O jogador real que inspirou Dani Rojas de Ted Lasso
Ted Lasso tem várias inspirações na vida real. Uma delas é Dani Rojas, que é baseado em um importante jogador mexicano.
O episódio desta semana de Ted Lasso começa com os jogadores se preparando para começar os treinos. E um detalhe particularmente salutar é que Dani Rojas (Cristo Fernández) tem sua frase de efeito “Fútbol is life” bordada em suas chuteiras. O entusiasmo e o carisma natural da estrela mexicana são cativantes. Embora o que você talvez não saiba é que todo o seu personagem é baseado em um jogador de futebol da vida real. O também atacante mexicano Javier “Chicharito” Hernández. Os dois jogam para a frente, gostam de fazer gols e têm uma visão muito positiva do futebol e do que importa.
Essa é uma das coisas que Ted Lasso faz de melhor: usar referências de futebol do mundo real para construir sua versão do jogo. Recentemente, por exemplo, tivemos o artilheiro Zava (Maximilian Osinski) imitando a lenda sueca Zlatan Ibrahimović no programa. Roy Kent (Brett Goldstein) é baseado no ícone do Manchester United, Roy Keane. E até o próprio AFC Richmond é baseado no clube da vida real Crystal Palace. Para os fãs de futebol, isso é um prazer, pois significa que o programa sabe o que está fazendo ao tratar a história do esporte como tradição.
Dani Rojas é baseado na estrela do futebol mexicano Javier ‘Chicharito’ Hernández
Quando conhecemos Dani Rojas, ele é o novo jogador ultra-enérgico que está começando em Richmond. Ele está se recuperando de lesão, tendo passado um tempo afastado dos gramados e, por isso, está extremamente empolgado para jogar. Só que logo descobrimos que esse entusiasmo não é apenas porque ele estava ausente, mas é o traço definidor de sua personalidade. Ele é naturalmente feliz e positivo, encaixando-se como uma luva na dinâmica do vestiário de Ted (Jason Sudeikis) e logo contagiando o resto do time com sua atitude.
A atitude geral de Rojas costuma ser vista em muitos jogadores latino-americanos. Mas um deles se destacou na última década, chegando a ser a inspiração para o personagem de Ted Lasso. Esse é Javier “Chicharito” Hernández, cujo apelido significa “pequena ervilha”. Esta é uma referência a ele ser filho de outro célebre futebolista mexicano, Javier “Chicharo” Hernández, que tem olhos verdes que parecem ervilhas. Chicharito foi o símbolo de uma nova geração de jogadores do futebol mexicano, ao lado de nomes como Giovani dos Santos e Guillermo “Memo” Ochoa. Ele definiu o estilo de jogo apaixonado e habilidoso da seleção nacional, apesar de não ter conquistado nenhum título.
Leia também: Ted Lasso: Keeley e Jamie podem acabar juntos no final
Chicharito iniciou sua carreira no Chivas Guadalajara, onde permaneceu até a transferência para o Manchester United em 2010. Assim como Rojas em Richmond, seu impacto no desempenho do clube foi claro, e ele marcou 20 gols em sua primeira temporada pelos Red Devils, o único jogador a fazê-lo desde o clássico atacante Ruud van Nistelrooy. Em seus cinco anos como jogador do United, ele conquistou dois títulos da Premier League, incluindo o último do clube na temporada 2012/2013, e foi um dos últimos jogadores a ser treinado pelo lendário técnico Sir Alex Ferguson.
Depois de deixar o Manchester United em 2015, ele jogou uma temporada pelo Real Madrid por empréstimo, depois jogou pelo Bayer Leverkusen, onde frequentemente recebia o troféu de Jogador do Mês. Mais tarde, ele voltaria à Premier League e jogaria pelo West Ham por dois ano. Agora, ele joga na Major League Soccer pelo Los Angeles Galaxy, um clube conhecido por receber grandes jogadores nos últimos anos de suas carreiras.
As semelhanças entre Dani Rojas e Chicharito vão além da nacionalidade e do carisma
Claro, Chicharito pode não ter sido a única inspiração para o personagem de Dani Rojas, já que muitos jogadores de futebol também se alinham com nossa amada estrela. Existem disparidades entre eles, principalmente no que diz respeito ao estilo em campo. Por exemplo, Chicharito sempre foi descrito como um “caçador de gols”, o tipo de jogador que gosta de estar dentro ou perto da área e finalizar as jogadas de seu time marcando um gol. Ele sempre teve uma noção de onde a bola estava, para onde estava indo e para onde precisava estar – uma característica típica do atacante – e mesmo apesar de sua baixa estatura, sempre foi bom em marcar de cabeça. Rojas, por outro lado, sempre foi mais arrojado e driblador, o que o aproxima de nomes como Neymar e Kylian Mbappé, ícones do PSG.
Leia também: Ted Lasso: personagem é inspirado em surpreendente história real
Ainda assim, sua força de vontade ao entrar em campo é bastante semelhante, e tanto Dani quanto Chicharito fariam o possível para ajudar seus times, até mesmo marcando gols estranhos. Este é outro sinal de como a inspiração é real porque ambos os jogadores têm gols feitos com o rosto. Sim, você leu certo.
Há coincidências que também ajudam no caso, como o próprio ator de Dani Rojas, Cristo Fernández, já foi jogador de futebol e também nasceu em Guadalajara, como Chicharito. Portanto, apesar de suas diferenças em campo, esse paralelo entre os dois jogadores mexicanos implora para ser feito.