O que esperar da quinta temporada de Game of Thrones?

got 5 tyron

Tyrion Lannister. Imagem: Youtube/Reprodução

 

A nova temporada de Game of Thrones começa neste domingo, na HBO, simultaneamente, em mais de 150 países. Preparado para muita emoção, lutas e destruições? Eu também não vejo a hora, mas antes de começar uma temporada novinha em folha de GOT, devemos refletir algumas coisas e analisar o que podemos esperar desta quinta temporada.

Assistir Game of Thrones é muito parecido com governar os Sete Reinos, ninguém disse que seria fácil. Afinal, esta é uma série que os mocinhos morrem e os vilões também. A mudança é uma constante e, manter o controle dos rostos dos personagens e os diferentes lugares, requer uma mente mais afiada do que aço valiriano. Mas nenhum monarca governa sozinho, e por isso que o rei precisa de uma mão amiga. E a sua mão hoje será o Mix. Vamos conferir em cada plot o que aconteceu até agora na série e o que está por vir. Tudo o que você deve saber, aqui e agora!

Continua após a publicidade

Porto Real

got 5_

Myrcella Baratheon. Imagem: HBO/Divulgação

O Rei Joffrey está morto, cortesia de uma conspiração entre Mindinho e Lady Olenna Tyrell, deixando seu irmão mais novo Tommen tomar conta da coroa, enquanto seu tio Tyrion Lannister foge com Varys. Tyrion teve sua sentença, quando, em seu julgamento, Oberyn “A Víbora Vermelha” Martell morre, com o crânio esmagado, no combate com Gregor “A Montanha” Clegane. Princípe Oberyn, um residente de Dorne que foi para Porto Real em busca de vingança contra os Lannisters. Após o combate, a namorada de Oberyn, Ellaria foge para sua cidade natal, Dorne. Lugar que Tyrion enviou sua sobrinha como um gesto de boa vontade, Myrcella. A quinta temporada frequentará muitos climas quentes de Dorne. Conheceremos mais a fundo a Casa Martell (Oi, Doran!). Tyrion, ao final do último episódio da quarta temporada, resolveu se vingar de tudo e assassinou sua ex-namorada, Shae, e seu todo poderoso pai, Tywin Lannister. Ele e Varys foram vistos pela última vez a bordo de um navio, secretamente navegando para lugares desconhecidos (Pentos?). Isso significa que Cersei está sozinha com seu filho Tommen, seu super irmão Jaime e a linda da Margaery Tyrell. Estou até vendo Cersei arrumando problema com os Tyrell…

Meereen

game-of-thrones 5

Daenerys Targaryen. Imagem: Youtube/Reprodução

Parecia uma boa ideia, na época, usar dragões, Dothraki e o exército dos Imaculados para libertar a Baía dos Escravos. Mas Daenerys Targaryen está aprendendo que é mais fácil dizer do que fazer. Estabelecendo-se para governar na cidade de Meereen, antes de continuar seu caminho para o Trono de Ferro, ela descobriu que a metade da população adora ela e a outra metade a quer morta. Seu sábio conselho dirigente não está ajudando muito, que inclui o antigo cavaleiro da Guarda Real Barristan Selmy, a tradutora Missandei, o Verme Cinzento dos Imaculados, o ex-mestre Hizdahr zo Loraq (futuro amante?) e o mercenário amigo com benefícios Daario Naharis. Além disso, Dany manda exilar o seu conselheiro mais próximo, o apaixonado Jorah Mormont (aka Friendzone), por ter sido um espião para seus inimigos em Westeros. Ela acorrentou dois dos seus dragões, o terceiro escapou (por onde ele anda? #medo). Não é fácil ser Khaleesi. Será que ela vai conseguir chegar no seu destino, finalmente? Quem ela pode encontrar no caminho? Tem muitos dos nossos personagens nas estradas, por aí…

Muralha

got 5.

Melisandre. Imagem: Youtube/Reprodução

A batalha na Muralha entre a Patrulha da Noite e os selvagens foi emocionante e está encerrada…. por enquanto. Mance, o Rei-para-lá-da-Muralha, e os selvagens quase ganharam. Até o Rei Stannis Baratheon voou para salvar o dia. E os Caminhantes Brancos e seu exército de zumbis? Eles dão conta de vencer? Depois da batalha, Mance e inúmeros outros selvagens são prisioneiros, enquanto Stannis e sua comitiva (a fanática Rainha Selyse, a Princesa marcada Shireen, a sacerdotisa sedutora Melisandre e o leal Ser Davos) ajudam a Patrulha da Noite a vigiar a Muralha. Jon Snow perdeu sua amada Ygritte na batalha, mas agora é considerado herói por seu papel na luta. Jon vai mostrar que sabe muita coisa ainda, nesta nova temporada, mas tem que tomar cuidado para não se envolver com cabelos ruivos manipuladores novamente. Caminhando mais ao norte, Sam, Gilly, Bran e seus companheiros de viagem, Meera, Reed e Hodor lutaram com esqueletos para entrar em uma toca subterrânea dentro do Represeiro. Lá estava um feiticeiro da floresta que Bran tanto procurava. A viagem custou a vida do irmão psíquico de Meera, Jojen (que não morreu nos livros), mas conseguiu ligar Bran com o Corvo de Três Olhos. Segundo ele, Bran não voltará a andar, mas irá voar. De acordo com informações dos produtores, não veremos o resultado disso na próxima temporada.

Winterfell

Em troca de esfaquear Rei Robb Stark, no Casamento Vermelho, Tywin Lannister deu para Roose Bolton governar a fortaleza dos Starks, além do título de “Protetor do Norte”. Na quarta temporada, Roose legitimou seu filho bastardo Ramsey em uma celebração. Agora, ele será Ramsay Bolton, herdeiro de Winterfell. Pobre Theon Greyjoy, agora castrado e sendo chamado de Reek/Fedor, continua sendo o mascote de Ramsay. Até quando Reek/Fedor será fiel?

Por aí…

got 5

Arya Stark. Imagem: Youtube/Reprodução

As irmãs Stark passaram a maior parte da quarta temporada na estrada, mas elas foram para destinos muito diferentes. Sansa fugiu de Porto Real, depois de Lord Petyr “Mindinho” Baelish envolver ela na conspiração para assassinar o Rei Joffrey sem o seu conhecimento. Mindinho levou a Sansa, que era sonsa, para o Ninho da Águia, onde sua tia louca Lysa Arryn quase a matou. Mas antes Mindinho matou a mulher, dando um jeito de forjar um suicídio na Porta da Lua. Sansa agora tem a cobertura de Mindinho, virou menina má, aprendeu com a vida e deixou de ser inocente. Agora, com um novo guarda-roupa todo preto e cabelo mais escuro, ela parece estar pronta para enfrentar os Sete Reinos. Sua irmã mais nova, Arya, teve uma trajetória ainda mais tensa (será que elas não vão se encontrar?). Arya aprendeu a matar com Sandor “O Cão de Caça” Clegane. Os dois se odiavam, mas aprenderam a conviver. Depois da risada histórica de Arya, que na verdade foi de desespero por quase todos os membros da sua família estarem mortos (que azar), a dupla dinâmica encontra Brienne de Tarth. A mulher guerreira jurou proteger as irmãs Stark, e seu escudeiro Podrick. Brienne derrota o Cão em um duelo, mas Arya decide seguir viagem sozinha, deixando ele morrer lentamente. Com uma moeda e uma frase-código (“Valar Morghulis” = Todos os homens devem morrer), dado a ela pelo assassino Jaqen Hghar, ela pegou uma carona em um navio para Bravos, uma nação isolada muito além das margens de Westeros. O que será que Arya encontrará por lá? Espera-se que Arya se torne uma grande guerreira. Aguardo seu brilhantismo na quinta temporada, que pelo visto será a temporada Girl’s Power!

Enfim, deu para ver que após casamentos vermelhos, cabeças cortadas, batalhas épicas, assassinatos, dragões, gigantes, mamutes, Game of Thrones ainda tem muito mais para mostrar. A série ainda não perdeu o fôlego e aposta na alta produção para contar a sua história. A quinta temporada não será diferente. Qualquer um que tenha lido As Crônicas de Gelo e Fogo de George R. R. De Martin sabe que há muito mais coisas reservadas para os Starks, os Lannisters, Jon Snow e para a Mãe dos Dragões. O inverno está chegando e as coisas estão apenas se aquecendo. De acordo com os showrunners, Weiss e Benioff, tudo fará mais sentido na quinta temporada, até geograficamente falando. Daenerys e seu bando de guerreiros estão se aproximando. A história toda está atingindo níveis mais altos, isso significa algo maior, batalhas maiores, fatos mais dramáticos. Onde tem Arya, Dany e Tyrion pode se saber que o negócio é grande, é intenso. Será que GOT pode ser considerada a melhor série de todos os tempos?

É muito questionado se, a partir de agora, a série vai “estragar” os livros, dar spoilers. É fato que a série está andando em uma velocidade muito maior que os livros, mas não acho que seja possível “estragar” a obra de George R. R. Martin. Algumas coisas que acontecerão na série, não vão acontecer nas crônicas, ou talvez vão, mas não temos certeza, e só se tivermos certeza será um spoiler. Georginho pode mudar a qualquer hora seus futuros livros.

Já sabemos faz algum tempo, que os diretores já sabem o final da história, e será o que George contou-lhes. Logo, Benioff e Weiss estão caminhando para este fim, mas não que seja pelo mesmo caminho da mente de Martin. Para sabermos mais, teremos que aguardar domingo, que com certeza promete muito! Estou super ansiosa para esta temporada… e você? As guerras estão chegando…

MIX LISTA | 6 possíveis mortes na quinta temporada de GoT

 

got 5-Cartaz

Season Premiere: Domingo, às 22h, na HBO. Imagem: HBO/Divulgação

 

NOTÍCIAS | Cinemax transmitirá primeiro episódio da nova temporada de Game of Thrones

Paula Reis

Paula Reis

Advogada e concurseira de plantão, no Mix, é editora de reviews e colunas. É viciada em tudo sobre Game of Thrones e adora séries jurídicas.

1 comment

Add yours
  1. Avatar
    paulo reis 12 abril, 2015 at 18:47 Responder

    Realmente com tantos nomes, reinos, idas e vindas precisamos de ajuda para entender e aproveitar as series, obrigado ao mix de series que nos ajuda a curtir.

Post a new comment