O que são os Daytime Emmy Awards?

Daytime Emmy Awards

Imagem: She Is Gone Country

Para os fãs de televisão, como eu e você, é sabido que um dos momentos mais importantes do ano é a cerimônia de entrega dos Primetime Emmys, que não têm apenas a finalidade de premiar os melhores do ano em suas respectivas categorias, como também, abrir a nova temporada da indústria, cujo início é sempre nos meses de setembro. Entretanto, para aqueles que desconhecem o que acontece na TV americana antes e depois do horário nobre, trago-lhes uma novidade – toda essa programação também está apta a receber Emmys, só que com outro nome, os Daytime Emmys, que como o próprio nome sugere, reconhece os programas exibidos entre às 02h até às 18h de segunda a sábado, entre os dias 1º de janeiro de 2015 até 31 de dezembro do mesmo ano.

Good Morning America

Imagem: Deadline

Continua após a publicidade

Todavia, surge o questionamento – o que é transmitido nessa faixa horário? Praticamente tudo, mas como não gosto de respostas genéricas, vamos expandir mais essa definição. No horário matinal, ocorre uma grande disputa pelo primeiro lugar da audiência entre dois canais – a ABC e a NBC, sendo que a CBS corre por fora sem grandes surpresas. Esses três canais levar ao ar, a partir das 07h, o Good Morning America, o Today Show e o CBS This Morning, que anualmente travam batalhas para saírem vencedoras do prêmio de “Melhor Programa Matinal”.

Vale ressaltar que quanto ao conteúdo das três produções citadas, observemos um misto de jornalismo com entretenimento, que muitas vezes servem de apoio para que a emissora divulgue sua programação do horário nobre. No Good Morning America, por exemplo, acontece a divulgação dos participantes que estarão naquela temporada do Dancing With The Stars, ao mesmo tempo que especialistas discutem o momento político do país e/ou entrevistam alguma figura pública importante, como a pré-candidata à presidência do democrata, Hillary Clinton.

Assim que esses programas terminam, que podem variar de emissora para emissora, os sinais são trocados do para o local, isto é, as afiliadas dos canais em todos os cinquenta estados e territórios americanos, têm a autonomia de decidir o que será transmitido naquele momento até que a transmissão volte para rede nacional. A afiliada da ABC em Atlanta, capital do Estado da Georgia, exibe às 09h Live! With Kelly and Michael, mas em Nova Orleans, cidade da Louisiana, que no mesmo horário transmite o The Wendy Williams Show.

Days of Our Lives

Imagem: Viral Funny

Essa variação acontece justamente pela soberania que essas estações locais possuem para construir suas respectivas grades de programação. Entretanto, tal posição acontece porque esses programas não são produzidos pelos canais, mas sim, por produtoras que negociam a venda dessas atrações para as emissoras regionais. Tais são chamados de “sindicalizados” justamente pela terceirização na qual são concebidos, como o The Ellen DeGeneres Show, Rachael Ray Show ou até mesmo The Dr. Oz Show que podem ser transmitidos na Fox em um estado ou na NBC em outro. Lembra-se também outros gêneros de atrações, como os de tribunais, representados pelo extremamente popular Judge Judy e os de entretenimento/fofoca, como TMZ on TVAccess Hollywood e entre outros

Todavia, assim como os jornais matinais, alguns programas são nacionais como o ABC World News Tonight With David Muir, The Talk, The View e as novelas, sim há novelas nos Estados Unidos, que são levadas ao ar pela ABC, NBC e CBS: The Bold And The Beautiful, General Hospital, The Young And The Restless e Days of Our Lives, que no Daytime Emmy concorrem como “Melhor Série Dramática”.

Os vencedores nas 86 categorias do The 43rd Annual Daytime Emmy Awards serão conhecidos no domingo, dia 1º de maio em uma cerimônia não televisionada. Os receptores do Lifetime Achievement Award deste ano serão Frank Welker e Sonia Manzano.

Avatar

Bernardo Vieira

Catarinense e estudante de direito. Escrevo sobre entretenimento desde 2010, mas comecei com política internacional depois da campanha americana de 2016. Adoro uma premiação e um debate político, mas sempre estou lendo ou assistindo algo interessante. Quer saber mais? Me pague um café e vamos conversar.

No comments

Add yours