Origem | Final da 3ª temporada confirma teoria dos números e garrafas da árvore

Final da 3ª temporada de Origem confirma teoria dos números e garrafas da árvore-garrafa. Texto com spoilers da série.

origem teoria garrafa 3 temporada
Imagem: Divulgação.

O episódio final da 3ª temporada de Origem (From), intitulado “Revelations: Chapter Two”, trouxe à tona uma revelação que abalou os alicerces da série. Mas que, ao mesmo tempo, confirmou uma das teorias mais debatidas pelos fãs. Sim, os números encontrados dentro das garrafas penduradas nas árvores são notas musicais que compõem uma canção de ninar.

Essa descoberta, além de surpreendente, revelou verdades trágicas sobre os mistérios da cidade e os personagens principais, deixando portas abertas para novos desdobramentos na próxima temporada.

A revelação dos números como notas musicais

origem teoria garrafa 3 temporada
Imagem: Divulgação.

Desde a primeira temporada, as árvores-garrafa intrigaram os espectadores com sua aura misteriosa. A primeira aparição delas aconteceu quando Boyd Stevens (Harold Perrineau) e Sara Myers (Avery Konrad) encontraram uma no meio da floresta. Mais tarde, outra dessas árvores é revelada como uma das chamadas “árvores distantes”, e Tabitha Matthews (Catalina Sandino Moreno) até usa uma delas para alcançar o farol.

PUBLICIDADE

Ao longo da série, os números presentes nas garrafas alimentaram inúmeras teorias. Entre elas, a ideia de que representavam endereços ou datas de quando os moradores foram presos na cidade. No entanto, no episódio final da terceira temporada, Jade Herrera (David Alpay), após analisar os números, percebe que eles correspondem às doze notas de uma escala musical.

Jade, ao desvendar a melodia com base na sequência de números, descobre que a música é uma antiga canção de ninar. E isso é algo que ele já conhecia. Jim Matthews (Eion Bailey), no entanto, desconfia dessa “memória repentina” de Jade e acredita que a cidade pode estar manipulando-o. Especialmente considerando o histórico perigoso da música na série, como evidenciado pelo “Monstro da Caixa de Música”.

Uma conexão devastadora com o passado em Origem

Imagem: Divulgação.

Tabitha sugere que a canção seja tocada em uma das árvores-garrafa, o que leva Jade a tocar a melodia em um violino. Essa ação convoca as misteriosas crianças “Anghkooey”, que só podem ser vistas por Tabitha e Jade. Ao tocar a música, eles descobrem que “Anghkooey” significa “lembrar” e que tanto os números quanto as crianças têm como objetivo fazê-los recuperar suas verdadeiras identidades e sua ligação com a origem da cidade.

A revelação mais chocante vem à tona quando Tabitha e Jade se lembram de que, em vidas passadas, costumavam cantar essa canção de ninar para as crianças — incluindo sua própria filha. Essas crianças, que agora assombram a cidade, foram sacrificadas pelos adultos em busca de imortalidade, o que levou à criação dos monstros que aterrorizam os moradores. Essa revelação conecta Tabitha e Jade diretamente ao passado sombrio da cidade, onde falharam repetidamente em salvar as crianças, incluindo sua própria filha.

Tabitha e Victor: uma ligação inesperada

Outro ponto surpreendente do episódio é a revelação de que Miranda, uma versão passada de Tabitha, é a mãe de Victor Kavanaugh (Scott McCord). Essa conexão dá um novo significado à relação de Victor com a cidade e aos esforços repetidos de Tabitha para proteger os outros.

O episódio final, dessa forma, deixa Tabitha e Jade devastados pelas descobertas, mas também os posiciona como peças-chave para salvar as crianças na próxima temporada. Agora, com suas memórias restauradas e o conhecimento sobre a trágica origem dos monstros, os personagens têm a chance de quebrar o ciclo de sacrifícios e tragédias que define a cidade.

O que esperar da 4ª temporada de Origem

Com a confirmação dessa teoria, portanto, Origem entrega um desfecho impactante para sua terceira temporada. Tudo isso, ao mesmo tempo em que abre espaço para novos mistérios e resoluções. A revelação da conexão entre a música, os números e as crianças aprofunda a mitologia da série. E, igualmente, também coloca os protagonistas em um novo caminho de redenção e resistência contra a cidade.

Enquanto os fãs aguardam pela 4ª temporada, o desafio de Tabitha e Jade será honrar a promessa implícita na música e finalmente encontrar uma maneira de salvar as crianças. E, talvez, a si mesmos.

Sobre o autor

Anderson Narciso

Editor-chefe

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal que está no ar desde 2014. Autor na internet desde 2011, passou pelos portais Tele Séries e Box de Séries, antes de criar o Mix. Formado em História pela UFJF e Mestre em História da Saúde pela Fiocruz/RJ, Anderson Narciso se aventurou no mundo da criação de conteúdo para Internet há 15 anos, onde passou a estudar sobre Google, SEO e outras técnicas de produção para web. É também certificado em Gestão Completa de Redes Sociais pela E-Dialog Comunicação Digital, além de estudar a prática de Growth Hack desde 2018, em que é certificado. Com o crescimento do site, e sua parceria com o portal UOL, passou a atuar na cobertura jornalística, realizando entrevistas nacionais e internacionais, cobertura de eventos para as redes sociais do Mix de Séries, entre outros. Atua como repórter no Rio de Janeiro e São Paulo, e pelo Mix já cobriu eventos como CCXP, Rock in Rio, além de ser convidados para coberturas e entrevistas presenciais nos Estúdios Globo, Netflix, Prime Vídeo, entre outros. No Mix de Séries, com experiência de dez anos, se especializou no nicho de séries e filmes. Hoje, como editor chefe, é o responsável por eleger as pautas diárias do portal, escolhendo os temas mais relevantes que ganham destaque tanto nas notícias quanto nas matérias especiais e críticas. Também atua como mediador entre a equipe, que está espalhada por todo o Brasil. Atuante no portal Mix de Séries diariamente, também atende trabalhos solicitados envolvendo crescimento de redes sociais, produção de textos para internet e web writing voltado para todos os nichos.