O Mundo Sombrio de Sabrina: o motivo por que foi cancelada

O Mundo Sombrio de Sabrina foi cancelada e não terá quinta temporada na Netflix. Mas existe um motivo para isso? Revelamos...

O Mundo Sombrio de Sabrina cancelada

O cancelamento de O Mundo Sombrio de Sabrina

A Netflix cancelou oficialmente O Mundo Sombrio de Sabrina antes da estreia da 4ª temporada. A plataforma confirmou a notícia no meio do passado, mas acabou tomando a decisão do cancelamento após a produção encerrar as filmagens da quarta parte. Dessa forma, muitos fãs ficaram intrigados com a decisão.

Roberto Aguirre-Sacasa é o criador da série que, além disso, tem base nos quadrinhos da Archie Comics de mesmo nome. Aliás, Aguirre-Sacasa não está tendo a melhor sorte ultimamente, considerando que uma das outras séries do Archieverse, Katy Keene, também foi cancelada poucos dias antes de Sabrina.

Quando O Mundo Sombrio de Sabrina foi oficializada, ela iria ao ar na CW, como um derivado de Riverdale. Porém, antes de sua estreia em 2018, a série mudou para a Netflix, embora ainda se passasse no mesmo universo de Riverdale.

PUBLICIDADE

A história seguiu uma meia-bruxa adolescente chamada Sabrina Spellman (Shipka) e as lutas que ela enfrentou dentro de seu clã, e como isso afetou o mundo mortal.

Comparações com Riverdale

Embora a popularidade de Riverdale tenha ultrapassado a de O Mundo Sombrio de Sabrina, a série finalmente encontrou seu próprio caminho, especialmente quando se tratou do foco em elementos sobrenaturais.

A 1ª temporada teve uma resposta positiva de críticos e fãs, mas como o enredo ficou um pouco complicado, as avaliações caíram ligeiramente com o tempo.

Imagem: Divulgação.

[spacer height=”10px”]

Dito isso, ainda é uma surpresa que a Netflix tenha encerrado a série apenas dois anos depois de sua estreia. Com os oito episódios finais lançados em 2020, Aguirre-Sacasa teve a chance de amarrar as pontas soltas da história de Sabrina.

Embora muitas das críticas estejam falando mal do desfecho.

O motivo do cancelamento

Tecnicamente, não houve nenhuma razão real para o cancelamento de O Mundo Sombrio de Sabrina, mas a decisão se encaixa nas tendências recentes da gigante do streaming.

A Netflix, volta e meia, cancela suas séries por volta da segunda ou terceira temporada. Ou, ainda, quando uma série atinge a marca de 30 episódios. Sabe-se que os contratos e bônus ficam mais caros após esses marcos. Dessa forma, com estes oito episódios finais, O Mundo Sombrio de Sabrina terminará com um total de 36 episódios.

Além disso, também existiu especulações sobre os orçamentos em torno da série com o formato de divisão das parcelas em temporadas menores. Sabrina estaria nesta jogada, e o corte de orçamento que a Netflix vem fazendo pode ter interferido.

Quer a decisão de cancelamento possa ser justificada ou não, os espectadores leais certamente ficarão desapontados. Os fãs sempre pediram um crossover com Riverdale, mas, diante do cancelamento na quarta temporada, isso nunca acontecerá.

Aguirre-Sacasa, inclusive, já falou abertamente sobre a liberdade criativa concedida a ele pela Netflix. Com isso, será interessante ver se sua equipe estava preparada para o possível fim de O Mundo Sombrio de Sabrina na quarta temporada.

Do contrário, haverá um momento de angústia que assombrará os espectadores por muitos anos, caso se deparem com um final em aberto.

Alguns fãs, aliás, podem estar se perguntando sobre as chances da série ser renovada em outra emissora ou streaming. Mas isso é improvável com base nos contratos da Netflix. Não está claro, entretanto, se certos personagens ainda poderiam passar para Riverdale no futuro, mas isso o tempo nos dirá.

E você, gostou do fim de O Mundo Sombrio de Sabrina? Deixe nos comentários e, igualmente, continue acompanhando as novidades aqui no Mix de Séries.

  • Além disso, siga nossas Redes Sociais (InstagramTwitter, Facebook).
  • Baixe também nosso App Mix de Séries para Android no Google Play (Download aqui) e fique por dentro de todas as matérias do nosso site.
Sobre o autor

Anderson Narciso

Editor-chefe

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal que está no ar desde 2014. Autor na internet desde 2011, passou pelos portais Tele Séries e Box de Séries, antes de criar o Mix. Formado em História pela UFJF e Mestre em História da Saúde pela Fiocruz/RJ, Anderson Narciso se aventurou no mundo da criação de conteúdo para Internet há 15 anos, onde passou a estudar sobre Google, SEO e outras técnicas de produção para web. É também certificado em Gestão Completa de Redes Sociais pela E-Dialog Comunicação Digital, além de estudar a prática de Growth Hack desde 2018, em que é certificado. Com o crescimento do site, e sua parceria com o portal UOL, passou a atuar na cobertura jornalística, realizando entrevistas nacionais e internacionais, cobertura de eventos para as redes sociais do Mix de Séries, entre outros. Atua como repórter no Rio de Janeiro e São Paulo, e pelo Mix já cobriu eventos como CCXP, Rock in Rio, além de ser convidados para coberturas e entrevistas presenciais nos Estúdios Globo, Netflix, Prime Vídeo, entre outros. No Mix de Séries, com experiência de dez anos, se especializou no nicho de séries e filmes. Hoje, como editor chefe, é o responsável por eleger as pautas diárias do portal, escolhendo os temas mais relevantes que ganham destaque tanto nas notícias quanto nas matérias especiais e críticas. Também atua como mediador entre a equipe, que está espalhada por todo o Brasil. Atuante no portal Mix de Séries diariamente, também atende trabalhos solicitados envolvendo crescimento de redes sociais, produção de textos para internet e web writing voltado para todos os nichos.