O Problema dos 3 Corpos | O que é a Contagem Regressiva explicada

Entenda o que é a Contagem Regressiva que aparece na série O Problema dos 3 Corpos na Netflix e seu impacto para a história.

O Problema dos 3 Corpos série contagem regressiva
Imagem: Divulgação.

Asérie de ficção científica da Netflix, O Problema dos 3 Corpos, baseada no premiado romance de Liu Cixin, apresenta uma trama complexa e cheia de mistérios.

Adaptada por Alexander Woo e pelos colaboradores de Game of Thrones David Benioff e D. B. Weiss, a série mescla várias linhas do tempo e introduz conceitos intrigantes. Um dos elementos mais enigmáticos é a contagem regressiva que aparece para a personagem principal, Augustina “Auggie” Salazar (Eiza González).

A Contagem Regressiva em O Problema dos 3 Corpos: O Que É?

O Problema dos 3 Corpos série contagem regressiva
Imagem: Divulgação.

Desde o primeiro episódio de O Problema dos 3 Corpos, a série apresenta uma contagem regressiva misteriosa que surge em dias, horas, minutos e segundos, piscando diante dos olhos de Auggie. Nem mesmo a talentosa cientista entende o porquê dessa contagem regressiva.

PUBLICIDADE

Esta contagem é um alerta enviado pelos Trisolarans, uma raça alienígena avançada, através dos sophons — supercomputadores de tamanho protonico com 11 dimensões criados pelos Trisolarans para espionar os humanos.

O Contexto dos Trisolarans

A série começa durante a Revolução Cultural Chinesa, onde uma jovem Ye Wenjie testemunha a morte de seu pai, um professor e cientista. Mais tarde, Ye é recrutada pelo exército devido à sua aptidão para a astrofísica e faz uma decisão ambiciosa que ecoa ao longo do tempo até a linha do tempo atual da série. Como resultado, físicos contemporâneos começam a morrer inexplicavelmente, incluindo a própria filha de Ye Wenjie.

Os Efeitos da Contagem Regressiva

O Problema dos 3 Corpos série contagem regressiva
Imagem: Divulgação.

A contagem regressiva aparece na visão de Auggie como uma forma de interferência dos Trisolarans. Eles utilizam os sophons para criar fenômenos aparentemente insignificantes, mas que são extremamente perturbadores para os cientistas, levando-os a duvidar de suas próprias percepções e a abandonar suas pesquisas. Isso acontece porque os Trisolarans querem impedir que a humanidade desenvolva tecnologias que possam superar as deles.

Os Objetivos dos Trisolarans

Os Trisolarans estão a caminho da Terra, mas só chegarão daqui a 400 anos. Durante esse período, eles usam os sophons para enviar avisos e manipular os cientistas terrestres.

A contagem regressiva, projetada para aparecer diante dos olhos de indivíduos como Auggie, serve como uma ameaça disruptiva, destinada a assustar e distrair os principais cientistas da Terra de suas pesquisas vitais.

Consequências da Contagem Regressiva em O Problema dos 3 Corpos

O Problema dos 3 Corpos série contagem regressiva
Imagem: Divulgação.

Embora não seja explicitamente mostrado o que acontece quando a contagem regressiva chega a zero em O Problema dos 3 Corpos, fica claro que os Trisolarans não podem fazer muito mais do que ameaçar os humanos. A intenção é criar medo e caos mental suficiente para que os cientistas desistam de suas descobertas ou, no pior dos casos, sofram consequências fatais devido ao estresse extremo.

O Papel de Auggie e Outros Personagens em O Problema dos 3 Corpos

Auggie, que administra uma empresa de nanofibras sintéticas, é inicialmente alvo dos sophons. No entanto, no final da série, Wade (Liam Cunningham) também vê a contagem regressiva. Dessa forma indicando que os Trisolarans estão cientes de que ele está envolvido no Projeto Escada, uma iniciativa para interceptar a frota alienígena.

Conclusão

A contagem regressiva em O Problema dos 3 Corpos, portanto, é uma ferramenta utilizada pelos Trisolarans para impedir que a humanidade desenvolva tecnologias avançadas que possam ameaçar sua chegada à Terra.

Ao manipular e aterrorizar os principais cientistas com esses fenômenos perturbadores, os Trisolarans esperam manter a humanidade em um estado de atraso tecnológico. A série da Netflix, com sua narrativa complexa e envolvente, continua a explorar essas questões. Tudo isso, à medida que os personagens lutam para entender e combater essa ameaça alienígena.

Sobre o autor

Matheus Pereira

Coordenação editorial

Matheus Pereira é Jornalista e mora em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Depois de quase seguir carreira na Arquitetura, enveredou para o campo da Comunicação, pelo qual sempre nutriu grande paixão. Escritor assíduo na época dos blogs, Matheus desenvolveu seus textos e conhecimentos em Cinema e TV numa experiência que já soma quase 15 anos. Destes, quase dez são dedicados ao Mix de Séries. No Mix, onde é redator desde 2014, já escreveu inúmeras resenhas, notícias, criou e desenvolveu colunas e aperfeiçoou seus conhecimentos televisivos. Sempre versando pelo senso crítico e pela riqueza da informação, já cobriu eventos, acompanha premiações, as notícias mais quentes e joga luz em nomes e produções que muitas vezes estão fora dos grandes holofotes. Além disso, trabalha há mais de dez anos no campo da comunicação e marketing educacional, sendo assessor de imprensa e publicidade em grandes escolas e instituições de ensino. Assim, se divide entre dois pilares que representam a sua carreira: de um lado, a educação; de outro, as séries de TV e o Cinema.