O que a finale de Game of Thrones significa para a sexta temporada?

GoT

Imagem: Youtube/Reprodução

Continua após as recomendações

 

SPOILERS ALERT: Há muitos spoilers a seguir para quem não assistiu o final da quinta temporada de Game of Thrones e também para quem não leu As Crônicas de Gelo e Fogo, de George R. R. Martin. Prossiga por sua conta e risco.

Continua após a publicidade

SPOILER ALERT

SPOILER ALERT

 

O final da temporada de GOT trouxe muitas mortes, destruição e cliffhangers de roer unhas. Para não mencionar a humilhante e brutal caminhada da vergonha que Cersei teve de suportar e a cegueira da Arya. Mas a maior surpresa veio quando Jon Snow foi esfaqueado várias vezes por seus irmãos da Patrulha da Noite e deixado para morrer.

Jon foi atraído para uma armadilha por seu escudeiro Olly e, em seguida, esfaqueado repetidamente no peito e no estômago até que cair de joelhos. Os homens que cometeram o motim repetiam “Pela Patrulha!“, acreditando que eles estavam salvando a Patrulha da Noite da decisão de Jon aliar-se com os selvagens. O momento final do episódio foi um zoom nos olhos de Jon, com sangue escuro escorrendo para a neve em torno dele. Fãs ficaram devastados, furiosos, e se perguntando mais uma vez se Game of Thrones é uma série desnecessariamente cruel. Matar o mocinho, mais um vez (ainda em luto pelo Ned Stark)?!

 

jon snow

Jon Snow. Imagem: Youtube/Reprodução

 

Mas nem tudo está perdido. Fãs dos livros de George R. R. Martin têm muitas razões para acreditar que Jon vai sobreviver ao ataque. Esta cena foi adaptada da parte do final da mais recente edição A Dança dos Dragões. Leitores também viram Jon Snow morrendo, e seu destino tem sido uma das maiores questões desde que o livro foi publicado em 2011. Portanto, não deve ser uma grande surpresa que os fãs têm levado a fóruns e passaram os últimos quatro anos debatendo e reunindo evidências otimistas de que Jon vai viver como nosso herói.

 

Warging
Você deve se lembrar que cada criança Stark, mesmo Jon, adotou um filhote de lobo gigante, na primeira temporada. Desde então, o lobo gigante é o guardião da Casa Stark, que era muito auspicioso.

Quando Bran, o segundo mais jovem irmão Stark, foi prejudicado depois de ser empurrado de uma torre, parece ter acordado um poder nele. Na quarta temporada, nós o vimos receber orientação em “warging” – a habilidade de entrar na mente de um outro animal, ou pessoa, e controlá-los. Este poder parece mais diretamente ligado ao lobo gigante de Bran. Ele pode facilmente “entrar” no corpo do lobo, e faz isso com freqüência.

O que é que isto tem a ver com Jon, é que os leitores acreditam que todos os Starks são wargs, mesmo que eles não têm aproveitado os seus poderes ainda. Isto significa que Jon pode ter a capacidade de warg em seu lobo gigante, Fantasma, e, portanto, tecnicamente sobreviver a um ataque em seu corpo.

orell

Orell. Imagem: Youtube/Reprodução

Além disso, tanto a série quanto os livros introduziram em um dos selvagens as habilidades excepcionais de warging. Na série, seu nome era Orell, mas no livro é nomeado Varamyr Sixskins. No quinto livro, Varamyr é o personagem ponto-de-vista para o capítulo prólogo. Para quem não leu os livros, você deve saber que o prólogo de cada livro e epílogo introduzem um personagem que é significativo para entendimento daquele. Esses capítulos incluem quase sempre um grande evento ou peça de informação vital. Um exemplo disso é a primeira cena que mostra três irmãos da noite encontrando os Caminhantes Brancos pela primeira vez. Esta cena também foi usada como abertura da série. Este momento preparou o palco para os elementos de fantasia da história, para sabermos a existência dos Caminhantes Brancos.

O capítulo de Varamyr é um olhar em profundidade, a forma como os seus poderes permitiram-lhe sobreviver até agora. Ele passa a maior parte do tempo pensando na sua “segunda vida” – a vida que ele vai viver, através de um animal, ou o corpo de outro ser humano, depois que seu corpo principal estiver morto. Varamyr também pensa sobre Jon e diretamente referente ao seu lobo gigante, Fantasma. Então, Varamyr é destaque na introdução do mesmo livro que Jon é esfaqueado. As probabilidades de que é uma coincidência são bastante baixas. É muito provável que George R.R. Martin inclui nesta parte para estabelecer o precedente de “sobreviver” após a morte, através dos poderes de “warging“.

É também significativo que, nos livros, a última palavra Jon disse antes de cair inconsciente era “Fantasma”. Ele estava claramente pensando em seu lobo gigante no meio deste trauma. Mas mesmo se Jon usar seu poder de warg em Fantasma, o que acontecerá com seu corpo?

 

Ressurreição e o Senhor da Luz

Melisandre, a sacerdotisa do fogo que acompanha Stannis, é uma serva do Senhor da Luz. Ela fez muitas aclamações sobre o poder da magia, do sangue, e mostrou a sua capacidade de “ver” o futuro através do fogo. Melisandre acredita que Stannis Baratheon é o herói profetizado, Azor Ahai, que é uma figura lendária que vai renascer para lutar contra uma escuridão que está por vir, que seria o inverno e os Caminhantes Brancos, com sua espada Luminífera, que sairá do fogo.

gameofthrones15_193

Stannis Baratheon e Melisandre. Imagem: Youtube/Reprodução

Então Melisandre pensa que Stannis é este salvador, mas há evidências de que ela está errada. Jon Snow é um forte candidato para ser Azor Ahai, principalmente devido aos sinais que estão presentes em seu ataque. A profecia diz que Azor Ahai renasce entre sal e fumaça, e a cena do livro descreve facadas de Jon como fumaça, enquanto o homem que o esfaqueia está chorando lágrimas salgadas, de remorso.

Isto também é apoiado por uma linha no capítulo do ponto-de-vista de Melisandre em A Dança dos Dragões. Ela pensa: “Eu oro por um vislumbre de Azor Ahai, e R’hllor me mostra apenas Snow.” Embora Melisandre não entende o peso do que isso significa e continua a acreditar que Stannis é Azor Ahai, muitos leitores dos livros vê isso como uma grande pista. Se Jon Snow é Azor Ahai, este ataque não resulta em sua morte permanente – ele tem de renascer para cumprir a profecia.

No episódio final, Melisandre realmente abandona Stannis e volta para a Muralha. Os leitores de livros tomam isso como um sinal. Ela está envolvida no sangrento fim de Jon. Talvez esta era a maneira que os showrunners quiseram mostrar que ela percebeu que Stannis não é Azor Ahai e voltou para Muralha, para seu verdadeiro propósito.

Thoros

Thoros de Myr. Imagem: Youtube/Reprodução

E Melisandre não é o único servo do Senhor da Luz que brinca em magia. Nos livros e da série, Beric Dondarion foi introduzido ao lado de um homem conhecido como Thoros de Myr, um padre vermelho. Thoros usa uma magia de fogo misterioso para ressuscitar Beric, depois que ele é morto em combate. Portanto, há uma chance de que Jon Snow vai renascer como Azor Ahai, e nós sabemos que é possível ressuscitar os mortos usando magia de fogo. Estas informações levam muitos a acreditar que Jon será trazido de volta à vida por Melisandre por algum tipo de ritual, fogo mágico.

A preocupação com essa ressurreição é que Beric admite que não é o mesmo homem quando ele retorna, como se o renascimento faz com que seu espírito desvaneça. Este é o momento de que a teoria de warg torna-se importante novamente, porque se Jon pode mover seu espírito para o Fantasma, temporariamente, em seguida, quando Melisandre o revive ele não deve ter perdido sua essência.

 

Dicas de George R. R. Martin

Outra razão pela qual os fãs têm fé que Jon não está realmente morto vem do autor da série. Em 2011, logo após o lançamento do livro 5, George R. R. Martin foi entrevistado pela revista Entertainment Weekly. A primeira pergunta foi: “Então por que você matou Jon Snow?” Martin simplesmente respondeu: “Oh, você acha que ele está morto, não é?” Esta resposta tímida parece ser uma forma muito clara de se esquivar de qualquer confirmação definitiva. Se Jon foi realmente morto e nunca mais voltar, por que seria importante o que o pensamento do leitor do que aconteceu? Esta é uma estratégia de suspense clássico, e Martin já fez isso antes, várias vezes, aliás, ao longo das crônicas.

Os leitores recusam a serem enganados novamente, deixando-se pensar que um personagem-chave morreu, quando o fim capítulo ficou inacabado. A última linha do capítulo onde Jon é esfaqueado diz: “Ele nunca sentiu a quarta facada. Apenas a frio…” A voz sumindo implica Jon caindo inconsciente. Nenhum dos capítulos seguintes são do ponto de vista de personagens localizados na Muralha. Isto significa que nós não temos nenhuma evidência do que acontece além do ataque, e que Martin mais uma vez escreveu um final de capítulo com adrenalina. Espero que este seja mais um alarme falso.

 

Uma história inacabada

O último argumento para a sobrevivência de Jon vem do simples desejo de um arco de um personagem concluído. Jon tem sido construído, especialmente recentemente, como um líder em crescimento, que terá um grande impacto sobre a guerra em curso contra os Caminhantes Brancos. É realmente sua hora de morrer?

Jon Snow e Fantasma

Jon Snow e Fantasma. Imagem: HBO/Divulgação

Jon por misericórdia matou Mance, desafiando as ordens de Stannis, que era ter o líder dos selvagens queimado até a morte. Então, quando confrontado com a traição de Janos Slynt, Jon fez a difícil, mas justa, tarefa de executá-lo. Ele também tem sido focado como uma grande figura e sabe que a briga da Patrulha da Noite com os selvagens não é tão importante quanto a guerra pendente com os Caminhantes Brancos. Isso veio à tona no oitavo episódio da quinta temporada, quando a HBO nos tirou o fôlego para um confronto fantástico entre Jon e um Caminhante Branco. O Rei da Noite observou Jon, claramente intrigado com esta pequena forma de resistência da espada de aço valiriano.

Há também a questão da paternidade de Jon. A maioria dos fãs firmemente acreditam na teoria de que ele não é filho de Ned Stark, mas na verdade seu sobrinho e um Targaryen (filho de Rhaegar Targaryen e Lyanna Stark). Este segredo ainda tem que ser revelado nos livros e na série. É duvidoso aceitar que Jon iria morrer antes de descobrir quem eram seus verdadeiros pais.

Apesar das muitas pistas não há nenhuma maneira de saber precisamente o destino de Jon. A resposta está no sexto livro, muito esperado, Os Ventos do Inverno (lançamento em 2017? Há boatos de que George R. R. Martin vem ao Brasil nesta época), ou na estréia da sexta temporada de Game of Thrones (2016). Até a próxima temporada começar, os telespectadores podem finalmente fazer especulações, ao lado dos leitores dos livros.

Contrariamente do que foi falado aqui, a Entertainment Weekly conversou com Kit Harington, o ator que interpreta Jon Snow, sobre esta cena brutal, e Harington afirmou que ele não retornará na próxima temporada. Ele disse que realmente Jon está morto. Isso pode dissuadir alguns fãs de acreditar que Jon ainda está vivo. No entanto, é perfeitamente possível que os showrunners estão mantendo seu destino um enorme segredo – até mesmo dos atores envolvidos. Até porque ele afirma não estar presente na próxima temporada, mas não significa que ele não possa voltar na sétima temporada, ficando uma temporada off, como aconteceu com Bran.

De qualquer forma, as teorias e especulações são diversas, mas fato é que ninguém sabe o que realmente vai acontecer com Jon Snow. No entanto, muitos fãs, assim como eu, esperam que Jon ainda não tenha se despedido definitivamente das histórias do Gelo e Fogo.

REVIEW | Game of Thrones – 5×10 – Mother’s Mercy [Season Finale]

2 comments

Add yours
  1. Anderson Narciso
    Anderson Narciso 21 junho, 2015 at 11:45 Responder

    Realmente não era a hora do Jon morrer, e tenho certeza que nos livros o personagem dele é bem mais interessante que na série. Mas ele não me desce. Não sei se é a cara de mal amado do Kit, mas sei lá.

    Eu acho que se ele voltar vai ser pela Melissandra. Porque essa teoria dos lobos aí é meio furada. Por que então não funcionou com o Robb?

    Sei lá.

    Vamos aguardar na proxima temporada que tem tudo pra ser a mais emocionante!

    Excelente texto Paula 😀

    • Avatar
      Paula Reis 22 junho, 2015 at 00:48 Responder

      Talvez ele volta pelo Fantasma e daí seja mais plausível o Kit dizer que não estará presente na próxima temporada. O ator talvez não esteja mesmo, mas o Jon no corpo do lobo, talvez sim.
      Vamos ter que aguardar até ano que vem para descobrir.

Post a new comment