O Mundo Sombrio de Sabrina, spoilers e o final explicado da série

O Mundo Sombrio de Sabrina
Imagem: Divulgação.

O fim do ano também trouxe o fim de diversos sucessos da TV. Além de Vikingsque também se encerra na Netflix, O Mundo Sombrio de Sabrina entrega suas últimas aventuras em uma temporada final que já está dando o que falar.

Continua após publicidade

Mas abre o olho, pois aqui contamos tudo. Mesmo. Não deixamos pedra sobre pedra e exploramos todos os spoilers do aguardado encerramento de O Mundo Sombrio de Sabrina. Confira abaixo (com informações do Ready Steady Cut)

Continua após a publicidade

O começo do fim

Enquanto o último episódio de O Mundo Sombrio de Sabrina começa, muitos podem se perguntar porque o sucesso da Netflix foi cancelado. Aprovando ou não o polêmico último ano, Sabrina poderia continuar e os fãs seguiriam fieis. Mas eis um aviso: este é realmente o final de tudo.

Continua após publicidade

Começando onde o penúltimo capítulo parou, Wardwell está realizando uma noite sobre o Evangelho de Eldritch em nome de Faustus. Ela fala sobre o Vazio dois dias antes do Halloween. O penúltimo episódio teve mais peso do que pensávamos, afinal.

O Vazio está chegando

Enquanto isso, Sabrina Spellman e seus amigos estão aproveitando um filme de terror regado à pegação. Eles são casais agora. O aniversário de 17 anos de Sabrina é em breve e todos querem planejar algo para ela. No caminho de casa, Nick dá um presente antecipado para Sabrina – um colar com as fotos dos dois, para que sempre possam se encontrar.

Continua após publicidade

Enquanto se beijam, Sabrina Morningstar surge no espelho e joga um feitiço. Ela conta para Spellman que o Vazio está chegando. Morningstar morre nos braços de Spellman depois de entregar o aviso e ele está devastada por perder a melhor amiga. Enquanto isso, Faustus está empolgado com a chegada do Vazio.

Atualização familiar

Ambrose informa à família que o cosmos desapareceu. Sabrina diz a eles que este é o Vazio, pronto para consumir todos eles. A morte de Sabrina Morningstar consome Sabrina; ela quer ficar sozinha com ela e pede para ser deixada. Quando os outros vão embora, ela pega o Diabrete do Perverso, mas antes que ela faça um pedido, o homem da bugiganga bate na porta e pede de volta. Ele diz a ela que não seria sábio usar o Diabrete para parar o Vazio.

Continua após a publicidade
O MIX DE SÉRIES atingiu 10 milhões de visitas mensais e vamos ensinar tudo que aprendemos nessa caminhada! Aumente o tráfego do seu site com técnicas avançadas de SEO.
Faça seu pré-cadastro aqui!

O homem da bugiganga mostra a Sabrina uma caixa que pertencia às filhas dos Deuses em nome de Pandora. Ele acredita que a caixa de Pandora pode prender o Vazio. Eles fazem uma troca – o Duende pela caixa. O homem da bugiganga explica que, para prender o Vazio, você precisa abrir a caixa de Pandora dentro do Vazio. Você já pode sentir para onde isso vai antes mesmo de acontecer…

Sacrifício

Sabendo o que deve fazer, Sabrina deixa uma carta para todos os seus entes queridos – ela acredita que deve ser ela que vai para o Vazio para prendê-lo dentro da caixa de Pandora. Ela acredita que é o mínimo que pode fazer após o sacrifício de Sabrina Morningstar. Salem mia para ela. Sabrina pede ao espelho mágico para entregá-la ao Vazio. Sabrina caminha pelo espelho mágico e entra no Vazio. A partir daqui, temos um final dramático e explosivo.

O Mundo Sombrio de Sabrina 4 temporada
Imagem: Divulgação.

Dentro do Vazio

Em O Mundo Sombrio de Sabrina, o Vazio é uma sala branca, mostrando grandes letras que dizem “THE VOID” e planetas dispostos no chão, destacando a imaginação dos criadores desta temporada. Existem retratos de cada lado da sala. Sabrina olha para os planetas. Enquanto isso, Hilda, Zelda, Ambrose e Nick entram no Observatório, e letras grandes dizendo “THE VOID” estão salpicadas na parede. Salem continua miando para eles e diz a Ambrose que Sabrina se teletransportou para o Vazio. As bruxas tentam teletransportá-la de volta, mas não funciona – o Vazio está segurando o corpo de Sabrina.

O Vazio pergunta a Sabrina por que ela veio até ela de boa vontade. É uma voz feminina e explica que ela é “nada” e tudo é “nada”. Sabrina apresenta o Vazio à caixa de Pandora e a abre. A caixa começa a sugar tudo para prender o Vazio. Nesta fase, tudo parece simples para o episódio final.

Trazendo Sabrina de volta

Enquanto isso, Ambrose acredita que eles podem colocar a alma de Sabrina no corpo de Sabrina Morningstar. As bruxas cantam enquanto Sabrina continua com a caixa de Pandora. Ela entra em pânico ao ouvir o canto. Antes de terminar o trabalho, sua alma é transferida para o cadáver de Sabrina Morningstar. Sabrina diz aos outros que ela estava prendendo o Vazio e que trazê-la de volta significa que a caixa de Pandora foi deixada na borda do Vazio. Parece que salvar Sabrina nesta fase causa mais problemas.

Prudence pede a Ambrose para ir ao Observatório. As letras “THE VOID” sumiram. Eles acreditam que Sabrina conseguiu prender o Vazio antes de deixá-lo. A Sra. Wardwell continua contando sua história para a igreja e afirma que a história não termina bem para Sabrina Spellman. Há uma ansiedade real no episódio 8 da temporada 4 de Chilling Adventures of Sabrina – uma sensação de que o final será perturbador.

Na história atual da Sra. Wardwell, Judith, Judas e Faustus a visitam. Faustus tem uma aparência de Frankenstein. Ele pede ajuda. Ele quer se preparar para a vinda do Vazio; Faustus pede a Sra. Wardwell para pregar sobre o Terror Eldritch na Igreja; daí porque ela está contando a história.

Lilith chega com notícias

O último episódio vai para o Halloween – aniversário de Sabrina Spellman. Hilda explica como Vinegar Tom comeu as panquecas de Sabrina, mas Zelda insiste que o cachorro não comeu – os problemas começam aqui. Enquanto isso, Lilith diz a Lúcifer que a Rainha, Sabrina Morningstar, está morta. Lúcifer e Caliban estão tristes com isso. Lilith quer contar mais a eles, mas quer ter certeza de que seus poderes serão restaurados se ela contar a verdade.

Lilith então revela que Sabrina Spellman está usando o corpo da Rainha para abrigar sua alma. Caliban diz a Lúcifer que eles estão zombando dele – ele diz a ele para matar Sabrina Spellman para que eles possam fazer um enterro real. Lilith sabe onde Sabrina e as outras estarão para aproveitar a oportunidade. Caliban ataca os mineiros primeiro. Uma mini-guerra está se formando fora do enredo do Vazio.

Lucifer exige o corpo da filha de volta

As coisas começam a ficar estranhas em O Mundo Sombrio de Sabrina quando Sabrina começa a servir doces e guloseimas, sua tigela está vazia e não há guloseimas; ela está confusa. Sua família então traz seu bolo de aniversário, mas ele desaparece quando ela sopra as velas. Então, uma música sinistra toca e, lá fora, Lúcifer reuniu o exército de mineiros; um deles é o pai de Harvey.

Sabrina sai e Lúcifer quer a confirmação de que Sabrina Morningstar está morta. Lúcifer está chocado por nunca ter sido informado. Sabrina diz a Lúcifer que ele pode ficar com ela – ela cede aos seus cânticos e caminha em direção a Lúcifer. Não importa o que aconteça no “Capítulo Trinta e Seis: Nas Montanhas da Loucura”, Sabrina parece aceitar seu destino.

Fazendo pessoas desparecer

Ambrose levanta sua varinha e Caliban declara traição e liberta os mineiros. Quando dois mineiros estão prestes a atacar Sabrina, eles desaparecem. Sabrina percebe que está fazendo as coisas desaparecerem – ela faz todos os mineiros desaparecerem, incluindo o pai de Harvey, e ela olha para Harvey com os olhos cheios de lágrimas. Lúcifer está confuso porque ele removeu seus poderes mágicos – ele acredita que não era mágica.

Lúcifer retorna para Lilith e fica furioso; ele acredita que Sabrina manifestou poderes divinos. Lilith quer seus poderes de volta como prometido, mas Lúcifer quer destruir Sabrina. Lilith esfaqueia Lúcifer pelas costas e leva seus poderes de volta ao tomar seu sangue celestial. Ela passa o sangue dele por todo o rosto. Ela não é mais mortal.

Lilith se senta em cima de Lúcifer e pede a ele para se lembrar de quando eles se conheceram. Ela ameaça matá-lo com uma lâmina, mas não quer acabar com o sofrimento dele. Em vez disso, ela bane Lúcifer da Corte do Inferno e diz a ele para vagar pelo reino mortal. Isso será uma tortura para Lúcifer.

Raiva e Vazio em O Mundo Sombrio de Sabrina

Harvey diz a Sabrina para trazer seu pai de volta, mas ela está emocionada e não sabe o que fez. Mais coisas começam a desaparecer. Quando todos a pressionam, ela fica com raiva e diz a todos para deixá-la em paz. Ambrose a acalma e pede a Nick para acompanhá-lo.

Ambrose diz a Sabrina que seu corpo está completamente vazio – ela é o Vazio. Ao sugar sua alma para o corpo de Sabrina Morningstar, eles devem ter sugado um pouco do Vazio também. Sabrina acredita que matou pessoas e quer ir o mais longe possível – ela desaparece. Este é o ponto de virada do último episódio – Sabrina é o maior perigo para tudo o que existe.

Planejando trazer Sabrina de volta

Ambrose e Nick retornam aos outros e explicam como Sabrina desapareceu. Nick acredita que eles deveriam encontrar a caixa de Pandora que está flutuando no espaço e terminar o trabalho. Ele mostra a todos o medalhão de colar e explica como é um farol. Eles podem trazer o corpo de Sabrina Spellman e a caixa de Pandora para casa com base na teoria de Nick. Ambrose sugere usar o corpo do Esquisito que ele preservou e fundi-lo em uma máscara de oxigênio. A série obviamente daria a Ambrose seus momentos finais para chegar a soluções inovadoras.

Sabrina Morningstar exilou-se nas Montanhas da Loucura. Faustus a encontra e ela ameaça libertar o Vazio, mas ele está imune. Ele se oferece para ensiná-la a controlar o poder do Vazio. Sabrina quer aprender, inclusive descobrir onde estão os desaparecidos. Em uma reviravolta inesperada, Fausto e Sabrina se unem.

O Vazio precisa se alimentar

Duas semanas depois; Ambrose, Prudence, Roz e Agatha chegam às Montanhas da Loucura fingindo ser viajantes adoradores. Faustus diz a eles que o Vazio os devorará sem questionar e que suas varinhas não funcionarão. Faustus então explica que o Vazio deve ser alimentado. Ele os leva para uma cova e Sabrina se revela com uma bengala, parecendo fraca. Fausto chama Sabrina de “a face da sombra final, a guardiã do relógio da desgraça”. Sabrina não está falando porque fez voto de silêncio.

Sentado na mesa

Faustus e os outros se sentam e Prudência usa seus poderes para descobrir que Faustus está procurando o resto do Vazio – “Está preso. No espaço”. Ele quer trazer o resto do Vazio para a Terra, colocá-lo dentro de Sabrina e arrancá-lo dela. As bruxas então percebem que Faustus inventou uma mentira e que elas não estão sentadas à mesa, é um altar de sacrifício. Sabrina diz a eles que não vai a lugar nenhum e pede que eles saiam antes que algo aconteça. As bruxas usam seus poderes para ajudá-la a se levantar enquanto os objetos começam a desaparecer. Roz e Prudence então desaparecem. Enquanto Ambrose vai embora com Agatha, Sabrina avisa que vai vê-lo novamente, “no final”. 

O Mundo Sombrio de Sabrina volta final

Mensagem de Sabrina

Quando Ambrose retorna à casa do Spellman, ele revela que Sabrina usou a telepatia, instruindo quando retornar para ela – “No exato momento em que Blackwood pretende sacrificá-la quando os polos da Terra estão mais distantes do sol, e se o Vazio não estiver totalmente contido, talvez esteja controlável ”. 

Nick retorna do espaço com o cadáver de Sabrina Spellman e a caixa de Pandora. Ambrose tem um novo plano; salvar Sabrina, extraindo o resto do Vazio dentro dela usando a caixa.

Confrontando Faustus

Assim, a equipe de resgate de Sabrina retorna às Montanhas da Loucura. Faustus entra em cena com uma lâmina, e quando está prestes a esfaquear Sabrina, Ambrose diz que eles têm o que ele quer – todos os Terrores, incluindo a caixa de Pandora. Eles tentam negociar – a caixa em troca de Sabrina. Faustus vai contra o acordo e abre a caixa, mas ele acaba em agonia. Era uma caixa misteriosa normal, com pólvora. Faustus agora está cego. 

O plano de Sabrina

Sabrina explica seu curso intensivo no Vazio, incluindo como derrotá-lo. Antes de se livrar do Vazio, Sabrina quer trazer de volta os desaparecidos. Ela quer sangrar, então o Vazio abre um portal, e então, enquanto ela sangra, ela quer que Ambrose e Harvey entrem no portal e tragam de volta os desaparecidos. Ela também quer que eles coloquem todos os Terrores no Vazio para se livrar deles para sempre.

Hilda e Zelda não gostam deste plano porque acreditam que corre o risco de Sabrina morrer. Sabrina diz a Nick também para entrar no portal e usar a caixa de Pandora para drenar o Vazio e sair antes que ele feche. Pela insistência e maneirismos de Sabrina, você pode dizer que O Mundo Sombrio de Sabrina não deve terminar muito otimista.

Sangrando 

Eles começam o plano de Sabrina e abrem o Vazio, fazendo-a sangrar na mesa – visivelmente, seu sangue é branco, representando que ela está vazia e hospedando o Vazio. O gateway é aberto. Ambrose, Harvey e Nick entram segurando uma corda. Zelda e Hilda ficam ao lado de Sabrina, e é um momento emocionante quando Sabrina se lembra de ter crescido com sua família e as memórias passam diante dela.

As tias estão ficando preocupadas com o frio de Sabrina. Sabrina começa a se despedir de todos enquanto os flashbacks mostram mais memórias. Esta é uma ótima montagem para os fãs; reunindo momentos chave para Sabrina – amor e amizade – significando que este final encapsula as temporadas anteriores.

Os mineiros voltam do portal, assim como Roz e Prudence. Nick também retorna depois de liberar a caixa de Pandora – o Vazio está preso junto com os Terrores Eldritch, mas é tarde demais. Sabrina está morta. Há choque e tristeza na sala. Hilda acredita que Sabrina sabia que ia morrer enquanto a sala chora ruidosamente. A Sra. Wardwell continua sua história – “Era hora dos Spellmans enterrarem seus mortos”.

Enquanto muitos fãs ficarão chateados, este é um final adequado – Sabrina empurrou os limites entre os reinos e a bruxaria longe demais. Isso foi sugerido no final da 3ª temporada que ter duas Sabrinas era um passo longe demais. Do ponto de vista da escrita, há lógica a ser apreciada.

O fim do Evangelho Eldritch

“Capítulo Trinta e Seis: Nas Montanhas da Loucura” voa para o funeral de Sabrina Spellman e Morningstar. Zelda observa que ela era uma líder de torcida durante o dia, Rainha do Inferno à noite. As tias estão abaladas e emocionadas com os acontecimentos recentes. Hilda quer voltar para o necrotério para que os Spellmans possam ficar juntos. Zelda soluça novamente e pergunta à Mãe Negra por que ela não preservou Sabrina. Ela não acha certo que Sabrina se foi.

Prudence visita Faustus em sua cela de prisão e o aniquila. Ela divide o corpo dele e espalha-o nos quatro cantos da terra para que ele nunca mais volte. A Sra. Wardwell continua sua história – “E assim termina o Evangelho Eldritch…”. Enquanto a história de Sabrina termina com graça, a história de Faustus termina em uma vida de tortura.

O fim

O Mundo Sombrio de Sabrina termina com Sabrina em uma sala branca, muito semelhante ao Vazio, mas mais quente. Uma grande escrita está na parede que diz “The Sweet Hereafter” – é a vida após a morte. Nick caminha atrás dela e pergunta se o lugar está ocupado. Ele explica que foi nadar no Mar das Mágoas e havia uma ressaca perversa – ele está morto. Ele está feliz por estar com ela novamente – “para todo o sempre.”

E você, o que achou do final da série? Deixe nos comentários e, igualmente, continue acompanhando as novidades no Mix de Séries.

  • Além disso, siga nossas Redes Sociais (InstagramTwitter, Facebook).
  • Baixe também nosso App Mix de Séries para Android no Google Play (Download aqui) e fique por dentro de todas as matérias do nosso site.