A opinião da crítica importa?

maquina01_large

Continua após publicidade

[spacer size = “20”]

Continua após a publicidade

Frente ao Critics Choice Awards, premiação voltada ao cinema e à TV e realizada por críticos especializados na área, uma velha questão surge aqui e ali: a opinião da crítica importa? Escrevendo sobre séries e filmes há um bom tempo, e muitos vezes criticando estas produções, já recebi vários tipos de mensagens e comentários. Os mais comuns: “esses críticos não gostam/entendem de nada”, “quem liga pra sua opinião?”, etc. Ainda temos o tipo de comentarista que critica seu texto mesmo que ele seja bom. Não importa que seja uma crítica bem feita ou embasada: se você falar mal de algo, você vira um “lixo” e um idiota. Hoje em dia, até elogiar alguma coisa rende xingamentos, pérolas de gente que perde seu tempo apenas para destilar ódio contra alguém que se dedicou a fazer um texto minimamente relevante.

Continua após publicidade

Não que os críticos ou colunistas estejam livres de defeitos ou não mereçam um puxão de orelha. Sabemos muito bem que diversos “críticos” em veículos conhecidos limitam-se a textos fracos, de escrita duvidosa e cunho crítico sem qualquer tipo de fundamentação. Temos também os críticos que falam mal de algo apenas para angariar views e aqueles que elogiam apenas para agradar uma parcela do público ou da indústria. Assim como há inúmeros tipos de público, temos diversos tipos de críticos. De todo modo, a opinião da crítica importa, embora muitos achem que não. E quando falo da crítica, me refiro aos especialistas e profissionais que vivem disso. Embora eu escreva sobre cinema e televisão, não sou crítico profissional. O alcance e a relevância da minha opinião não se compara a de vários outros críticos de canais semelhantes ou maiores que o nosso.

De qualquer forma, toda opinião crítica merece respeito, principalmente aquela que busca entregar algo novo e relevante ao público. O bom crítico não deve se limitar a dizer se algo é bom ou ruim, ou que merece ou não ser visto. É possível fazer uma resenha curta sobre o episódio de uma série, por exemplo, e ser relevante, trazendo pontos positivos e negativos e comparando o capítulo com o resto da temporada. É importante que se faça um estudo, breve ou profundo, sobre a obra em questão. Limitar-se à brevidade do “é bom” ou “vale a pena” não é papel do crítico. Ele não deve dizer o que você deve ou não assistir. Diversos profissionais da área afirmam que devemos assistir tudo, as coisas boas e ruins, pois até as péssimas têm ensinamentos importantes.

Continua após publicidade

Assim, a crítica deve conter o máximo de elementos que municiem o público. O texto deve trazer o máximo de pontos positivos e negativos sobre o objeto de análise, informações embasadas que, no fim, ajudarão o leitor em sua escolhas e até mesmo interpretações com relação ao conteúdo comentado. É claro que, vez ou outra, o crítico acaba se rendendo aos impulsos e insiste que algo deve ser assistido, o importante, contudo, é que mais informações sejam trabalhadas. Com isso, o papel da crítica cresce em importância. Ninguém está dizendo que o crítico sabe mais que o leitor ou que a opinião do escritor é mais importante; o que deve ficar claro é que a opinião dos críticos merece ser ouvida e ela pode ser relevante e ajudar o leitor. A crítica não irá abafar outras opiniões, apenas irá acrescentar novos elementos ao debate.

Particularmente, o melhor sentimento para o crítico não é o fato de influenciar alguém ou moldar uma opinião. A melhor coisa é saber que algo novo foi cedido ao público. A melhor coisa é quando o leitor percebe algo que não havia notado anteriormente. Por várias vezes fiquei sabendo de algo novo em algum filme depois de um crítico mostrar certos detalhes, enriquecendo, com isso, minha experiência. Assim, fique aberto às opiniões da crítica. Caso você discorde e queira debater sobre isso, faça educadamente. Se não, apenas esqueça. Se você não sabe ou não quer ouvir a opinião do crítico, ele também não quer saber a sua.

Continua após a publicidade
O MIX DE SÉRIES atingiu 10 milhões de visitas mensais e vamos ensinar tudo que aprendemos nessa caminhada! Aumente o tráfego do seu site com técnicas avançadas de SEO.
Faça seu pré-cadastro aqui!

Assim, leve a opinião da crítica em consideração. Ela não está sempre certa, mas está ali pra ajudar. Muitas vezes ela erra e não entende o próprio papel (quando os críticos se movem como uma massa de manobra unilateral), outras tantas ela é indefensável (como eles amaram isso? Como eles odiaram aquilo?), mas no final, ela merece um pedacinho do seu tempo.