O mundo acaba no final de Manifest? Segredos explicados
Manifest chegou ao fim. Com surpresas e explicações, descobrimos se o mundo acaba ou não. Eis as respostas da última temporada!
Manifest, da Netflix, começa com o misterioso desaparecimento do voo 828, que culmina nos eventos que levam ao fim do mundo. Os passageiros descobrem, então, que, depois de cinco anos e meio desaparecidos, eles têm apenas cinco anos e meio restantes na Terra. Eles chamam isso de Data da Morte.
A princípio, parece que a Data da Morte é apenas para os passageiros. No entanto, outros eventos revelam que esta também é a data do apocalipse, quando o mundo inteiro será destruído. Isso aumenta consideravelmente os riscos porque os passageiros precisam se salvar e ter o destino do mundo em suas mãos.
Se você está se perguntando, enfim, se o mundo termina no final da série Manifest, aqui está o que você deve saber! SPOILERS A SEGUIR!
Os mistérios de Manifest
O mistério em Manifest começa com a viagem no tempo. Os passageiros do voo 828 viajam cinco anos e meio no futuro depois de passarem pelo Brilho. Em qualquer outra história de viagem no tempo, entretanto, esse salto significaria simplesmente que eles precisam se ajustar à nova realidade, onde reapareceram repentinamente após serem dados como mortos nos últimos anos.
Em Manifest, no entanto, as coisas não são tão simples assim.
Leia também: Manifest: 4ª temporada Parte 2 estreia e revela seu maior segredo
Após seu retorno à Terra, os passageiros têm visões, que chamam de Chamados. Esses Chamados os ajudam a salvar vidas e fazer coisas boas. Para entender por que estão tendo essas visões de repente e o que aconteceu com eles quando desapareceram, eles descobrem que voltaram com um prazo de validade.
Quando três pessoas desaparecem na água e retornam após 84 dias, eles têm 84 dias restantes na Terra. Quando o tempo acabar, eles morrem. Zeke Landon, que desapareceu por um ano e só tinha mais um ano, consegue uma segunda chance de vida quando sobrevive à Data da Morte.
Com esta lógica, os passageiros deduzem que lhes restam cinco anos e meio. Para viver além desse prazo de validade, eles devem manter o equilíbrio entre as coisas boas e ruins para impedir que seu bote vire.
Descobre-se, então, que a Data da Morte se estende a todo o mundo. A data do apocalipse: 2 de junho de 2024. Essa data é exatamente cinco anos e meio após o aparecimento do voo 828 e o retorno dos passageiros.
O mundo acaba?
Quando a Data da Morte foi limitada aos passageiros, eles sabiam como iriam morrer. Em casos anteriores de tais pessoas, elas exibiram os sintomas de como morreram pela primeira vez. Aqueles que “morreram” afogados não estavam nem perto da água, mas se afogaram na Data da Morte.
Zeke morre de hipotermia, que é como ele morreu na caverna. Para os passageiros, seria por falta de oxigênio ou queimaduras até a morte. Para o mundo, os sintomas do apocalipse aparecem na forma de vulcões.
É descoberto que os vulcões enterrados sob a Terra se tornaram ativos. Isso causa fissuras por toda a cidade, com lava fluindo por elas. À medida que a data da morte se aproxima, mais e mais rachaduras e fendas começam a aparecer, e várias calamidades ocorrem em todo o mundo.
No dia do apocalipse, vulcões abaixo da Terra atravessam a superfície e emergem para espalhar lava e destruição no mundo. Isso confirma que não há como salvar este mundo, e ele será dizimado.
Como tudo termina
Ben e os outros se reúnem na Montanha do Rei da Tempestade, onde Saanvi jogou o fragmento da Arca de Noé na fissura. O fragmento também contém safira, que pode ser conectada à safira na tatuagem de dragão de Cal. O Chamado revelou que esta era a única maneira de salvar o mundo.
Quando Cal e a safira da Arca se unem, ela traz de volta o avião, que é embarcado por todos os passageiros. Isso os leva de volta ao Brilho, onde os passageiros encontram seu julgamento final.
Leia também: Não vai acabar? Ator diz que Manifest pode continuar após final
Ao saírem do Brilho, enfim, os passageiros se encontram de volta a 2013. Nesta linha do tempo, o avião nunca desapareceu, e todos os passageiros, exceto os onze que viraram cinzas por suas más ações, têm suas vidas restauradas para antes de sua morte e desaparecimento.
Neste mundo, os passageiros se lembram de tudo, menos de Cal, cuja recompensa é o retorno de sua infância e inocência. No entanto, a lousa foi limpa para o resto do mundo. Voltando no tempo, os passageiros e o resto do mundo têm outra chance na vida de fazer as coisas de maneira diferente, ser melhor e impedir que o apocalipse aconteça.