O que as críticas de Barbie revelaram do filme é surpreendente

Resenhas do filme da Barbie estão destacando o "conto feminista" de Margot Robbie e Greta Gerwig. Confira algumas!

Barbie filme
Imagem: Divulgação.

As críticas norte-americanas do filme mais esperado do ano, Barbie, estão entre nós!

O longa, que tem base na linha de brinquedos da Mattel, junta a diretora e coroteirista Greta Gerwig com as estrelas Margot Robbie e Ryan Gosling para uma aventura que encontra Barbie e Ken deixando a Barbie Land em busca de autodescoberta no mundo real.

Críticas de Barbie estão elogiando longa

Barbie filme
Imagem: Divulgação.

Desde que as filmagens começaram em 2022, Barbie tem sido um dos filmes mais discutidos na memória recente, com fotos virais e trailers gerando uma quantidade insana de hype online.

PUBLICIDADE

Agora, com a estreia do filme, os críticos começaram a compartilhar suas críticas. E eles estão extremamente positivos, elogiando o filme como uma brincadeira divertida, embora também apontem como ele é surpreendentemente profundo. Eis alguns apontamentos!

Leia também: Barbie: quanto o filme custou e qual bilheteria ele precisa?

Tatiana Hullender, Screen Rant

Tudo sobre Barbie é elaborado com apelo de massa e percepção pessoal, muito parecido com a boneca, resultando em um filme que sabe como agradar.

Peter Debruge, Variety

Gerwig fez o tipo de filme familiar que ela certamente gostaria que estivesse disponível para ela quando ela era uma menina, escondendo uma mensagem (várias delas, na verdade) dentro da figura oca da ampulheta da Barbie. Essa é uma conquista admirável.

Christy Lemire, RogerEbert.com

Barbie, o respingo de verão da diretora e coroteirista Greta Gerwig, é uma conquista deslumbrante. Tanto tecnicamente quanto no tom. É um banquete visual que funciona tanto como uma fuga alegre quanto como um grito de guerra.

Devan Coggan, Entertainment Weekly

É o cuidado de Gerwig e a atenção aos detalhes que dão à Barbie um ponto de vista real, elevando-a além de qualquer outro ganho de dinheiro cínico e orientado por IP.

Clarisse Loughrey, The Independent

Barbie é um dos filmes ‘mainstream’ mais inventivos, imaculadamente elaborados e surpreendentes da memória recente. Dessa forma, uma prova do que pode ser alcançado até mesmo nas entranhas mais profundas do capitalismo.

Justin Chang, Los Angeles Times

Robbie toma um arquétipo há muito descartado como uma caricatura cabeça-de-vento e, momento a momento profundamente sentido, a provoca e a concretiza.

Manohla Dargis, New York Times

A marca Mattel se destaca aqui, mas Gerwig, cujo comando de direção é tão fluente que parece ter nascido para o cinema, está anunciando que está no controle.

Katie Erbland, IndieWire

Barbie é um ‘blockbuster’ cuidadosamente elaborado com muito em mente, o tipo de recurso que certamente se beneficiará com visualizações repetidas (há tanto para ver, tantas piadas para ouvir) e ainda é puramente divertido mesmo em um único relógio.

O que as resenhas de Barbie revelam sobre o filme

Barbie orçamento
Imagem: Divulgação.

As críticas extremamente positivas do filme da Barbie não devem ser surpreendentes. Isso, se considerarmos o curto, mas excelente currículo de Gerwig como cineasta. Antes de Barbie, ela escreveu e dirigiu dois filmes, Lady Bird e Little Women, de 2019, ambos com grande sucesso de crítica.

Leia também: Mestres do Universo: Netflix cancela filme após gastar milhões

O filme, além disso, está longe de ser vazio. Isso porque, na verdade, Barbie tem algo a dizer. É um filme existencial em sua essência, conforme revelado pelo trailer quando a festa gigante da Barbie é interrompida por ela contemplar a morte. Fato que a leva a deixar a Barbie Land em busca da verdade.

Essa jornada de autodescoberta no mundo real permite que o filme Barbie seja filosófico, proporcionando uma exploração perspicaz da condição humana e do significado da vida. Também zomba do patriarcado e é uma “tese de mestrado sobre feminismo”.

Talvez a conquista mais incrível do filme Barbie seja um grito de guerra feminista sobre uma boneca que ganhou críticas por promover padrões de beleza irrealistas e considerada diametralmente oposta à causa. No entanto, mesmo entre todo o foco no feminismo e na Barbie, muitas críticas mencionam que Ken, de Ryan Gosling, rouba o show.

De qualquer forma, o público agora pode tirar suas conclusões. Isso porque Barbie já está em cartaz no Brasil.

Sobre o autor

Anderson Narciso

Editor-chefe

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal que está no ar desde 2014. Autor na internet desde 2011, passou pelos portais Tele Séries e Box de Séries, antes de criar o Mix. Formado em História pela UFJF e Mestre em História da Saúde pela Fiocruz/RJ, Anderson Narciso se aventurou no mundo da criação de conteúdo para Internet há 15 anos, onde passou a estudar sobre Google, SEO e outras técnicas de produção para web. É também certificado em Gestão Completa de Redes Sociais pela E-Dialog Comunicação Digital, além de estudar a prática de Growth Hack desde 2018, em que é certificado. Com o crescimento do site, e sua parceria com o portal UOL, passou a atuar na cobertura jornalística, realizando entrevistas nacionais e internacionais, cobertura de eventos para as redes sociais do Mix de Séries, entre outros. Atua como repórter no Rio de Janeiro e São Paulo, e pelo Mix já cobriu eventos como CCXP, Rock in Rio, além de ser convidados para coberturas e entrevistas presenciais nos Estúdios Globo, Netflix, Prime Vídeo, entre outros. No Mix de Séries, com experiência de dez anos, se especializou no nicho de séries e filmes. Hoje, como editor chefe, é o responsável por eleger as pautas diárias do portal, escolhendo os temas mais relevantes que ganham destaque tanto nas notícias quanto nas matérias especiais e críticas. Também atua como mediador entre a equipe, que está espalhada por todo o Brasil. Atuante no portal Mix de Séries diariamente, também atende trabalhos solicitados envolvendo crescimento de redes sociais, produção de textos para internet e web writing voltado para todos os nichos.