O Resgate Na Caverna Tailandesa: o que é real na série da Netflix

Série da Netflix, O Resgate Na Caverna Tailandesa é o novo sucesso da plataforma: saiba o que é verdade na produção.

O Resgate Na Caverna Tailandesa

O Resgate Na Caverna Tailandesa acaba de estrear na Netflix, e essa versão é apenas mais uma das versões que essa história de resgate ganhou, ao longo dos anos.

Em 2019, a produção tailandesa do diretor Tom Waller, The Cave, usou uma mistura de reconstruções e imagens de notícias para contar a história. Esta representação dá ao mergulhador europeu Jim Warny, que desempenhou um papel fundamental no resgate da equipe, um papel de liderança na história, interpretando a si mesmo.

Então, veio o documentário da National Geographic de 2021, The Rescue. Tal projeto incorporou imagens filmadas por SEALs da Marinha tailandesa durante a missão para salvar os meninos. O drama vívido da vida real de Ron Howard, Thirteen Lives, que foi lançado neste verão, foi filmado em Queensland, Austrália. É estrelado por Colin Farrell e Vigo Mortensen como os mergulhadores de cavernas britânicos que executam a operação arriscada.

PUBLICIDADE

Agora, na Netflix, os fãs podem conferir O Resgate Na Caverna Tailandesa, e muitos estão se perguntando o que realmente aconteceu na vida real.

O Resgate Na Caverna Tailandesa
Imagem: Divulgação.

Os garotos no centro da história

De acordo com os criadores por trás de O Resgate Na Caverna Tailandesa, a decisão de colocar os meninos no centro da minissérie é o que diferencia essa releitura.

“Ter esse tipo de acesso e poder fazer as perguntas no terreno com as pessoas que estavam realmente dentro da caverna presas, como os meninos, foi inestimável”, disse o diretor Kevin Tancharoen à TIME. “Acho que esse ponto de vista é algo que às vezes passa despercebido em outros projetos. Porque é focado principalmente na mecânica e no quão difícil era a tarefa em nível técnico.”

Leia também: Só Se For Amor tem história real na Netflix? A trágica verdade

Miller diz que ela e Gunn estavam apreensivos em trabalhar com os meninos para contar suas histórias. “A última coisa que queríamos fazer era retraumatizar crianças que passaram por algo tão incrível e preocupante”, diz ela. “Acho que a surpresa foi que eles entraram e foram tão abertos e ansiosos e compartilharam muito conosco.”

Ela acrescenta que o senso de humor deles brilhava. “Eles estavam contando histórias sobre as brincadeiras que fizeram um com o outro e as maneiras como se apoiaram ao longo disso.”

O Resgate Na Caverna Tailandesa
Imagem: Divulgação.

O que é real em O Resgate Na Caverna Tailandesa?

Por mais inacreditável que possa ser, a história de O Resgate Na Caverna Tailandesa é 100% real.

Em 23 de junho de 2018, um treinador júnior Eak e seu time júnior de futebol, os Wild Boars (Mark, Tee, Titan, Adul, Biw, Phong, Mix, Dom, Tle, Note, Nick e Night), viajaram para uma caverna. Infelizmente para eles, houve uma forte tempestade e a chuva fez com que eles ficassem presos naquela caverna. Embora inicialmente eles não pudessem fazer contato com o mundo exterior, ninguém sabia o que aconteceu. No entanto, os pais das crianças ficaram extremamente preocupados e uma rápida investigação logo deixou claro o que havia ocorrido.

Depois que a recuperação dos itens das pessoas desaparecidas tornou aparente que eles estavam presos na caverna, as autoridades locais iniciaram uma missão para localizar o time de futebol preso.

Leia também: A verdade sobre Dahmer Um Canibal Americano: a chocante história real

Depois que uma GoPro provou que eles ainda estavam vivos em 2 de julho de 2018, o clipe se tornou viral online. Como resultado, o evento circulou por diferentes redes de notícias. E isso ajudou a garantir que houvesse uma missão de resgate desesperada em andamento para ajudar a salvar os meninos presos. Com tempestades iminentes significando que havia um grande risco para aqueles meninos presos dentro da caverna.

No total, a missão de resgate significou a ajuda de um grande número de pessoas. Mais de 10.000 pessoas ajudaram na missão. Isso incluiu 2.000 soldados, 900 policiais, 100 mergulhadores, equipes de resgate e representantes de mais de 100 agências governamentais. Isso e o grande número de recursos utilizados fizeram com que a missão de resgate fosse extremamente grande.

Ao longo do caminho, o time de futebol usou notas para manter contato com suas famílias. E isso tranquilizou suas famílias de que eles estavam bem. E, finalmente, fez com que todos se sentissem mais calmos até que a missão de resgate chegou aos estágios finais.

Sobre o autor

Anderson Narciso

Editor-chefe

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal que está no ar desde 2014. Autor na internet desde 2011, passou pelos portais Tele Séries e Box de Séries, antes de criar o Mix. Formado em História pela UFJF e Mestre em História da Saúde pela Fiocruz/RJ, Anderson Narciso se aventurou no mundo da criação de conteúdo para Internet há 15 anos, onde passou a estudar sobre Google, SEO e outras técnicas de produção para web. É também certificado em Gestão Completa de Redes Sociais pela E-Dialog Comunicação Digital, além de estudar a prática de Growth Hack desde 2018, em que é certificado. Com o crescimento do site, e sua parceria com o portal UOL, passou a atuar na cobertura jornalística, realizando entrevistas nacionais e internacionais, cobertura de eventos para as redes sociais do Mix de Séries, entre outros. Atua como repórter no Rio de Janeiro e São Paulo, e pelo Mix já cobriu eventos como CCXP, Rock in Rio, além de ser convidados para coberturas e entrevistas presenciais nos Estúdios Globo, Netflix, Prime Vídeo, entre outros. No Mix de Séries, com experiência de dez anos, se especializou no nicho de séries e filmes. Hoje, como editor chefe, é o responsável por eleger as pautas diárias do portal, escolhendo os temas mais relevantes que ganham destaque tanto nas notícias quanto nas matérias especiais e críticas. Também atua como mediador entre a equipe, que está espalhada por todo o Brasil. Atuante no portal Mix de Séries diariamente, também atende trabalhos solicitados envolvendo crescimento de redes sociais, produção de textos para internet e web writing voltado para todos os nichos.