“Olhos que Condenam”: série da Netflix é inspirada e famoso caso real; Confira

Nova série da Netflix é inspirado no famoso caso conhecido como “Central Park Five”

A Netflix estreia nesta sexta (31) a minissérie Olhos que Condenam (When They See Us), título que promete chamar atenção dos assinantes da plataforma. A trama é inspirada em um caso real de racismo, que ficou conhecida mundialmente como “Os Cinco do Central Park” (Central Park Five).

Continua após as recomendações

A série é produzida por Ava DuVernay, famosa por ter dirigido o filme Selma, indicado ao Oscar. Ela conta a história de cinco adolescentes negros do Harlem, que foram condenados por um estupro que não cometeram em 1989. Entretanto, depois de presos, eles começam uma luta para provar sua inocência.

Caso Real

Todos os cinco – Antron McCray, Kevin Richardson, Raymond Santana, Yusef Salaam e Kharey Wise – eram adolescentes na época em que foram presos. Bem como, em nenhum momento, nunca foram achadas provas que ligassem o crime aos garotos.

Continua após a publicidade

O principal indício apresentado contra eles eram confissões gravadas em vídeo de pessoas, que, segundo os simpatizantes dos cinco homens, teriam sido coagidas a fazê-las.

Na noite do ataque, em 19 de abril de 1989, dezenas de jovens vagavam pelo Central Park. Eles estavam ameaçando ciclistas e corredores em ataques aleatórios, conhecidos como “barbarização”. A vítima, era funcionária de um banco de investimentos, e foi abandonada em uma poça de sangue. Após acordar de um coma, alegou não ter memórias do episódio. Tal fato impossibilitou a identificação de suspeitos.

Entretanto, posteriormente, o verdadeiro autor do crime apareceu. Matias Reyes, de 31 anos, confessou ter estuprado quatro mulheres e matado uma delas. Após amostras de DNA, foi constatado que Reyes era o verdadeiro autor do crime. Assim, em 2002, os meninos acabaram inocentados e libertados.

Logo depois de libertos, os agora homens processaram a cidade de Nova Iorque em 250 mil dólares, pela atuação da polícia e da justiça que os levou à detenção. Em 2014 ficou decretado que eles receberiam 1 milhão de dólares por cada ano que ficaram presos. Entretanto, até hoje nenhum deles foi indenizado.

Confira o trailer:

 

Leia também: Bandidos na TV – Netflix lança série sobre apresentador brasileiro criminoso

 

Anderson Narciso

Anderson Narciso

Criador, editor e redator do site Mix de Séries, é apaixonado por séries desde sempre. Fã incondicional de One Tree Hill, ER, Friends, e não perde um episódio da Franquia Chicago.

No comments

Add yours