O Maior Assalto: série da Netflix é inspirada em história real; Veja!

O Grande Assalto História Real

Série da Netflix é inspirada em caso real

Em outubro de 1994, um grupo de ladrões abriu um caminho para dentro de um cofre do Banco de la República em Valledupar, na Colômbia, roubando cerca de 24 bilhões de pesos. Tudo isso, aproveitando um fim de semana de feriado bancário. Assim, esses gênios do crime entraram no prédio sem causar danos permanentes. Eles passaram quase um dia inteiro lá dentro, indo embora com dinheiro suficiente para classificar a ação como “O Roubo do Século“.

A nova série da Netflix, O Maior Assalto (título original: El Robo Del Siglo), foi inspirado exatamente por essa história verdadeira. (via distractify).

A história real

O Banco de la República da Colômbia pediu a todos os bancos, instituições financeiras e comerciais que revisassem os números de série das moedas que negociaram em 21 de outubro de 1994, poucos dias após o roubo, afirma um artigo anterior da UPI. Acredita-se que, na ocasião, o banco tenha identificado as notas. Estima-se o valor das notas roubadas foi revogado, tornando-as impróprias para uso.

Mas, de qualquer forma, o crime causou danos permanentes à infraestrutura bancária, principalmente na região norte do país, causando atrasos significativos na maioria das agências.

Continua após a publicidade

Segundo o El Heraldo, Benigno Suárez Rincón, também conhecido como “Don Pacho”, foi o cérebro da operação, ao lado de Alexander Flórez Salcedo. Juntos, eles conseguiram recrutar o então tenente de polícia, Juan Carlos Carrillo Peña, o chefe do Sijín Jaime Bonilla Esquivel, o tenente César Augusto Barrera e o segundo tenente Jairo Alberto Barón. Já Fabio Guillermo Guzmán foi posteriormente identificado como a pessoa que fez a ligação com os uniformizados da instituição financeira.

Elkin Susa, também conhecido como “Camilo”, foi o financiador do roubo, auxiliando com 120 milhões de pesos e também equipamento de soldagem para acessar o cofre. Os ladrões foram finalmente capturados, com Esquivel se entregando pela primeira vez em 1º de novembro de 1994. Mais tarde, ele seria assassinado em 2004.

O gerente do banco, Marco Emilio Zabala, também foi vinculado ao assalto, embora sempre tenha defendido sua inocência. Este foi condenado a 28 meses de prisão e absolvido em 1998 por não haver provas ou depoimentos que sustentassem sua participação.

O Maior Assalto

A série da Netflix oferece uma nova visão sobre o evento sem precedentes. Na produção, com seis episódios, é narrado o extenso período de preparação e as consequências do que, desde então, se tornou conhecido como um dos maiores roubos de dinheiro cometidos na década de 1990.

No ponto central do drama está Chayo (Andrés Parra), um dono de joalheria sobrecarregado com sérios problemas financeiros; seu antigo associado, Molina (Christian Tappán), que atende pelo apelido de “Advogado”; e dois outros, Doña K (Marcela Benjumea) e Dragon (Waldo Urrego). Em quase seis horas de tempo de tela, a série mostra como o grupo diabólico começou a se preparar para o ato horrível, o pesado e inesperadamente complicado processo de roubo do cofre e as complicações que tiveram de enfrentar após o roubo.

Seus personagens com detalhes vívidos e um arco narrativo brilhantemente elaborado já receberam muitos aplausos da crítica, e certamente está chamando a atenção de fãs.

Personagens da série da Netflix. Imagem: Divulgação.

Série promete ser popular na Netflix

“Esta é uma série que terá apelo ao redor do mundo, porque este é um fato universal. Em todas as partes do mundo há assaltos, em todas as partes do mundo há pessoas sonhando em dormir pobres e acordarem ricas. Essa é a riqueza da história. Certamente será um sucesso, porque as pessoas gostam dessa coisa real”, confessou o autor deste livro há alguns meses, que agora verá seu trabalho refletido na tela pequena. (via Vogue).

Segundo o autor, no caso desta história, não há melhor “gancho” do que a realidade, então ele espera que não haja histórias além das que aconteceu na realidade.

Confira o trailer da série abaixo.

E você, vai conferir a série? Deixe nos comentários. Igualmente, continue acompanhando todas as novidades do mundo das séries aqui no Mix de Séries.

  • Além disso, siga nossas Redes Sociais (InstagramTwitter, Facebook).
  • Baixe também nosso App Mix de Séries para Android no Google Play (Download aqui) e fique por dentro de todas as matérias do nosso site.
Anderson Narciso

Anderson Narciso

Criador, editor e redator do site Mix de Séries, é apaixonado por séries desde sempre. Fã incondicional de One Tree Hill, ER, Friends, e não perde um episódio da Franquia Chicago.

No comments

Add yours