O Problema dos 3 Corpos: a pista escondida na série Netflix

O enigma dos Contos de Fadas em "O Problema dos 3 Corpos" da Netflix, nova série que estreou e está fazendo grande sucesso.

O Problema dos 3 Corpos pista
Imagem: Divulgação.

Na adaptação da Netflix de “O Problema dos 3 Corpos“, os espectadores atentos, assim como nós, estão sempre à procura de pistas. Em meio às lições de física e ameaças de vigilância presentes na série, surgem indícios menores que apontam para questões mais amplas.

Entre eles, destaca-se a recorrente obsessão de vários personagens por algo um tanto quanto inusitado: contos de fadas. Este elemento, aparentemente não científico em uma série focada em fatos e razão, chamou nossa atenção como algo que se destaca no meio de referências a obras científicas renomadas.

A primeira aparição de um livro de contos de fadas ocorre no terceiro episódio, quando acompanhamos o magnata do petróleo e cofundador da Organização Terra-Trisolaris (ETO), Mike Evans, lendo para a raça alienígena avançada conhecida como San-Ti. Utilizando um alto-falante antigo, Evans narra a história de “João e Maria”, abordando a natureza do medo tanto no nível individual quanto coletivo. Os alienígenas, perplexos com a humanidade, afirmam que nossa espécie “deixou de temer”.

Saiba mais sobre O Problema dos 3 Corpos:

Avançando para o quarto episódio, Evans e os San-Ti analisam “Chapeuzinho Vermelho”, uma história que, em sua essência, trata do perigo dos estranhos. No entanto, para os San-Ti, que são novatos no conceito de história e simbolismo, trata-se de uma “mentira sobre um mentiroso”. A escolha de Evans por contos de fadas como meio de apresentar a humanidade aos San-Ti, embora intrigante, acaba sendo contraproducente. Após décadas de comunicação, graças à transmissão inicial da Dra. Ye Wenjie nos anos 60, é essa história infantil que leva os San-Ti a verem a humanidade como mentirosa e temível.

O Problema dos 3 Corpos pista
Imagem: Divulgação.

Contudo, os contos de fadas em “O Problema dos 3 Corpos” não se limitam às histórias noturnas alienígenas de Evans. No episódio 4, após o assassinato de Jack por uma seguidora da ETO, Tatiana, Will Downing, membro do “Oxford Five”, relembra um livro chamado “Contos de Fadas para Jovens e Idosos”, presente de seu amigo Jin Cheng. Com uma dedicatória especial e ilustrações à mão, o livro se torna um símbolo de esperança e mistério.

O que conecta os contos de fadas de Will à decisão de Evans de ler tais histórias para os San-Ti? Será essa uma pista vermelha, um desvio proposital para confundir os espectadores? Teremos que aguardar as próximas temporadas de “O Problema dos 3 Corpos” para descobrir se esses elementos dos contos de fadas se entrelaçarão em algo maior. Mas a insistência dos showrunners em incluir essas referências parece ser uma escolha deliberada e significativa.

Sobre o autor
Avatar

Matheus Pereira

Redação

Jornalista, curioso e viciado em cultura. Escreve há quase 10 anos no Mix e Six Feet Under é sua série favorita.

Baixe nosso App Oficial

Logo Mix de Séries

Aproveite todo conteúdo do Mix diretamente celular. Baixe já, é de graça!