O real motivo por que a série Titans (Titãs) foi cancelada
Titans (Titãs) foi cancelada ao lado de Doom Patrol. Em sua 4ª temporada, série encerrará sua trajetória em breve com últimos episódios.
O cancelamento de Titans na HBO Max pode ser reduzido a vários motivos principais. Mas o que o final iminente do programa significa para a 4ª temporada é menos claro. Estreando em 2018, Titãs procurou dar um toque maduro na equipe de super-heróis. Contra todas as probabilidades, entretanto, Dick e sua turma sobreviveram a cinco anos de turbulência nos bastidores. A 4ª temporada de Titans, parte 1, foi exibida em 2022.
Durante o intervalo do meio da temporada, contudo, foi anunciado que Titans foi cancelada na HBO Max. Juntamente com a série irmã Doom Patrol – também em sua quarta temporada. Titans, então, é o mais recente de uma série de programas de TV da DC a serem dissolvidos. Embora talvez não seja o cancelamento de TV mais surpreendente que já ocorreu, abandonar os Titãs no meio de uma grande história contra a Igreja de Sangue levanta várias questões importantes. O principal deles é por que Titans está terminando agora e o que esse anúncio significa para a 4ª temporada.
Por que o cancelamento ocorreu?
O anúncio oficial da HBO Max apenas confirmou que Titans e Patrulha do Destino estavam terminando. A nota agradeceu aos envolvidos por seu trabalho árduo e reconheceu a paixão do público por trás dos projetos. Sem uma palavra oficial, pode-se apenas olhar para o contexto em torno de Titans terminando na 4ª temporada. Isso sugere o padrão mais amplo de reestruturação da DC e o emagrecimento contínuo da HBO Max como principais fatores contribuintes.
Leia também: Titãs (Titans): estreia da 4ª temporada chocou fãs com morte
Impulsionada por grandes mudanças na Warner Bros. – mais recentemente, a fusão de 2022 com a Discovery – a DC está em um estado de transição há vários anos. Com David Zaslav agora empossado como CEO da Warner Bros. Discovery, uma direção mais clara está finalmente começando a emergir. Esse caminho se manifestou em algumas decisões brutais e impopulares, incluindo demitir Henry Cavill como Superman.
O fim de uma era?
O Arrowverse está morto na CW, e o novo co-chefe da DC Studios, James Gunn, jogou água fria na esperança de reviver Legends of Tomorrow. Ele confirmou que os pensamentos estavam firmemente no futuro. David Zaslav está buscando uma abordagem no estilo MCU para o conteúdo de filmes e TV da DC. E um programa independente sobre Nightwing esbarrando em uma ex-namorada diferente a cada temporada simplesmente não se encaixa nesse modelo. Gunn confirmou que o destino dos Titãs já foi decidido antes de sua nomeação, sugerindo que nunca houve uma conversa sobre a série ser incorporada ou executada ao lado da nova franquia DCU.
Assim como a DC reiniciando sua própria franquia de filmes e TV, a HBO Max tem cortado conteúdo de forma constante e controversa. O HBO Max também está destinado a se fundir com a plataforma Discovery+ e formar um novo serviço de streaming. Assim, essas mudanças estruturais abrangentes colocam imediatamente empresas como Titans, que não têm um lugar natural dentro da nova visão da empresa, em risco considerável.
A posição dos Titãs na HBO Max já não era a ideal
A principal razão por trás do cancelamento de Titãs pode ser que ele não se encaixa mais na visão da DC em meio a uma considerável reestruturação do estúdio. Mas a história do programa já o coloca em uma posição um tanto vulnerável. Sempre divisivos no tom, por exemplo, os heróis em ascensão de Dick Grayson nunca tiveram grande aclamação da crítica. Titans também passou por uma jornada de produção acidentada. Primeiro lançado como parte do serviço de curta duração do Universo DC, depois mudando completamente o final original da primeira temporada e sendo pego na mudança para o HBO Max antes da terceira temporada.
Leia também: Titans e Doom Patrol são canceladas e não terão 5ª temporada
Apesar de tantos obstáculos, um público fiel levou os Titãs a uma impressionante sequência de quatro temporadas. As métricas de audiência são difíceis de medir quando os produtos são lançados em vários serviços de streaming diferentes (a Netflix distribuiu as temporadas 1 a 3 internacionalmente), mas os números sugerem que os Titãs geralmente tiveram um bom desempenho. De acordo com Parrot Analytics (via BusinessInsider), a terceira temporada de Titãs teve uma exibição particularmente forte na HBO Max. No entanto, a resposta mista da crítica e do público, além do início instável em um serviço de streaming malfadado, tornou Titans um alvo muito mais fácil para cancelamento.
O que o cancelamento significa?
Embora Titãs tenha sido cancelado no meio de uma temporada, todas as indicações sugerem que a quarta temporada irá ao ar na íntegra. O anúncio de cancelamento da HBO Max reconheceu: “Estas serão as temporadas finais de Titãs e Patrulha do Destino“, o que reafirma que ambos os programas terão permissão para concluir suas temporadas atuais. Em sua resposta ao anúncio, então, o showrunner de Titãs, Greg Walker, também garantiu aos fãs: “Temos seis episódios restantes para lançar no mundo“. Ao que tudo indica, a quarta temporada de Titans é segura, mas o cancelamento do programa ainda pode ter um impacto profundo na execução atual.
Dado que o anúncio do cancelamento ocorre no meio da 4ª temporada, então, parece não haver garantia de que os episódios restantes tenham sido construídos como um final geral para a história. Um final de suspense estabelecendo um futuro vilão pode até esperar. Em um vislumbre de esperança oferecido pelo THR, os showrunners de Titãs e Patrulha do Destino supostamente anteciparam que seus respectivos shows estavam em tempo emprestado e criaram suas quartas temporadas de acordo, amarrando pontas soltas. Ainda não se sabe se isso é verdade, mas a quarta temporada terminando com negócios inacabados certamente tornaria a pílula amarga de seu cancelamento ainda mais difícil de engolir.