O Gambito da Rainha: série é baseada em história real? Confira!
Novo sucesso da Netflix, a série O Gambito da Rainha é inspirada em uma história real? Confira tudo o que sabemos!
Série da Netflix é inspirada em história real?
A mais recente série dramática de sucesso a chegar a Netflix, O Gambito da Rainha mostra a estrela, Anya Taylor-Joy, no papel de uma órfã prodígio do xadrez que luta contra o vício enquanto alcança o status de Grande Mestre. A atração, criado por Scott Frank (Godless) não é uma história original… Mas quais são suas origens? Ela tem inspirações em fatos reais? Confira abaixo tudo o que sabemos.
A série é baseada em um livro?
A série, de fato, é uma adaptação do livro de Walter Tevis, de 1983, com o mesmo nome. A produção da Netflix, no entanto, contou com Scott Frank na escrita do roteiro. Tevis supostamente baseou as cenas de xadrez em sua própria experiência como jogador da classe C, enquanto ele também contou com a ajuda do mestre nacional Bruce Pandolfini – que também atuou como consultor de xadrez na nova série.
A série é, ao que tudo indica, uma adaptação relativamente fiel do material original. Além disso, ela também levou muito tempo para sair do papel. Isso porque existiram várias tentativas anteriores de trazer a história para a tela. Em 1983, o jornalista do The New York Times, Jesse Kornbluth, adquiriu os direitos de um roteiro e disse que havia vários atores e diretores interessados, mas eventualmente os direitos foram vendidos para outro estúdio e o projeto cancelado.
Nove anos depois, em 1992, o roteirista escocês Allan Shiach adquiriu os direitos, com diretores como Michael Apted e Bernardo Bertolucci envolvidos antes de se retirarem.
Também havia esperanças de uma versão cinematográfica com Heath Ledger como diretor, no que teria sido sua estreia na direção, mas após sua trágica morte os planos da adaptação foram arquivados.
Tevis, que também escreveu The Hustler, The Color of Money e The Man Who Fell to Earth (cada um dos quais foram adaptados para filmes), confessou que tinha planos para escrever uma sequência para o romance, mas ele nunca o fez – e faleceu de câncer de pulmão apenas um ano após a publicação, com 56 anos.
O Gambito da Rainha é baseado em uma história verdadeira?
Não. Embora Tevis tenha usado de suas próprias experiências como jogador de xadrez para alguns dos detalhes mais técnicos da história, não existiu uma jogadora de xadrez real com o nome de Beth Harmon.
Tevis, no entanto, disse anteriormente ao The Times que a personagem foi criada como uma “homenagem às mulheres inteligentes”. Também acrescentou, destacando que “Eu gosto de Beth por sua bravura e inteligência. No passado, muitas mulheres tinham que esconder seus cérebros, mas não hoje ”, disse ele. Ele listou sua filha e sua tia – que o presenteara com seu primeiro jogo de xadrez – entre as mulheres que inspiraram o personagem.
E então, você gostou de O Gambito da Rainha? Deixe nos comentários e, igualmente, continue acompanhando todas as novidades do mundo das séries aqui no Mix de Séries.