Obi-Wan Kenobi, episódio 3 final explicado e segredos

Tudo sobre o terceiro episódio de Obi-Wan Kenobi e a batalha do final do episódio.

Obi-Wan Kenobi episódio 3

O episódio 3 de Obi-Wan Kenobi terminou com um confronto dramático entre Darth Vader e Obi-Wan – com o Lorde das Trevas dos Sith deixando seu antigo mestre ir.

Continua após publicidade

Há um sentido em que Obi-Wan Kenobi é o homem mais procurado da galáxia. O velho Mestre Jedi saiu do esconderijo para ajudar a Princesa Leia Organa a escapar do Império, apenas para descobrir que ela era isca em uma armadilha. Assim, um dos inquisidores de Darth Vader, Reva, descobriu a conexão passada entre Obi-Wan e os Organas ao estudar os arquivos, e teve a ideia de sequestrar Leia para atraí-lo para o planeta Daiyu.

Obi-Wan Kenobi episódio 3
Imagem: Divulgação.

Escapando em Obi-Wan Kenobi

A jogada de Reva foi um sucesso, mas Obi-Wan e Leia conseguiram escapar de Daiyu mesmo assim. Então, eles roubaram a bordo de uma nave de carga automatizada, uma dirigida aos planetas de mineração da Orla Média; o Império foi inicialmente incapaz de identificar com precisão qual nave eles roubaram a bordo, mas eles foram capazes de enviar Droides de Sonda Imperiais para alvos em potencial.

Continua após publicidade

Leia também: Obi-Wan Kenobi explica 9 mistérios de Star Wars Episódio IV

Não demorou muito para Obi-Wan ser identificado no planeta Mapuzo, um mundo que ele reconhecia como pastagens férteis agora transformadas em um deserto árido. E, no entanto, mesmo aqui Obi-Wan encontrou esperança. Tudo isso, em uma rede secreta que transportava Jedi e sensitivos à Força para a segurança.

Ironicamente, é bem possível que isso tenha sido criado pelo próprio pai adotivo de Leia, Bail Organa.

Infelizmente, a presença de Obi-Wan em Mapuzo levou o Império a chegar ao mundo com força. E não demorou muito para que parte da rede fosse comprometida pelos Inquisidores de Darth Vader. Enquanto isso, em uma reviravolta chocante, o episódio 3 de Obi-Wan Kenobi viu o próprio Vader chegar ao planeta para liderar a busca por Obi-Wan – e o mundo estéril de Mapuzo se tornou o local do primeiro duelo da série entre Obi-Wan e Darth Vader.

Continua após publicidade
Obi-Wan Kenobi episódio 3
Imagem: Divulgação.

Por que Darth Vader é muito mais poderoso que Obi-Wan?

Obi-Wan logo percebe que ele é completamente superado por Darth Vader. Obi-Wan é um mestre de Soresu, a mais defensiva das sete formas de sabre de luz – e que requer uma conexão próxima com a Força. O Mestre Jedi não treina com seu sabre de luz há quase uma década, sua conexão com a Força está enfraquecida e Darth Vader imediatamente o coloca em desvantagem. O Lorde das Trevas dos Sith abre o duelo torturando inocentes, garantindo que Mapuzo ficasse envolto em dor e medo na Força – coisas que cortavam um Jedi da luz. O Shien mais agressivo de Darth Vader permite que ele bata em Obi-Wan; Vader aprendeu a colocar todo o peso de sua armadura por trás de seus golpes, e em vários pontos ele quase derruba o sabre de luz de Obi-Wan de sua mão.

Leia também: Elenco de Obi-Wan Kenobi, guia completo dos atores

O duelo de Darth Vader com Obi-Wan toma um rumo chocante em Obi-Wan Kenobi, pois o Lorde Sith usa telecinese contra seu antigo Mestre. Na verdade, é muito raro que as batalhas entre Jedi e Sith sejam resolvidas em tal demonstração de poder, com o antigo Universo Expandido explicando que os duelistas criam escudos da Força em torno de si. Por essa leitura, então, as ações de Darth Vader aqui são uma maneira de humilhar Obi-Wan, revelando que suas defesas não são nada contra o poder do lado sombrio que ele incorpora. Darth Vader então tortura Obi-Wan em vingança por Mustafar.

Obi-Wan Kenobi episódio 3
Imagem: Divulgação.

Por que Darth Vader deixou Obi-Wan ir?

Felizmente, Obi-Wan tem ajuda. Na verdade, porém, o episódio 3 de Obi-Wan Kenobi deixa bem claro que Darth Vader permite que seu alvo escape; o Lorde das Trevas dos Sith não tem nada a temer de um único atirador e algumas chamas. Darth Vader está claramente brincando com Obi-Wan, prolongando a perseguição para que seu inimigo sinta um gosto de esperança, apenas para tê-lo arrebatado novamente. Os Sith são encorajados a saciar sua raiva e ódio, e não há ninguém que Darth Vader odeie mais do que Obi-Wan.

Continua após publicidade

Também é possível que Darth Vader tenha intuído que ele tropeçou em algum tipo de rede; se este grupo está ajudando um Jedi, eles podem muito bem ter ajudado outro. O Imperador encarregou Darth Vader da responsabilidade de caçar todos os Jedi, e sua busca por Obi-Wan tem o potencial de expor toda essa rede e até descobrir outros Jedi. Haveria uma ironia distorcida se o retorno de Obi-Wan levasse à morte de mais Jedi, e Vader acharia essa ideia particularmente atraente.

Já sabemos quem vence o duelo real de Obi-Wan vs Vader

O primeiro encontro entre Darth Vader e Obi-Wan não correu bem para o Mestre Jedi. Mas a Lucasfilm já confirmou que haverá uma revanche; este é o primeiro de dois duelos que acontecerão na série de TV Obi-Wan Kenobi do Disney Pus. Com isso, Obi-Wan deve triunfar no segundo encontro, simplesmente porque quando eles se encontrarem novamente no primeiro filme de Star Wars, Darth Vader vai se gabar de que seus poderes aumentaram ainda mais, e ele é o mestre agora. Mas é provável que nem isso seja uma vitória direta para os Jedi; Obi-Wan provavelmente fingirá sua própria morte, simplesmente porque qualquer outra coisa deixaria Leia em perigo. O Império agora sabe que pode atraí-lo com Leia.

Obi-Wan Kenobi episódio 3
Imagem: Divulgação.

Como Reva encontrou Leia tão rapidamente (e o que acontece a seguir)

Isso acontecerá mais cedo ou mais tarde, porque o episódio 3 de Obi-Wan Kenobi termina com a jovem Leia nas mãos de Reva. O Inquisidor descobriu a rede e presumivelmente deduziu para onde a passagem secreta estava indo – ficando à frente da própria Leia. Isso significa que Leia mais uma vez se tornará isca em uma armadilha para Obi-Wan, mas desta vez a armadilha será ainda mais escura; se ele quiser recuperar Leia, ele precisará enfrentar Darth Vader e os próprios inquisidores.

Este é o momento de maior perigo para toda a galáxia. Os Inquisidores estão acostumados a procurar crianças fortes na Força, e é perfeitamente possível que Reva perceba o potencial de Leia. Pior ainda, Obi-Wan se lembrou da mãe de Leia, Padmé, quando olhou para ela, e Darth Vader poderia encontrá-la tão familiar. Obi-Wan precisará se levantar e resgatar Leia rapidamente, com o destino da galáxia em jogo.

Dessa forma, o episódio 3 de Obi-Wan Kenobi realmente cria um futuro dramático para o show.

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal. Especialista em SEO e construção de textos para internet, também atua como webwriter com foco em textos para o Google. Autor na internet desde 2011, passou pelos portais TeleSéries e Box de Séries. Fã de carteirinha de Friends, ER e One Tree Hill, é aficionado pelo mundo dos seriados. Também é fã de procedurais, sabendo tudo sobre o universo das séries Chicago, Grey's Anatomy, e séries de sucesso como La Casa de Papel e Lucifer. Também é fã da DC Comics, e acompanha produções inspiradas em personagens da editora, como Titans e até o mais recente produto da editora, Sweet Tooth.