos para ter essas visões, que lhe permitem analisar o jogo.

Beth depois sai do orfanato, tendo sido adotada por Alma Wheatley (Marielle Heller) e seu marido, um casal sem filhos de Lexington, Kentucky. Quando o marido vai embora para sempre, há um momento de profunda incerteza para Beth, em que ela não tem ideia do que o futuro reserva para ela. Mas então, ela vence seu primeiro torneio. O prêmio de $100 em dinheiro faz Alma perceber que sua filha adotiva pode fazer com que seus problemas financeiros desapareçam.

As duas mulheres chegam a um entendimento silencioso. Enquanto acompanhar Beth em vários torneios traz à vida anteriormente tediosa de Alma uma sensação de realização, ela fornece à jovem e brilhante menina um lar estável. Por meio de Alma, Beth obtém acesso ao suprimento regular de, primeiro, pílulas tranquilizantes e depois bebidas alcoólicas. Conforme ela continua vencendo, sua dependência de drogas e álcool aumenta. Desta forma, é o preço do brilho e das auto expectativas que ela paga integralmente.

O final de O Gambito da Rainha

Após a morte de Alma, a vida de Beth começa a ficar fora de controle. Seus amigos, incluindo Benny (Thomas Brodie-Sangster) e Harry (Harry Melling), avisam-na em termos inequívocos sobre o caminho autodestrutivo em que ela está. Mas sua incapacidade fundamental de compreender outros seres humanos a leva a afastar todos eles. Quando a série se fecha, e estamos de volta a Paris com Beth enfrentando Borgov em sua segunda partida um contra o outro, ela percebe que, apesar de todos os preparativos por que passou, ainda é inadequada para enfrentar o melhor jogador do o mundo. Como jogadora de xadrez, este é o momento mais difícil de sua vida. Como viciada, este é o seu momento de ajuste de contas.

Depois que ela voltou aos Estados Unidos, seus amigos tentaram, mas não conseguiram, puxá-la de volta das margens do abismo depressivo. É então que sua velha amiga do orfanato, Jolene, volta para sua vida. Ela estava lá quando Beth começou a tomar os comprimidos e tem plena consciência do efeito que eles têm sobre ela. A presença física de Jolene na casa de Beth a impede de beber e encontrar uma saída fácil do que lidar com as emoções torrenciais que ameaçam dominá-la.

Figura paternal

Quando Jolene diz a ela que o Sr. Shaibel morreu, Beth novamente não sabe como lidar com suas emoções, então ela se agarra a algo dentro de si. Depois de ir ao funeral com Jolene, ela retorna ao orfanato pela primeira vez em anos, e ainda se considera respeitosa para com Helen Deardorff. Ela então caminha para o porão onde o Sr. Shaibel lhe ensinou xadrez. Ela vê que ele estava acompanhando sua carreira, coletando recortes de jornais. Mas quando ela vê aquela fotografia dela com o Sr. Shaibel que o Sr. Ganz tirou todos aqueles anos atrás, ela finalmente desiste. Ela corre de volta para o carro e chora com o coração nos braços de Jolene, realmente lamentando pela única pessoa que cumpriu deveres paternais por ela.

Seu pai biológico provavelmente ainda está vivo, mas ela se afastou dele há muito tempo. Quanto menos falar sobre o marido de Alma sobre este assunto, melhor. Nas cenas finais, ela caminha por um parque na Rússia, onde cavalheiros idosos se reúnem para jogar xadrez. Eles se aglomeram ao seu redor, parabenizando-a por seu sucesso. E então, um velho, que se parece muito com o Sr. Shaibel, a desafia para um jogo. Ela aceita, e o show termina. Esta última cena traz sua jornada como uma jogadora de xadrez a um círculo completo. Ela começou sua jornada sentando-se ao lado de um homem velho, ansiosa para aprender tudo sobre o jogo misterioso, e ela terminou de forma semelhante, só que agora ela é indiscutivelmente a melhor jogadora do mundo.

Filha de sua mãe

A mãe de Beth, Alice, foi um prodígio matemático e até obteve um doutorado. Mas ela começou a perder o controle da sanidade não muito depois de ter Beth. O que aconteceu com sua mãe apavora Beth, pois ela teme ter herdado a loucura de sua mãe junto com seu brilho. Como nos é dito no final, Alice propositalmente dirigiu o carro em direção à ponte com Beth dentro com ela, com total intenção de cometer assassinato-suicídio. Ao longo de sua vida, Beth fugiu do mesmo destino de sua mãe.

No final das contas, é preciso uma conversa com Jolene para ela colocar as coisas em perspectiva. No orfanato, a única coisa que cada um deles tinha era a outra pessoa, e eles forjaram um vínculo que permanece intacto até agora. Não foi apenas o Sr. Shaibel que seguiu sua carreira. Jolene também. Para ela, Beth tem sido uma fonte de inspiração. Jolene quer se tornar uma advogada e alcançar a mesma posição de excelência que Beth ocupa no xadrez. Ela ainda fornece à outra garota os $ 3000 de que ela precisa para viajar para a Rússia e enfrentar Borgov novamente. Essa experiência com o amigo de infância a transforma completamente, e ela começa a perder a dependência dos comprimidos e do álcool. A sobriedade traz de volta sua autoconfiança, junto com um senso de propósito.

Rússia

Embora o governo dos Estados Unidos pouco tenha feito para levar Beth à Rússia, ainda assim envia um oficial de inteligência para vigiá-la. Na Rússia, ao derrotar grandes mestres após grandes mestres no torneio de 1968, ela se tornou um nome familiar, com um número crescente de pessoas esperando por ela do lado de fora do local todos os dias. Embora o filme se passe nas décadas de 1950 e 1960 e gire em torno de um jogo, que na época era tragicamente dominado por homens, a minissérie aborda essa questão apenas de passagem. Como o livro original de 1983, de Walter Tevis, ele se concentra nas lutas internas de Beth, e não no que estava acontecendo ao seu redor. Esta é também a razão pela qual ignora amplamente a Guerra Fria. E, quando o programa aborda isso, geralmente está satirizando a questão por meio do oficial de inteligência.

O primeiro dia de sua última partida contra Borgov termina com o último pedindo um adiamento. Quando ela está saindo do local, uma voz familiar a chama. Seu interesse romântico por episódios anteriores, Townes (Jacob Fortune-Lloyd), está lá. Ele a ajuda a superar o impulso de tomar os comprimidos e revela que Benny, Harry e outros estão trabalhando sem parar para encontrar pontos fracos no jogo de Borgov.

Na manhã seguinte, quando ela se senta em frente a Borgov mais uma vez, ele a surpreende com uma atitude completamente heterodoxa. É então que ela tem a visão de um tabuleiro de xadrez no teto pela primeira vez sem os comprimidos. Enquanto eles continuam jogando, Borgov oferece um empate, que ela recusa após algumas considerações. Ela finalmente vence o jogo, levando o jogador mais experiente a parabenizá-la e dar-lhe seu rei.

É um momento de liberação para Beth quando sua visão aparece no teto durante o jogo. Agora, nem ela nem seu brilho estão vinculados aos comprimidos. Desse ponto em diante, ela joga o jogo com total destemor. E enquanto ela, com a ajuda de seus amigos, surge com diferentes estratégias para lidar com a jogabilidade de Borgov, os showrunners em última análise atribuem o crédito de derrotar seu oponente apenas para Beth. Afinal, é a jornada dela que vivenciamos no decorrer da série, então seria criminalmente injusto para ela se ela tivesse que compartilhar seu momento sob o sol com outras pessoas.

E você, gostou do final de O Gambito da Rainha? Deixe nos comentários e, igualmente, continue acompanhando todas as novidades do mundo das séries aqui no Mix de Séries.

  • Além disso, siga nossas Redes Sociais (InstagramTwitter, Facebook).
  • Baixe também nosso App Mix de Séries para Android no Google Play (Download aqui) e fique por dentro de todas as matérias do nosso site.
Anderson Narciso

Anderson Narciso

Criador, editor e redator do site Mix de Séries, é apaixonado por séries desde sempre. Fã incondicional de One Tree Hill, ER, Friends, e não perde um episódio da Franquia Chicago.

1 comment

Add yours
  1. O Gambito da Rainha, 2ª temporada: data de estreia e spoilers - Mix de Séries 25 outubro, 2020 at 15:37 Responder

    […] Leia também: O final de O Gambito da Rainha explicado e spoilers […]

Post a new comment