Orange Is The New Black – 5×09 – The Tightening

Imagem: Netflix/Reprodução
Imagem: Netflix/Reprodução

[spacer height=”20px”]

Continua após publicidade

“Nós temos uma vida de arrependimento para nos fazer companhia.”

Piscatella não é um guarda de moral extremista, deturpada e preconceituosa. Aliás, não é só. Desi Piscatella é um sádico e tal qual os sádicos, psicopatas, assassinos e criaturas das trevas que assombram e atormentam suas vítimas nos filmes de terror, ele o fez com parta das detentas de Licthfield. Tudo muito bem calculado, pois não escolheu pela aleatoriedade. Ele foi na certeza de que atrairia sua arqui-inimiga, Galina Reznikov. E que nervoso que ele conseguiu andar sorrateiro pela penitenciária. Como é que ninguém viu um brutamonte daqueles andando por lá?! Como?!

Continua após a publicidade

O clima de filme de terror percorreu todo o episódio, não somente pela figura do vilão, também por ter incorporado recursos narrativos e estéticos típicos do gênero. A câmera subjetiva, trêmula, na perspectiva do predador que observa suas próximas vítimas é um desses recursos que trouxe a ambiência do gênero. Essa câmera era intercalada com os planos fixos e distantes executados pelos corredores de Litchfield, pelos quais acompanhávamos as detentas que se arriscavam a “passear” por eles. Adicionem-se a isso a trilha sonora e uma leve alteração fotográfica, deixando uma penumbra pairar. Além, é claro, das referências a clássicos, como “O Iluminado” e  a franquia “Pânico”.

Continua após publicidade

Entrecortando o clima de terror, não à toa, tivemos um novo flashback de Red, dessa vez indo muito além de sua vida nos EUA, nos apresentando sua juventude, dos tempos em que era uma operária na URSS e namorava um cara quadradão. Descobrimos as aventuras da jovem Galina que se apaixonou por um Jimmy Page russo e curtia atividades clandestinas e perigosas desde nova, que frequentava lugares onde a dualidade entre URSS e EUA eram acentuadas pelas ilusões ocidentais. E como eu gostei de conhecer essa Red jovem, firme e forte desde sempre. Diante do desaparecimento da amiga, quando ela enfrenta o namorado e joga na cara dele toda a fraude ideológica que é, aquilo foi de uma força considerando que ela é uma mulher inserida em dois ambientes repressores. Várias das atitudes da Red que conhecemos em Litchfield se explicam pela Red jovem. Ela carrega uma dureza em si que não veio dos anos na prisão, não só. Red é e sempre foi capaz de tudo pelo que acredita e por quem ama. Vejam que não estou romantizando a personagem, mas para mim ficou mais claro entendê-la e defendê-la.

Imagem: Netflix/Reprodução

Ligado a esse sentimento protetor de Red, duas mães faziam de tudo pela cria. Enquanto Aleida se estrebuchava do lado de fora da prisão para tentar proteger Daya, Mendoza recorria ao que podia para tentar ver seu filho. E o quão escroto Pearson é. Ele consegue ser a síntese de todo o descaso desferido contra as detentas, de tudo o que representa uma sociedade mergulhada em seus próprios interesses e na busca pelo lucro máximo e a todo custo. Há ainda, naquele rápido telefonema, uma intenção de se valer da fragilidade da posição de Gloria, fazendo-a agir contra sua própria moral.

Continua após publicidade

E na luta para conseguirem terem atendidas suas demandas, numa interessante virada, Taystee e Janae foram em busca de Mr. C, pois só ele para conseguir ajudá-las nessa batalha que viraram as negociações com Figueroa – outra representante dos interesses dos manda-chuvas e daquele patético, não menos hiper-realista, governador. Caputo falhou e falhou muito, mas nós o vimos tentando lutar por um programa educacional justo, que de fato qualificasse as meninas. Essa briga vai continuar boa e eu  não consigo parar de admirar com os diálogos e com a postura de Taystee.

Uma coisa me preocupa e eu venho falando isso há algumas reviews. Se sob uma precária tutela, Lorna e Suzanne já se encontravam diante de situações frágeis, agora sob nenhum controle, temo por elas. Principalmente Suzanne  que precisa se sentir segura e protegida. O mesmo vale para o total estado de desorientação comportamental em que se encontram Leanne e Angie. Eu defendo a rebelião e acho suas demandas extremamente legítimas, mas há um lado frágil nela que está passando batido por elas mesmas.

Continua após a publicidade
O MIX DE SÉRIES atingiu 10 milhões de visitas mensais e vamos ensinar tudo que aprendemos nessa caminhada! Aumente o tráfego do seu site com técnicas avançadas de SEO.
Faça seu pré-cadastro aqui!

P.S.: Repararam nos rostinhos conhecidos no público do lado de fora da penitenciária?

P.S. 2: Com Flored em situações mais preocupantes, o alívio cômico ficou por conta de Flaritza.

P.S. 3: Como amei Flores enfrentando Piscatella!