O Legado de Júpiter, final explicado: spoilers, quem morre e mais

O Legado de Jupiter história elenco
Imagem: Divulgação.

Explicamos o final de O Legado de Júpiter

Baseada na série de quadrinhos homônima de Mark Millar e Frank Quitely, a série de super-heróis O Legado de Júpiter é uma homenagem sombria aos anos dourados dos quadrinhos de super-heróis. As HQs de super-heróis foram inicialmente criadas para manter o mito do sonho americano. O programa original da Netflix, portanto, tenta explorar uma nova realidade: a possibilidade da próxima geração de super-heróis americanos atuar em um mundo marcado pelo ódio, decepção e incerteza.

Continua após publicidade

Seguindo três gerações da família Sampson, a história se desenrola em grande escala e em várias linhas. Quando a temporada chega ao fim, permanecem mais perguntas do que respostas. Logo, se você teve dificuldade em compreender a teia de narrativas, fique tranquilo, pois o Mix de Séries de explica tudo.

Continua após a publicidade

SPOILERS À VISTA

Continua após publicidade
O Legado de Júpiter
Imagem: Divulgação.

Recapitulando O Legado de Júpiter

Sheldon Sampson, popularmente conhecido como Utópico, é o líder de um grupo de super-heróis chamado União da Justiça. É uma época de transição, e a primeira geração da fraternidade (incluindo a esposa de Sheldon, Grace e seu irmão Walter) está passando o bastão para a próxima geração. Um defensor implacável do ideal americano, Sheldon acredita firmemente na justiça e não na vingança, na ação corretiva e não na violência ou morte. 

Um dos valiosos amigos de Sheldon, George, também conhecido como Skyfox, saiu da União, abandonando o grupo de heróis. Quando o filho de Sheldon, Brandon (Paradigma), mata um clone do supervilão Estrela Negra, o conflito entre um ideal passado e uma realidade sombria vem à tona.

Continua após publicidade

Assim, o conflito entre os heróis começa: o que é o certo? O código de Sheldon, que não admite mortes, ou uma nova abordagem, de violência e decisões mais definitivas? No confronto com o clone, três dos amigos de Brandon falecem e a tensão entre os membros da liga atinge um ponto de ebulição.

Além de Brandon, Sheldon e Grace tem uma filha, Chloe. A jovem vive de seu status de celebridade, como uma supermodelo com habilidades sobre-humanas. Desta forma, ela é uma espécie de ovelha negra, a moça não acredita nos ideais, códigos e comportamentos de sua família super poderosa. Tanto Chloe quanto Brandon parecem afetados pela influência de Sheldon em suas vidas. 

Continua após a publicidade
O MIX DE SÉRIES atingiu 10 milhões de visitas mensais e vamos ensinar tudo que aprendemos nessa caminhada! Aumente o tráfego do seu site com técnicas avançadas de SEO.
Faça seu pré-cadastro aqui!

Entre passado e presente

Além disso, outro arco de O Legado de Júpiter leva o espectador à origem dos super-heróis. Na Grande Depressão de 1929, quando a indústria do ferro da família Sampson sofre um golpe, o pai de Sheldon e Walter, Chester Sampson, pula do telhado do prédio da empresa.

O capitalismo está morto, mas Sheldon conhece Jane, que cuida dele. Sheldon foi testemunha da morte chocante de seu pai e ele não consegue entender o momento.

Ele é visitado pelo espectro grotesco do pai, que o avisa de seu destino. Vemos, também, o início da amizade de Sheldon com George. George é o único que acredita nas visões de Sheldon. Por outro lado, Walter e Jane não conseguem acreditar no que Sheldon diz ver, mas George o ajuda a juntar as peças do quebra-cabeça.

Em busca de respostas

Seguindo a foto de um moinho de vento, Sheldon parte em uma jornada pelo interior dos Estados Unidos enquanto a voz do pai tenta desequilibrá-lo. Sheldon conhece uma pessoa chamada Miller, que lhe conta sobre as vozes. Suas palavras enigmáticas sugerem um lugar onde o mar ganha vida. Miller, então, mostra a ele um relógio semelhante ao do pai de Sheldon e comete suicídio.

Depois disso, Sheldon vê seu irmão Walter, George, e a si mesmo em uma comunhão entre seis pessoas. Ficamos sabendo que essas seis figuras são as figuras fundadoras da União.

No passado, após a morte de Miller, Sheldon volta para casa e rouba o relógio do caixão do pai. Sheldon e George decidiram convencer o ex-sócio de seu pai, Fitz, a acompanhá-los.

Logo, seguindo as visões, Sheldon e o grupo embarcam em uma jornada épica ao mítico fim dos mares. No final, eles ficam juntos como uma equipe. Depois de vários obstáculos, eles sobrevivem aos mares e acabam em uma ilha misteriosa para cumprir seu destino. Eles se tornam super-heróis, mas uma velha rivalidade familiar ameaça o destino da União.

O final de O Legado de Júpiter: Walter sai do coma?

Walter é o irmão dominador de Sheldon, conhecido por seu pseudônimo Brainwave. O poder de Walter é aprisionar as pessoas em seus próprios espaços mentais, como é mostrado na batalha contra o clone de Blackstar. Ele segura o clone em uma simulação, mas o clone escapa e causa danos irreparáveis. 

Descobrimos, então, que Walter é uma pessoa covarde e intrigante, que culpa os outros por suas próprias deficiências. Walter desconfia dos instintos de Sheldon em várias ocasiões. Na linha do tempo atual, ele visita Blackstar na Supermax para entrar em sua mente e saber o paradeiro de Skyfox. Enquanto Walter tortura Blackstar, sentimos, então, que ele não é o super-herói ideal que imaginávamos.

No episódio final, quando ele tenta acessar o cérebro desfigurado do clone de Blackstar, ele é preso em um reino de sombras por Skyfox. Ele é aparentemente derrotado por Skyfox, mas então Grace aparece. Walter sai do coma com a ajuda de Fitz, Grace e Raikou.

Mas a reviravolta final certamente deixará o público intrigado. A filha distante de Walter, Raikou, pode entrar na cabeça de Walter e descobrir uma verdade sinistra sobre ele. Foi Walter quem criou o clone de Blackstar e o libertou da prisão. Ele quer separar Sheldon de sua família e comandar a União. 

Ao saber do segredo de Walter, Raikou o chantageia por dinheiro, mas Walter acha mais seguro eliminá-la. Walter é, portanto, uma pessoa que pode matar a própria filha para cumprir seus objetivos.

Blackstar está morto?

Depois que Blaskstar é libertado, a prisão entra em lockdown completo. O fortão é o oponente mais poderoso da União e é muito mais astuto que seu clone. Enquanto todos os outros heróis da primeira geração estão ocupados lutando contra Skyfox, Brandon e Sheldon enfrentam o vilão recém liberto. Brandon está ansioso para lutar, mas leva uma surra de Blackstar. 

Blackstar provoca Utópico para escolher entre seu filho e seu código. Na hora exata, Petra Small entra em cena.

Eles lutam contra Blackstar e Brandon o espanca até ficar inconsciente. Mas quando Brandon começa a entender o significado do código, ele não mata Blackstar. 

Onde está Skyfox? Qual o motivo de seu antagonismo com o grupo?

Skyfox permanece ausente na maior parte da história atual, mas quando temos um vislumbre do passado, ficamos sabendo da amizade de Sheldon e George. George também tem suas próprias falhas, mas nenhuma delas é tão evidente quanto as de Walter. No episódio final, entretanto, quando George aprisiona Walter em um espaço simulado, percebemos que ele não está longe do vilão horrível que sempre pareceu.

Quando interrompido por Grace, ele a congela no ar e passa a mostrar o futuro a Walter. Como Walter mostra a Grace, Skyfox é acusado de ser o assassino de Brandon e Sheldon. No entanto, como sabemos que Walter pode conjurar realidades, não podemos estar totalmente certos se o que ele mostra é verdade. 

Também parece que os melhores amigos se desentenderam por causa de suas diferenças ideológicas. Enquanto Sheldon não quer se envolver em posições de poder, George quer que os heróis governem a América e o mundo. A rivalidade de Sheldon e George se desdobra como o antagonismo entre o Professor X e Magneto em ‘X-Men’. Em todas as possibilidades, Walter também tem um papel importante a desempenhar na mobilização dos heróis contra Skyfox.

Qual é o significado do relógio? Chester está vivo?

O relógio parece ser um instrumento importante para encontrar a localização da misteriosa ilha. O relógio é visto na casa de Miller e no bolso de Chester. Ele quebra no momento em que os viajantes são perturbados pelas vozes dos mares. O relógio também funciona como uma bússola que dá instruções à tripulação. Mas seu significado vai além desses aspectos aparentes. Parece que Miller e Chester estavam ligados a uma organização maior que tentou ir para a ilha secreta antes.

Quando revisitamos os heróis de O Legado de Júpiter em seu momento de glória, Chester aparece. Enquanto anteriormente apenas Sheldon podia ver Chester, agora todos podem, e acreditamos que talvez Chester esteja vivo. Chester personifica o espírito neoliberal da América ao recompensar o grupo com superpoderes.

E então, você já assistiu O Legado de Júpiter? Deixe nos comentários e, igualmente, continue acompanhando as novidades do Mix de Séries.