O riff da abertura de Veronica Mars

Com o fim da UPN e da WB, diversas séries amadas tiveram seu fim precipitado e o coração de vários fãs foram despedaçados no processo. Verônica Mars migrou de canal com esta fusão e sobreviveu apenas uma temporada na CW, deixando uma legião chocada com o seu súbito fim. Um alento ao sentimento sofrido dos fãs foi, anos depois, a série se tornar o projeto com maior arrecadação do KickStarter e virar filme, dando um desfecho para a trama da detetive adolescente da cidade de Neptune.

Continua após as recomendações

O sucesso da série pode ser atribuído ao carisma de seus personagens, a química e dinâmica irrepreensível de seus atores ou ao roteiro ágil e bem construído, focado em mistérios semanais que construíam uma história de fundo sólida quanto a questões dos protagonistas. Pessoalmente, a primeira coisa que me ganhou na série foi sua música tema de abertura!

“We used to be friends” da banda de rock alternativo The Dandy Warhols tem um ritmo contagiante e um riff de guitarra no refrão que é empolgante e fica na cabeça. A música em sua versão original (porém editada) foi utilizada nas duas primeiras temporadas.

Continua após a publicidade

Essa abertura remetia a cadernos e rasgos em folhas de papel apresentando o clima de High School que a jovem detetive viveria. Desenhos e rabiscos são formados nessas folhas ao lado dos nomes dos atores que dividem a tela com o caderno rasgado.

 

Veronica Mars1  O nome dos atores acompanhados de folhas rasgadas de cadernos escolares, com desenhos no nosso casal protagonista!

 

Na terceira temporada toda a abertura muda, devido a migração para o novo canal e o novo tom adulto da série. Com seus protagonistas na universidade, a abertura ganha tons avermelhados e escuros, cenas de lanchonetes, praias e no escritório do pai de Verônica substituem o clima jovial da sequência anterior e Jason Dohring (O Logan) sai de quarto lugar, na sequência de apresentação de personagens, para o merecido segundo lugar – por ter se tornado o protagonista masculino da série. A música tema ganha um versão mais calma, adulta. Saem as guitarras e entra um piano.

 

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=u4yufbSzWDY[/youtube]

 

Já no filme financiado pelos fãs, como é normal, nenhuma abertura propriamente dita acontece. Isso não impede que a música “We used to be friends” – agora já uma marca  do show – seja ouvida numa nova versão por Alejandro Escovedo, tocada numa cena chave da película.

 

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=3au8B6HuB9M[/youtube]

 

Todas as versões são sensacionais (talvez a do filme não seja exatamente do meu gosto pessoal) e a série é extremamente cultuada ate hoje, gerando notícias não-oficiais de uma continuação sendo discutida nos bastidores. Vamos relembrar a abertura original e seu riff grudento, para que ela também fique presa na cabeça de vocês:

 

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=9UgbPjCUklU[/youtube]

Equipe Mix

Equipe Mix

Perfil criado para realizar postagens produzidas pela equipe do Mix de Séries.

3 comments

Add yours
  1. Avatar
    Karla 30 julho, 2014 at 10:54 Responder

    Que maravilha relembrar essa abertura, alias essa série fantástica! VM foi uma das séries que eu me apaixonei nos primeiros minutos e na minha opinião um dos melhores pilotos! E o filme gente? Muito amor viu!
    Eu até gostei do remix que fizeram na abertura da 3° temporada, mas a original é um clássico <3
    Tony arrasou 😉

  2. Anderson Narciso
    Anderson Narciso 6 agosto, 2014 at 17:41 Responder

    Gosto muito da abertura de VM, mas a da season 3 é a melhor mesmo. Bem massa. Queria essa versão toda pra baixar!

Post a new comment