O real motivo por que Cowboy Bebop foi cancelada na Netflix

Eis o verdadeiro motivo que fez a Netflix cancelar a série Cowboy Bebop.

Cowboy Bebop cancelada
Continua após publicidade

De acordo com o The Hollywood Reporter, a Netflix cancelou sua mais recente adaptação de anime em live-action, Cowboy Bebop. O cancelamento veio após uma única temporada, que estreou na plataforma em 19 de novembro. Ou seja, a Netflix realizou o cancelamento com apenas três semanas de exibição.

Continua após publicidade

Após a notícia do cancelamento de Cowboy Bebop, o protagonista da série, John Cho (Spike Spiegel), acessou o Twitter para sugerir que estava tudo bem com esta atualização. Ele tuitou um GIF que dizia: “ESTOU OK”. Embora, fosse um twitter irônico.

Com base no icônico anime de mesmo nome de 1998, a adaptação da Netflix para Cowboy Bebop junta-se a nomes como Death Note como séries inspiradas em animes que a gigante do streaming cancelou. Como Cowboy Bebop, a Netflix adaptou o anime Death Note de 2006 para um filme live action em 2017, embora não tenha conseguido atrair espectadores. Ele agora oscila em abismais 46% no Rotten Tomatoes, enquanto o anime original fica em 100%.

Continua após publicidade
Continua após publicidade

Por que a Netflix cancelou o Cowboy Bebop?

Cowboy Bebop teria um orçamento semelhante ao da série Altered Carbon da Netflix, que, em 2018, foi uma das produções mais caras da história das séries de TV e internet.

Se for verdade, isso significa que a adaptação do anime de John Cho teve um orçamento de U$ 6 a U$ 7 milhões por episódio. A temporada tem dez episódios, o que se traduz em um orçamento total de US$ 60-70 milhões.

Continua após publicidade

Leia também: Explicamos o final de Cowboy Bebop na Netflix

É plausível que a Netflix decretou o cancelamento da atração devido à falta de audiência em relação ao alto orçamento da série. De acordo com o site Top 10 da Netflix, Cowboy Bebop teve uma exibição mundial de cerca de 74 milhões de horas desde seu lançamento na plataforma em 19 de novembro.

Continua após publicidade

No entanto, caiu 59% na semana passada. Ao mesmo tempo, a série coreana Profecia do Inferno arrecadou cerca de 129 milhões de horas de exibição, com um orçamento infinitamente mais barato. Ou seja: as contas não estavam fechando para Cowboy Bebop.

Continua após publicidade
Cowboy Bebop cancelada
Imagem: Divulgação.

De acordo com os relatórios, a Netflix geralmente analisa os primeiros 30 dias antes da streamer decidir sobre o cancelamento de uma série. Isso insinua que uma audiência comparativamente baixa, além da recepção negativa tanto da crítica quanto do público, pode ter feito Cowboy Bebop não ver a luz do dia na Netflix.

Continua após publicidade

Enquanto esse texto foi feito, a série recebeu 46% na pontuação crítica do Rotten Tomatoes, com a pontuação do público ficando em torno de 55%. Mesmo nas classificações da IMDb, Cowboy Bebop recebeu 6,8 de 10. No Mix de Séries, a crítica ressaltou que a atração era “um fracasso narrativo e visual”.

Continua após publicidade

Qual era o problema com Cowboy Bebop?

A série teve um problema de ritmo, como evidenciado por várias análises; não conseguiu reter espectadores após os dois primeiros episódios. Enquanto o trailer prometia uma série cheia de ação e editada descontroladamente, os episódios ficaram aquém nesse departamento.

Leia também: O motivo que fez Cowboy Bebop um fracasso

A escalação de vários personagens da série live-action não combinou com a vibe de suas contrapartes originais do anime. Além disso, várias resenhas reclamaram do roteiro fraco, além de cenários e figurinos que pareciam baratos.

Cowboy Bebop cancelada
Imagem: Divulgação.

Da mesma forma, a relutância da Netflix em envolver os criadores originais do anime implicava uma má-fé no material de origem. Em uma entrevista de 2019 para o canal de notícias japonês Otaquest, o criador do anime Shinichirō Watanabe revelou:

“Não tenho escolha a não ser orar e esperar que tudo dê certo.”.

Ele também revelou que a equipe de live-action da Netflix não se comunicou com ele, apesar de seu nome estar listado como consultor nos materiais promocionais.

Então, o fracasso estava fadado.

O que você achou da decisão da Netflix de cancelar Cowboy Bebop?