O rock anos 1990 da abertura de Ally McBeal

Quem assiste as séries jurídicas de hoje em dia estão acostumados com um ambiente sério e pesado, aliados a histórias dramáticas que dão o tom aos seus textos. Pois bem, talvez essas pessoas nem imaginem que, nos anos 1990, as séries jurídicas já foram bem mais leves.

Ally McBeal é um destes exemplos. A série, criada por David E. Kelly, tratava da advocacia, mas com uma pegada romantica e cômica que fez, durante cinco anos, os espectadores voltarem semanalmente para descobrirem quais os rumos que a protagonista Ally (Calista Flockhart) seguiria.

 

Ally McBeal Opening

 

Voltada para a história de uma advogada que reencontra a paixão da faculdade quando ela conquista um novo emprego, Ally McBeal fazia questão de deixar claro a sua intenção de proporcionar ao seu telespectador o tom mais leve possível. E a abertura da série era, sem dúvidas, uma de suas aliadas.

Embalada pelo tema “Searchin My Soul”, de Vonda Shepard, a abertura era colorida e viva, como os anos 1990 pedia. Nos primeiros anos, Ally foi o foco da sequência de introdução. A beleza de Calista Flockhart preenchia quase todos os frames, que ressaltava o quão sua personagem era importante para a trama. As imagens, quase sempre, eram intercaladas por flashs de Ally em tons azuis.

Ally McBeal Intro

Como a série tratava de recomeços e a busca de Ally por sua felicidade profissional e, principalmente, amorosa, a canção tema praticamente expressava o sentimento e o objetivo da série.

 

“Oh, eu acredito que eu estou pronto para o que o amor tem que trazer

consegui me recuperar, agora estou pronto para cantar”

 

Confira a primeira abertura da série:

 

[vimeo]https://vimeo.com/172451808[/vimeo]

 

Com o passar das temporadas, Ally acabou perdendo espaço na abertura para seus colegas de trabalho. Essa mudança veio em sincronia com a série, a medida que os outros personagens passaram a ser também um grande foco na história da série.

O tom “frio” e azulado que era mostrado na primeira temporada, com as imagens de Ally, intercalando com os créditos coloridos, deram lugar a colagens ainda mais vivas, com os melhores momentos dos personagens.

 

[vimeo]https://vimeo.com/172454957[/vimeo]

 

A abertura não fugia do clichê de introduções que a TV americana apresentou nos anos 1990 mas, sem dúvidas, criou um hino e transformou a canção “Sourchin My Soul” em uma música que, quando tocasse, fosse remetida imediatamente a série. Um clássico que dá saudades.

Anderson Narciso

Anderson Narciso

Mestre em História, apaixonado por mídias, é o editor responsável e idealizador do Mix de Séries. Eterno órfão de Friends, One Tree Hill e ER, acompanha séries desde que se entende por gente. No Mix é editor de colunas e de notícias, escreve a coluna 5 Razões e resenha a série Gotham.

No comments

Add yours