A nova série da Apple TV+, Pluribus, criada por Vince Gilligan — o mesmo responsável por Breaking Bad e Better Call Saul — tem despertado curiosidade não apenas por sua trama intrigante, mas também por seu título misterioso.
A palavra “Pluribus” vem do latim e significa “muitos” ou “de muitos”. Ela é mais conhecida por fazer parte da expressão E Pluribus Unum (“De muitos, um”), lema informal dos Estados Unidos, presente em moedas, selos e passaportes. A frase foi escolhida em 1776 para simbolizar a união das treze colônias que formaram o país.
Um significado além do patriotismo

Apesar da origem americana, Gilligan explicou que o nome da série não tem a intenção de se restringir aos EUA. Para ele, o título reflete uma ideia global: “De muitos, um” pode representar a humanidade como um todo, unida em torno de algo maior. No universo de Pluribus, essa união ganha um tom ambíguo. Um misterioso sinal alienígena transforma a maior parte da população em seres felizes e conectados, como uma espécie de mente coletiva.
Entre o livre-arbítrio e a harmonia forçada
A protagonista, Carol Sturka (Rhea Seehorn), é uma escritora que tenta salvar a humanidade dessa felicidade artificial. O título Pluribus também brinca com o fato de a série se chamar “Plur1bus”, incorporando o número “1” para reforçar o conceito de unidade forçada — “de muitos, um só”.
A filosofia por trás da escolha
Gilligan revelou que demorou anos para decidir esse título, considerando-o o mais difícil de sua carreira. No fim, a palavra sintetiza a essência da história: o que acontece quando o “nós” se sobrepõe ao “eu”? Pluribus é, portanto, mais que um nome — é uma provocação sobre o equilíbrio entre união e identidade.