O que esperar da nona temporada de Doctor Who

Doctor Who season 9

Continua após publicidade

 

Continua após a publicidade

Em pouco mais de um mês, Doctor Who estará de volta, em sua nona temporada, para mais uma boa dose de viagens pelo espaço-tempo.

Continua após publicidade

Após uma oitava temporada focada em um mistério que dividiu opiniões, além de introduzir um novo Doctor, interpretado por Peter Capaldi, a nova temporada da sci-fi de mais longa duração da história deixa o mistério de lado e parte de vez para grandes aventuras.

Na nona temporada, o Doctor e sua companion, Clara Oswald (Jenna Coleman), parecem viver os melhores dias de suas vidas, estão confiantes, sem medo de se arriscar e prontos para grandes emoções. Diversão e aventuras nortearão as viagens, enquanto o Doctor ainda busca a resposta para a fatídica pergunta da temporada passada:

Continua após publicidade

“Clara, be my pal. Tell me: am I a good man?”

 

Conexões com o passado

O que teoricamente será Skaro
O que teoricamente será Skaro

Logo na premiere, dividida em dois episódios, a série promete trazer conexões com o passado. Teorias apontam referências ao arco da série clássica Genesis of the Daleks, estrelado pelo 4º Doctor (Tom Baker), onde ele tem a chance de destruir Davros e consequentemente impedir a criação dos Daleks. Em um diálogo com a até então companion Sarah Jane Smith (Elisabeth Sladen), o Doctor assume a responsabilidade e solta a icônica frase: “Se alguém que conhece o futuro lhe apresenta uma criança e lhe diz que essa criança crescerá totalmente má e se tornará um ditador cruel que destruirá milhares de vidas, você poderia, então, matar essa criança?”. O episódio então, dentro dessa teoria, partiria dessa premissa, onde o 12º Doctor vai parar em Skaro, o planeta Dalek, e se depara com um jovem Davros.

Ao longo da temporada, graças a confirmação de duas atrizes convidadas, ainda poderemos nos deparar novamente com a Irmandade de Karn, que apareceu no especial do oitavo Doctor, The Night of the Doctor, e com a Proclamação das Sombras, que apareceu no episódio 4×12 – The Stolen Earth.

E uma última conexão com o passado pode finalmente revelar a semelhança entre o rosto do 12º Doctor e o rosto de Lucius Caecilius Iucundus do episódio 4×02 – The Fires of Pompeii, ambos interpretados por Peter Capaldi.

 

Velhos e novos inimigos

Doctor Who season 9 monstersCom a fome de aventuras pela qual Doctor e Clara estarão passando, inimigos não serão poucos. Velhos inimigos, como os Daleks e os Zygons, estarão de volta e novos inimigos surgirão, como os mercenários mortais chamados The Mire, tocando o terror em planetas mortais, bases submarinas assustadoras e até vilas Vikings.

Mas entre tantos inimigos, um tem destaque especial. Trata-se do regenerado Master, ou como ela prefere ser chamada, Missy (Michelle Gomez).

Com a revelação do grande mistério da temporada passada, descobrimos que o arqui-inimigo do Doctor está de volta, mais mudado do que nunca, o que prova que os Time Lords podem mudar de gênero ao regenerarem.

No fim da temporada passada, Missy põe em ação o seu plano de destruir o planeta e a raça que tanto encanta o Doctor, mas mais uma vez ele salva o dia. Derrotada, Missy tem uma última carta na manga: a exata localização de Gallifrey. O Doctor acredita e vai conferir, mas tudo se tratava de mais uma peça de Missy.

Com Missy confirmada na nona temporada, podemos aguardar uma conclusão para essa mentira ou tudo vai ficar como está. A busca por aventuras pode ser apenas um meio do Doctor fugir da mágoa que Missy o causou ou pode ser um meio de disfarçar a sua verdadeira busca, a busca por Gallifrey.

Mas o que importa é que Missy estará de volta e promete surpreender. O que ela mostrou na 8ª temporada foi apenas uma de suas várias facetas, e a Missy da 9ª temporada mostrará tantas outras. Também conheceremos mais do seu relacionamento com o Doctor e quem sabe não decidam de vez se ela está de fato flertando ou acabou descobrindo em um corpo feminino mais uma forma de zoar o seu companheiro gallifreyano.

 

Velhos e novos amigos

A UNIT também estará de volta e com ela Kate Stewart (Jemma Redgrave) e – pasmém! – Osgood (Ingrid Oliver). E como não poderia ser diferente, a participação de Osgood, morta na finale passada, trouxe várias teorias, das quais destacam-se duas:

Doctor Who season 9 Osgood e Rigsy1) A Osgood morta na oitava temporada é a verdadeira e a Osgood da nona temporada é um Zygon, como no filme The Day of the Doctor.
2) A Osgood morta na oitava temporada é um Zygon, como no filme The Day of the Doctor e a Osgood da nona temporada é a verdadeira.

Outro personagem da oitava temporada que voltará este ano é Rigsy (Joivan Wade) do episódio 8×09 – Flatline. Não há muitas informações sobre sua participação, só uma foto e o episódio em que aparecerá, o décimo.

 

A personagem de Maisie Williams

Maisie Williams, a Arya Stark de Game of Thrones, também participará da temporada como uma misteriosa personagem. A princípio ela aparecerá no episódio 9×05 – The Girl Who Died, mas atriz aparece na imagem da leitura do roteiro do episódio 9×06 – The Woman Who Lived, o que nos leva a crer que se trata de um dos vários episódios duplos da temporada.

Peter Capauldi disse em entrevista a Entertainment Weekly que Maisie o ensinou várias gírias novas, elogiou o talento e a inteligência da atriz e descreveu a sua personagem como algo que “muda-se de formas cósmicas”.

Steven Moffat, showrunner da série, mantém guardada a sete chaves a identidade da personagem e disse na SDCC que não podia revelar absolutamente nada sobre ela. Já no Television Critics Association, Moffat revelou que ela não está interpretando um personagem do passado do Doctor, é alguém inteiramente novo e ele está confiante de que os Whovians não se decepcionarão com a revelação, “quando você ver o que ela está fazendo no show, você vai apreciar como uma ideia inteligente que é. É um papel significativo. Nós não estamos apenas convidando uma estrela para queimar cartucho. É algo grande, e ela está ótima nisso”.

No trailer da nona temporada (que você confere no final do post), o Doctor se surpreende ao encontrar a personagem. “Você?!”, ele diz, enquanto ela, nada surpresa responde: “Por que demorou tanto, velhote?”. Tudo leva a crer que eles já têm uma história, mas o simples fato de saber que é alguém novo e de grande importância, já nos traz esperança de que a nova temporada comece a criar tramas e personagens recorrentes, como um cenário para a trajetória do 12º Doctor.

 

 

O que gostaríamos de ver…

Seria interessante seguir um caminho contrário ao da temporada passada e trazer a companion para a vida do Doctor. A oitava temporada foi muito sobre a vida da Clara, era uma overdose sobre a personagem que acabou desgastando a sua imagem, tornando-a desinteressante, enfadonha, irritante, mimizenta. Trouxeram um romance interessante, mas o desfecho foi indigno e afundou de vez a personalidade dela, resultando em uma finale com um desentendimento entre ela e o Doctor.

Jenna Coleman, intérprete de Clara revelou no Television Critics Association que “ela não está mais dividida entre a vida da Terra e a vida da TARDIS. Há um destemor e um abandono imprudente quando ela e o Doctor escolhem se lançar em aventuras em primeiro lugar”. Talvez seja essa busca por aventuras uma forma de Clara e Doctor evitarem pensar em suas feridas, ela a morte de Danny Pink e ele o paradeiro incerto de Gallifrey.

Doctor Who season 9 ClaraQue a temporada traga de volta à Clara aquela sua característica marcante, que faz dela uma das mais amáveis e importantes companions. Mas talvez seja a hora de a levarmos para uma última viagem. No especial de Natal, Last Christmas, a personagem recuperou sua glória no que seria uma bela, merecida e melhor despedida possível, se não tivessem resolvido trazê-la de volta. Que a temporada saiba explorá-la bem, ela é sim interessante, mas se não conseguirem, que pelo menos prezem em introduzir uma despedida digna e em introduzir um novo companion à altura.

O retorno da sweetie River Song e sua interação com uma versão mais madura do Doctor é mais que esperado, mas é quase certo que não aconteça nessa temporada, porém já poderiam introduzir um plano de fundo para o retorno, quem sabe utilizando a sonic screwdriver que ela recebe em  Silence in the Library, mas que nunca foi usada em suas outras aparições? Spoilers

A curiosidade sobre como foi a regeneração de Master em Missy é algo comum entre os fãs e seria interessante dar algumas respostas sobre. Quem sabe após explicarem, a ideia de um Doctor mulher se torne mais popular e ganhe força.

A Era Capaldi poderia começar a traçar suas tramas internas e acrescentar algo à mitologia. Essa Era precisa ganhar sua própria identidade, como todas as outras, criando um background com tramas e personagens recorrentes e um objetivo bem traçado.

Por fim, que a temporada cumpra tudo o que promete e seja fantastic, com muitas aventuras, novos perigos, um aprofundamento na trama de Missy e que todos os mistérios se revelem. Que sejam os anos dourados de Doctor e Clara.

A 9ª temporada de Doctor Who estreia dia 19 de setembro. Allons-y!

 

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=bB8fh4QUy-A[/youtube]