O real motivo porque Mindhunter foi cancelada na Netflix

Criador de Mindhunter finalmente falou o real motivo que fez a Netflix cancelar a série e não produzir uma terceira temporada.

Mindhunter cancelada

Mindhunter pode não ter conquistado a maior audiência da história na Netflix, mas ela tinha sua parcela fiel de fãs. E, infelizmente, essa parcela fiel não vai receber o tão aguardado presente em forma de uma terceira temporada. Então, por que a Netflix cancelou Mindhunter? Após anos de rumores, finalmente temos a resposta.

Liderada pelo showrunner David Fincher (House of Cards, Fight Club), Mindhunter estreou na Netflix em 2017 e durou apenas duas temporadas. A série tem inspiração na história real do agente especial John Douglas e seu trabalho com a Unidade de Ciência Comportamental (BSU) do FBI.

Este estimado criador de perfis criminais começou a estudar assassinos em série – um termo, na verdade, cunhado por ele, se é que se pode acreditar no programa – no final dos anos 1970.

PUBLICIDADE

A série tinha como protagonista o jovem agente renegado Holden Ford (a estrela da Broadway, Jonathan Groff) e Bill Tench (Holt McCallany) como o agente mais velho e experiente, enquanto entrevistavam perpetradores de crimes violentos na tentativa de entender que antecedentes ou experiências de infância poderiam levá-los a cometer atos tão atrozes.

Visualmente, a série foi habilidosa em sua cinematografia e confrontador em seu conteúdo. Foi definitivamente um dos programas de aparência mais premium que a Netflix lançou.

Então, confira o real motivo do cancelamento de Mindhunter.

Por que a Netflix cancelou Mindhunter?

Mindhunter cancelada
Imagem: Divulgação.

Depois de muita especulação e respostas cautelosas, David Fincher finalmente deu um motivo definitivo e disse que é porque a série era muito cara para a Netflix.

Em entrevista à publicação francesa Le Journal du Dimanche, o aclamado diretor explicou: “Estou muito orgulhoso das duas primeiras temporadas. Mas é um programa muito caro e, aos olhos da Netflix, não atraímos público suficiente para justificar tal investimento [para a terceira temporada]”, disse ele.

“Eu não os culpo, eles correram riscos para fazer a série decolar, me deram os meios para fazer Mank [seu filme em preto e branco sobre a Hollywood dos anos 1930] do jeito que eu queria fazer, e eles me permitiram me aventurar trilhar novos caminhos com The Killer.

É uma bênção poder trabalhar com pessoas capazes de ousadia. No dia em que nossos desejos não forem os mesmos, temos que ser honestos sobre a separação.”

Fincher não parecia nem um pouco amargo e observou que seu relacionamento com a Netflix continua.

Além disso, como mencionamos, ele está trabalhando em The Killer – um thriller de ação neo-noir baseado na história em quadrinhos francesa de mesmo nome – que será lançado em 10 de novembro de 2023 na Netflix.

No elenco, ele tem nomes como Michael Fassbender e Tilda Swinton, então, boas notícias para os fãs de thrillers policiais. Quanto à possibilidade de haver uma terceira temporada de Mindhunter, parece improvável, a menos que outro streaming renove Mindhunter.

História da 3ª temporada

Mindhunter 3 temporada
Imagem: Divulgação.

Em entrevista ao Collider em abril de 2022, o diretor do Mindhunter, Andrew Dominik, revelou o que eles planejaram para a terceira temporada, se ela acontecesse, com Holden Ford e Bill Tench indo para a Califórnia.

“O que eles fariam com a terceira temporada era ir para Hollywood. Então, um deles ficaria com o [cineasta] Jonathan Demme e o outro ficaria com [outro cineasta] Michael Mann. E tudo seria sobre o perfil tornando-se uma espécie de zeitgeist, a consciência pública.

Teria sido… Essa era a temporada que todos estavam realmente esperando para fazer, quando eles meio que saíssem do porão e começassem.”

Leia também: As 7 melhores séries de investigação criminal na Netflix

A primeira temporada de Mindhunter ocorre entre 1977 e 1980. Somos apresentados aos agentes Tench e Ford enquanto eles embarcam em um estudo significativo para entender e, com sorte, capturar assassinos em série estudando suas psiques danificadas.

Enquanto isso, um assassino que presumimos ser BTK não é capturado. Na segunda temporada, de 1980 a 1981, mais entrevistas com mais assassinos são realizadas e o estudo se expande.

Mas na metade do caminho, Tench e Ford são chamados para ajudar o FBI e a polícia local a investigar os assassinatos de crianças em Atlanta, que incluíram pelo menos 28 mortes de crianças negras entre 1979 e 1981.

Wayne Williams foi acusado e condenado pelo assassinato de dois homens adultos, mas nunca foi julgado pelo assassinato de adolescentes ou crianças. Isso causou indignação em massa e, dessa forma, os casos estão arquivados até hoje.

Sobre o autor

Italo Marciel

Redação

Jornalista por formação e publicitário por aproximação. Desde a graduação, circulo entre as duas áreas e isso me preparou para atuar com mais segurança e amplitude na Assessoria de Comunicação Política, área na qual trabalho desde 2013. Ao todo, já são são oito anos gerenciando a comunicação de parlamentares do legislativo municipal. Entre as minhas principais atribuições estão: criação e gerenciamento de conteúdo textual e visual (artes, fotos e vídeos) para redes sociais; planejamento de pronunciamentos; preparação de pauta para reuniões e entrevistas; relacionamento com a imprensa. Além disso, tanto tempo no meio me trouxe conhecimentos intermediários de assessoria parlamentar, onde auxilio na construção e revisão de projetos e no relacionamento com pastas do poder público de direto interesse dos mandatos. No Mix de Séries atua como jornalista e redator de notícias gerais, desde 2017. Também produz críticas e conteúdos especiais voltado para a área de streaming.